Há vagas de trabalho para pessoas com autismo?

Ultrapassando os sistemas de cotas ou projetos sociais, os autistas têm ganhado merecido espaço no mercado de trabalho. Conheça empresas que se preocupam com essa causa.

Há vagas de trabalho para pessoas com autismo?
Saiba mais sobre essa condição e projetos de integração no mercado de trabalho

Segundo cálculos do Centers for Disease Control and Prevention (CDC), uma em cada 68 crianças no mundo são diagnosticadas com algum tipo de autismo – números relativamente altos -, mas apenas 20% dos adultos autistas se encontram ativos no mercado de trabalho, de acordo com dados da ONU.

Apesar dos números alarmantes, cresce o número de empresas interessadas na contratação de profissionais autistas, principalmente no setor de tecnologia. Para tais cargos, indivíduos com alguns cuidados e limitações especiais não estão incluídos em sistemas de cotas nem sequer em vagas abertas para o cumprimento de projetos sociais; muitas características presentes nos autistas representam, na realidade, vantagens competitivas às empresas.

Empresas que investem na contratação de funcionários com autismo

O autismo, também conhecido como transtorno do espectro autista (TEA), consiste, de acordo a Associação de Amigos do Autista, em uma série de “aspectos que indicam déficits na comunicação e interação social, além de comportamentos repetitivos e áreas restritas de interesse”. Porém, tal condição pode ser classificada em diversos níveis de intensidade, além de variações que se manifestam em um número menor de características.

Veja oportunidades de emprego em todo o país e receba vagas no seu email

Em geral, indivíduos que lidam com o autismo são extremamente sensíveis a algumas ações externas, como claridade, sons, cheiros, toques e demais sensações; tornando-os muito mais suscetíveis a instabilidades, manifestando percepções que vão além do comum. Outros perfis, por sua vez, apresentam uma facilidade muito grande para as áreas de conhecimento como matemática, tecnologia, música ou dons artísticos, uma vez que possuem capacidades desenvolvidas para concentração, para seguir regras, reconhecer padrões e ainda manifestam interesse por tarefas metódicas.

Diante dessa variação, fica muito claro que não é possível generalizar nem restringir o acesso do autista ao mercado de trabalho, inclusive nos casos onde o indivíduo possui a Síndrome de Asperguer. Neste perfil, quem a possui não apresenta quaisquer deficiências intelectuais ou atrasos na linguagem, manifestando-se apenas com uma interação social contida e peculiar. Outros casos mais brandos ou mesmo extremos onde destacam-se aptidões podem sim ser aproveitados, aperfeiçoados e amadurecidos dentro das empresas.

Empresas que contratam autistas

Entre as empresas que se destacam na contratação de autistas podemos citar a SAP, uma multinacional desenvolvedora de softwares que deu início em 2013 no projeto “Autism at Work”, estipulando a meta de 1% de toda sua força de trabalho composta por autistas até o ano de 2020. Em 2015, a SAP Brasil também deu início ao projeto, começando também a contratar profissionais com o transtorno; os mesmos ganham companheiros ao entrar na empresa, para auxiliar na adaptação e entendimento das regras.

Além das oportunidades oferecidas pela SAP, existem empresas sociais como a Specialisterne Brasil, que busca valorizar e integrar os indivíduos portadores de autismo no mercado de trabalho. Com foco em empresas do ramo tecnológico, a iniciativa encaminha profissionais a grandes multinacionais como Microsoft, HP e Freddie Mac, treinando e inserindo talentos potenciais em carreiras promissoras.

Também é possível acompanhar oportunidades para autistas abertas no LinkedIn e no site Autismo e Vida

Foto: commonhealth.wbur.org

Mês da Educação à Distância. Turbine a sua carreira com um curso online!

Veja também: 

Gostou? Compartilhe!
Heloísa von Ah Heloísa von Ah

Formada em Comunicação em Computação Gráfica e Design de Games, é apaixonada pela profissão que exerce. Uma aficionada por tecnologia, gatos e cinema underground.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar