Vagas para aposentados: mais de 1/3 continuam trabalhando

A renda insuficiente é apontada como principal motivo para existem vagas para aposentados e para esse público seguir atuando no mercado de trabalho. 

Vagas para aposentados: mais de 1/3 continuam trabalhando
Pesquisa entrevistou 619 pessoas nas 27 capitais do país

A aposentadoria não é o ponto final na carreira de um profissional – ou pelo menos é isso que indica a pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), divulgada na última quarta-feira, 21 de setembro. As vagas para aposentados, ao que tudo indica, seguem crescendo, já que um terço deles continua trabalhando mesmo após a aposentadoria.

O aumento da expectativa de vida, aliado a dificuldades econômicas e necessidade de se manter no mercado para sustentar a família são alguns dos motivos apontados para a continuidade dessa parcela da população no mercado de trabalho.

Há vagas para aposentados!

A pesquisa conversou com 619 pessoas acima dos 60 anos e nas 27 capitais brasileiras.

A proporção de aposentados que ainda trabalham após a aposentadoria é de 33,9%, sendo que entre aqueles entre 60 70 anos o percentual dos que trabalham sobre para 42,3%.

A renda insuficiente foi apontada como motivo para continuar no mercado após a aposentadoria por 46,9% dos entrevistados. Em seguida vem Ocupar a mente, algo que muitos sentem falta após encerrar as atividades profissionais, representado por 23,2%, Sentir-se produtivo para a sociedade para 18,7% e Ajudar a família para 9,1%.

Existem vagas para aposentados, sendo que a maioria dos que trabalham após cumprir seu tempo é formada por profissionais autônomos – 17% -, sendo que 10% fazem bicos, 2,1% são profissionais liberais 1,7% são funcionários de empresas privadas.

Entre os entrevistados, 74,6% afirmam que a aposentadoria e recebimento da pensão são as principais fontes de renda, e para 23,4% dos aposentados a renda atual não é suficiente para atender a todas as necessidades.

Nove em cada 10 idosos contribuem para o sustento da casa e em 59,7% dos casos eles são responsáveis pela renda familiar.

Planejamento

Para não precisar procurar vagas para aposentados após pendurar as chuteiras é essencial se planejar ao longo da vida. Muitos idosos sentem necessidade de trabalhar por não terem tomado precauções anteriores, segundo o estudo, sendo que 35,1% das pessoas acima de 60 anos chegaram a essa idade sem terem se preparado para essa fase.

A saúde costuma demandar mais atenção após a terceira idade, assim como a necessidade de cuidados específicos e até mesmo o investimento em um plano particular. Por isso o planejamento é essencial para suprir essa necessidade sem ser necessário voltar à mesa de trabalho.

As principais ações apontadas pelos aposentados que tomaram cuidados ao longo da vida são contribuição compulsória à Previdência Social por meio da empresa (40,8%) , pagamento do carnê do INSS por conta própria (17,4%) e investimentos na poupança (4,4%), além de investimentos em imóveis e aportes em previdência privada.

Fique atento, portanto, para não precisar procurar por vagas para aposentados. Cerca de 28,3% dos entrevistados relatam sentimentos negativos sobre trabalhar após a aposentadoria. Entre eles, 9,3% sentem indignação e 8,1% reclamam de cansaço.

Ganhe um tablet para estudar inglês online! Oferta limitada

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar