Estacionar em vagas descobertas: os riscos e como prevenir danos

Nem sempre dá para parar o carro em vagas com cobertura, certo? Saiba quais os prejuízos você pode ter ao parar seu carro em vagas descobertas.

Estacionar em vagas descobertas: os riscos e como prevenir danos
Conheça os estragos que seu carro pode ter parando em vagas descobertas

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Todo mundo sabe que deixar o carro em vagas descobertas, exposto ao tempo, prejudica o veículo. Mas hoje em dia é difícil ter moradias com vagas cobertas para muitos carros – a não ser que você possa pagar por esse luxo – e estacionar na rua com esse tipo de vaga é quase um privilégio. Mas você sabe o tamanho do prejuízo para o seu carro? Mostramos para você quais são os problemas que seu veículo pode apresentar por estar exposto ao tempo e formas de escapar do prejuízo.

 

Quais são os danos?

Os estragos causados pelo solvagasdescobertas


Em um país tropical e quente como o nosso, em que o sol reina na maior parte do ano, deixar o carro exposto à radiação diariamente pode acarretar danos à pintura, provocando ressecamento do verniz e microrrachaduras, deixando o veículo com aparência envelhecida, desgastada muito antes do tempo. E o calor em excesso não danifica apenas a pintura. As partes plásticas também ficam ressecadas e, nos casos extremos, o painel chega a rachar.  Os tecidos que revestem os bancos também sofrem,  ficam com aparência de queimado, desbotado.


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Amassado pelo granizo vagasdescobertas


Se na sua cidade a ocorrência de granizo é comum, o seu carro sofre sério risco de ficar com a carroceria toda marcada pelas pedrinhas de gelo. Mesmo as menores causam danos à lataria e o conserto com martelinho de ouro não é nada barato.


Estrago da chuva ácida

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Se você mora nas grandes cidades que têm má qualidade do ar, é provável que haja de vez em quando a ocorrência da chuva ácida.  Essa chuva, carregada de poluição, traz ingredientes que ajudam a danificar a pintura, comprometendo seu brilho e proporcionando condições para que surjam vários pontos de ferrugem.

 

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Exposição à poeira

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Ficando exposto ao tempo, seu carro vai empoeirar e muito. A poeira excessiva também é um vilão que deteriora a pintura e as borrachas do seu automóvel. Aquele que fica constantemente empoeirado está mais sujeito a arranhões.Portanto, nesses casos o ideal é lavar o carro periodicamente, evitando que a poeira se acumule.


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4 Fezes de pássaros

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Os pássaros parecem ter predileção em fazer suas necessidades em cima dos carros. As fezes trazem uma substância corrosiva que detona o verniz e a pintura do carro, por isso deve ser removido o mais rápido possível. Se você esqueceu de limpar e deixou secar, jogue água em abundância para amolecer as fezes e depois remova com cuidado, e aplique cera.


Perigo das árvores
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Se você gosta de deixar o seu carro embaixo de árvores para evitar que ele fique demasiado quente e você consiga entrar logo que voltar, saiba que é uma faca de dois gumes. É bom pois protege a pintura do sol e o carro do calor. Mas ao mesmo tempo, corre outros riscos como o desabamento de galhos ou mesmo da árvore toda durante um temporal. Algumas ainda liberam substâncias que impregnam na pintura e são difíceis de tirar; além disso, lembramos que as árvores são as casas de muitos pássaros e retornamos ao problema das fezes dos animais.


Bateu e fugiu

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Se você para em vaga descoberta em local público na rua, corre ainda o risco de um motorista “barbeiro” bater em seu carro e fugir para não ter que pagar o conserto. Infelizmente esses casos são comuns, e chegar e ver o carro estragado após deixá-lo em perfeito estado e ter que pagar pelo prejuízo sozinho é algo bem estressante


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Como minimizar os danos causados à exposição do tempo

Capa protetora  

Recurso conhecido por muitos motoristas que precisam deixar o carro exposta ao tempo, as capas podem ser aliados da preservação do seu carro. Elas podem ser encontradas em lojas que vendem peças e acessórios para carro e são fáceis do colocar e tirar. Mas é preciso atenção para que ela não se torne a vilã das manchas:
 

  • As capas que ficam por muito tempo em cima do carro e são de menor qualidade podem deixar manchas irreversíveis na pintura. O ideal é comprar capas de qualidade, de polietileno especial texturizado com forração total, inclusive nas laterais.
 
  • Compre capas que, de preferência, tenham um cabo de aço preso por um pequeno cadeado, o que acaba evitando que alguém roube a capa durante a noite ou que um vento forte possa retirar a capa do carro.
 
  • Uma outra dica é que alguns modelos de capas são vendidos como uma espécie de balão inflável, que fica instalado entre a capa e a capota do carro, o que facilita a ventilação, muito útil especialmente para as pessoas que acabam colocando a capa no carro ainda quente.
 
  • O carro parado na rua com capa por vezes chama a atenção de curiosos que querem ver o que tem por baixo. E infelizmente costumam olhar e deixar a capa mal colocada depois.
 
  • Evite sempre também colocar a capa no carro se ela estiver com a parte interna molhada ou úmida.


Apesar dos poréns, um carro coberto com uma boa capa pode ajudar a preservar o seu carro por muito mais tempo.

 

Recursos de aplicação

Existem diversos produtos que podem ser aplicados na lataria e nas partes plásticas do carro que ajudam na sua preservação.  Se o seu carro fica em vaga descoberta, é uma boa dica utilizar pelo menos um desses recursos de proteção.

 

  • Enceramento: simples aplicação de cera para dar brilho e proteger a lataria, pode ser feito em casa.
 
  • Polimento: usa-se cera mais abrasiva e uma politriz para espalhá-la. Serve só para recuperar o brilho e deve ser realizado em pinturas desgastadas ou com pequenos riscos.
 
  • Espelhamento: nome dado pela 3M a um processo parecido com o polimento, que tem efeito reparador e pode ser feito, no máximo, uma vez a cada dois anos.
 
  • Cristalização: utiliza uma resina especial para proteger contra as intempéries e mantém seu efeito brilhante por cerca de seis meses.
 
  • Vitrificação: forma avançada de cristalização, dura até três anos.
 
  • Hidratação do plástico interno: existem produtos específicos para se passar nas partes plásticas internas do seu carro prevenindo que elas ressequem e rachem. Se você não puder pagar pelo produto específico, um hidrante de pele comum também ajuda a proteger.
 
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Ana Luiza Fernandes Ana Luiza Fernandes

Ana Luiza Fernandes é brasileira, natural de Minas Gerais, formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo e hoje cursa Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Porto, Portugal. Possui trabalhos na área de Jornalismo Cultural, Fotografia, Documentário e Assessoria de Imprensa e é apaixonada pela profissão desde criança.

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