5 formas de usar o smartphone para aumentar sua produtividade

O smartphone é uma ferramenta poderosa - desde que você faça o melhor uso dele. Ele pode ser desde fonte de distração até meio para aumentar a performance. Saiba mais.

5 formas de usar o smartphone para aumentar sua produtividade
Saiba como manter o foco e melhorar sua perfomance

“Hoje vou chegar em casa e colocar minhas coisas em dia”. Mas antes, uma checada rápida no Facebook. Aproveita que está com o celular na mão e passa pelo Instagram. Curte algumas fotos, quando chegam as notificações do grupo do WhatsApp. Bate papo com os colegas, ri das piadas e volta pro Facebook. Quando você dá por si já está nessa há mais de uma hora e percebe que não fez nada do que planejou.

Pareceu familiar? Pois é, estamos tão acostumados a usar o smartphone de forma mecânica que todas as outras atividades ficam prejudicadas. Mas tem como virar esse jogo e tornar a rotina mais produtiva com algumas mudanças de hábito. Saiba como.

Use o smartphone a favor da produtividade

Os smartphones permitem que a produtividade seja ainda maior, desde que o usuário faça um bom uso do aparelho. A dica é enxerga-lo como uma extensão que torna a vida mais fácil e prática ao invés de apenas mais um aparelho para jogar e falar com os amigos.

1. Trabalhe em qualquer lugar

Graças ao armazenamento na nuvem e versões do pacote Office e Adobe para smartphone é possível trabalhar em qualquer lugar e a qualquer hora. O Google Drive também oferece um bom conjunto de ferramentas de edição e criação de documentos.

Dessa forma, o usuário não fica na dependência do computador ou da internet móvel e o smartphone se torna mais uma ferramenta de trabalho a ser explorada.

2. Carregue menos coisas na bolsa

Usar o bloco de notas para escrever uma lista de compras, anotar ideias e fazer observações acerca de algo que leu é uma forma de tornar o aparelho mais útil no dia a dia. A versão moderna do caderninho de anotações permite que o usuário crie documentos de forma ordenada e sem precisar carregar peso extra. 

O internet banking também é uma forma de aumentar a produtividade, já que dá para economizar muito tempo sem precisar ir ao banco. A maioria dos bancos disponibiliza suas versões para smarthphone, onde é possível realizar transferências e pagamentos e conferir o saldo.

Produtividade

3. Planeje seu dia

Graças ao calendário é possível organizar as atividades do dia de acordo com hora e local. A rotina registrada permite que o usuário visualize o que precisa fazer e evite esquecimentos e atrasos – e também as horas perdidas jogando no celular e passando pelo feed do Facebook.

Os apps de GPS também indicam a melhor rota e em quanto tempo o usuário chegará ao seu destino, facilitando a organização diária.

4. Baixe aplicativos para produtividade

Quem tem dificuldades para se organizar ou não consegue manter o foco pode baixar alguns aplicativos especialmente desenvolvidos para aumentar a performance no dia a dia.

O Evernote permite que o usuário organize notas, documentos, fotos, artigos da web e checklist, além de manter suas tarefas e projetos ordenados. O Google Keep funciona como um gerenciador de tarefas e armazena notas e lembretes do dia a dia, que podem, inclusive, ser compartilhados com outras pessoas.

Já o Pocket é para aqueles que querem se manter informados e não tem tempo de acompanhar o noticiário. Nele é possível salvar artigos, vídeos e links de materiais online para ler mesmo sem acesso à internet.

5. Oculte os jogos e distrações

Organizar o gadget de forma que todos os ícones que sirvam de distração fiquem nas últimas telas ajuda a manter o foco. Disponha na tela inicial os ícones de aplicativos que sirvam para seu dia a dia e para facilitar suas atividades, como os que citamos no item 4, o calendário, o despertador e e-mail. Dessa forma você fica menos tentado a perder algumas horas jogando ou batendo papo.

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar