Como usar o Google Maps sem internet

Finalmente, o medo de errar o trajeto num Google Maps sem internet pode ser esquecido. Conheça a nova atualização da Google que permite salvar mapas off-line.

Como usar o Google Maps sem internet
Nova atualização permite usar o Google Maps sem internet

CARTÃO DE CRÉDITO SEM ANUIDADEsaiba como ter o seu

Finalmente, o medo de errar o trajeto num Google Maps sem internet pode ser esquecido. Nesta última terça-feira, dia 10, a Google lançou uma função aguardadíssima pelos usuários de Android. Nela, será permitido baixar mapas e traçar rotas sem a necessidade de acesso à internet. A atualização estará disponível na Play Store a partir de 17 de novembro deste ano. 

Nesta primeira atualização, a versão 9.17, apenas a navegação para carros estará disponível. Assim, o usuário poderá descarregar as informações que necessita sobre a região - num raio de 50 km² - toda de uma só vez ao ter acesso a uma conexão Wi-Fi. 

Quais as novidades do Google Maps sem internet?

Atualmente, o aplicativo já dispõe de mapas offline, porém, permitindo salvar apenas um trajeto e sem a possibilidade de recalculo de rota. A novidade da atualização é trazer “Áreas Offline”, que mantém o recurso de antes, mas permite que você salve o mapa de toda a região que pretende navegar para ser usada quando não estiver conectado. 

FIQUE POR DENTRO
Cadastre-se para receber todas as novidades e informações publicadas na página do E-konomista. É gratuito!

Além do trajeto, também será possível fazer buscas por estabelecimentos comerciais e demais locais. Porém, para não sobrecarregar o aparelho com conteúdo, apenas informações básicas sobre eles, como telefones e classificações, estarão disponíveis. A orientação pelo guia de voz continuará ativa na versão offline.

Num primeiro momento, a navegação vai acontecer somente para carros e a versão para iPhone também será disponibilizada, porém, sem data marcada.

Veja também: Como criar aplicativos para Android

Como usar o Google Maps sem internet?

Assim que a nova versão já estiver disponível na sua Play Store, baixe-a em seu aparelho e pesquise o endereço que deseja ir, deslizando o dedo, em seguida, de baixo para cima.

Depois, delimite a área do mapa que deseja salvar e inicie o download. Devido ao tamanho dos arquivos, é altamente recomendável que o usuário esteja em uma rede Wi-Fi para baixar o mapa.

Enquanto a nova versão não está disponível, saiba como salvar um trajeto no Google Maps sem internet (lembrando que nesta modalidade, não é possível recalcular a rota): 

  • Abra o app do Google Maps
  • Pesquise o local que deseja ir
  • Na parte inferior, toque na barra com o nome do local que pesquisou
  • No canto superior direito, toque no menu com três pontinhos
  • Selecione Salvar mapa off-line para salvar a área selecionada do mapa

Proteja o seu smarthpone: As melhores dicas de antivírus para Android e iOS

Qual o espaço que irá ocupar?

O tamanho médio ocupado pelos mapas fica em torno de 400MB, porém, em grandes centros urbanos, onde existem muitas rotas e estabelecimentos comerciais, o armazenamento pode chegar a 1GB. 

Os dados do mapa ficarão armazenados por 30 dias na memória cache e apagados posteriormente. Mesmo assim, é importante estar sempre verificando o espaço livre em cartão e na memória interna para que o aplicativo não comprometa o desempenho do aparelho.

Cadastre-se grátis e concorra a vários prêmios!


Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Heloísa von Ah Heloísa von Ah

Formada em Comunicação em Computação Gráfica e Design de Games, é apaixonada pela profissão que exerce. Uma aficionada por tecnologia, gatos e cinema underground.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar