Stream: como rodar aplicativos no Android sem precisar instalar

Já baixou um aplicativo e ao usá-lo percebeu que ele não era como você imaginava? O Google quer acabar com isso possibilitando que o usuário utilize apps por streaming.

Stream: como rodar aplicativos no Android sem precisar instalar
Conheça a nova funcionalidade do Google: usar aplicativos sem instalação

ECONOMIZE NOS SERVIÇOS DA SUA CONTA BANCÁRIA saiba como

Já pensou se você pudesse utilizar um aplicativo sem precisar fazer o download dele para o seu celular? O Google já pensou nisso, e anunciou na última semana o início do streaming de aplicativos em celulares Android. Com o Stream, os usuários poderão experimentar as funções de uma aplicativo antes de baixá-lo para o seu dispositivo móvel.

Como funciona o Stream

O Stream funcionará da seguinte maneira: o usuário vai à barra de busca do Google e digita o nome do aplicativo que deseja conhecer. A página irá exibir os conteúdos compatíveis e alguns deles virão com a funcionalidade “stream”. Basta que o usuário clique em stream para abrir o aplicativo sem qualquer instalação e ver como ele funciona, inclusive realizar ações dentro dele, como por exemplo, reservar um hotel num aplicativo deste gênero.

Para que aplicativo corra bem em stream é preciso estar ligado a uma conexão Wi-Fi e de boa qualidade. A fluidez do uso pode ser comprometida se houver variação na velocidade da conexão, portanto não é indicado para redes móveis.

Por que utilizar apps por streaming ao invés de baixar?

FIQUE POR DENTRO
Cadastre-se para receber todas as novidades e informações publicadas na página do E-konomista. É gratuito!

Quantas vezes você já instalou e desinstalou um mesmo aplicativo? A pesquisa da Google revelou que 40% das buscas realizadas com Androids é à procura de informações e conteúdos de aplicativos. Por mais que se leia a discrição de como cada aplicativo funciona, como muitos sites oferecem, é somente manuseando que nós aprendemos a usá-lo e decidimos se eles são úteis ou não para nós. Hoje nós funcionamos como cobaias, pois baixamos o aplicativo antes de poder julgar se ele é bom ou ruim, se tem uma interface simples de mexer, se não trava, se tem publicidades demais etc.

Através do Stream, nós só iremos baixar aqueles aplicativos que realmente nos interessam, sem encher a memória dos nossos aparelhos e gadgets com apps desnecessárias. A própria Google justificou o stream  de aplicativos como uma necessidade da marca para satisfazer seus usuários na busca de conteúdos úteis: "[O streaming de aplicativos] ajuda o Google porque o negócio de busca do Google se baseia em torno de ajudar você a encontrar conteúdo útil. Se cada vez mais  o conteúdo útil está localizado dentro de aplicativos, torna-se mais difícil de cumprir essa missão" portanto precisa-se deixar as informações sobre aplicativos ao alcance dos usuários sem que para isso eles sejam obrigados a fazer downloads.

O Stream já está disponível?

Ainda não, e infelizmente ainda vai demorar. O streaming de aplicativos está em teste e de início, só funcionará nos Estados Unidos em alguns poucos apps parceiros. Ainda não existe qualquer previsão de quando essa funcionalidade stream estará espalhado para outros softwares e nem quando ela chegará ao Brasil. O fato é que, cedo ou tarde, vai chegar, e será o futuro na utilização de aplicativos para celular.

Saiba mais:

Veja aqui o vídeo da CNBC com uma reportagem de jornal que fala sobre essa novidade no mundo dos aplicativos que será inaugurado pelo Google. O vídeo é em inglês.

Cadastre-se grátis e concorra a vários prêmios!


Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Ana Luiza Fernandes Ana Luiza Fernandes

Ana Luiza Fernandes é brasileira, natural de Minas Gerais, formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo e hoje cursa Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Porto, Portugal. Possui trabalhos na área de Jornalismo Cultural, Fotografia, Documentário e Assessoria de Imprensa e é apaixonada pela profissão desde criança.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar