Urinar no banho ajuda a economizar água?

O artigo explica porque a técnica de urinar durante o banho é eficaz para economizar água, e mostra outras atitudes que podem ajudar a salvar o planeta.

Urinar no banho ajuda a economizar água?
Essa e outras atitudes simples que podem salvar o planeta

Você pode nunca ter pensado no assunto, mas algumas pessoas já entenderam que urinar durante o banho ajuda a economizar água. 

Se você acha a ideia estranha ou duvida que essa atitude pode mesmo gerar algum resultado positivo, saiba que algumas pesquisas comprovam a eficácia de urinar no banho. 

Segundo o site IFL Science, tudo não passa de uma questão matemática. A lógica é que toda vez que alguém faz xixi, rola uma descarga posteriormente. Sendo assim, temos o cálculo:

A quantidade utilizada de água por descarga é, em média, 6 litros e, um adulto saudável urina cerca de 7 vezes por dia. Multiplicando a quantidade de litros usados na descarga pelo número de vezes que um adulto urina por dia, chega-se ao resultado de 42 litros de água gastos com descarga diariamente (por pessoa).

A ideia da economia de água usando o banho para urinar mostra que restariam pelo menos 6 idas ao banheiro para usar a descarga. Em um ano, a diferença seria de 15.330 litros de água por pessoa (gastos apenas em descargas) para 13.140 litros.

Pode parecer pouco, mas pensarmos na população brasileira, esses 2.190 litros de água economizados por ano se tornam 219 bilhões de litros no total. Número bem relevante para o planeta.

Como economizar água

Além do xixi durante o banho, há muitas outras forma de economizar água. O principal para quem deseja ajudar na economia de água doce na Terra é prestar atenção em pequenas ações do dia a dia, que podem ser evitadas ou feitas de forma diferente, gerando economia.

Veja algumas das principais formas de economizar água e o quanto elas podem ajudar:

Escovando os dentes

Enxaguar a boca usando a água de um copo, sem deixar a torneira aberta economiza 3 litros de água.

Como economizar água no dia a dia 

Lavando a louça

Uma torneira aberta gasta de 12 a 20 litros de água por minuto. Por isso feche a torneira ao ensaboar a louça e só depois enxágue.

Conserte vazamentos

Uma torneira frouxa e que fica pingando gasta 46 litros de água por dia (cerca de 1.380 litros por mês). Já um buraco de 2 milímetros no encanamento pode desperdiçar, aproximadamente, 3 caixas d’água de mil litros. Sendo assim, fique de olho em qualquer problema hidráulico que possa surgir na sua casa.

No cuidado limpeza da casa

Vassoura sempre! Nada de limpar calçadas ou quintas usando uma mangueira. Já para regar plantas e jardim, evite regadores automáticos, que gastam mais do que o necessário. Aposte em um regador manual ou no esguicho-revólver da mangueira.

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar