USP abre vagas para maiores de 60 anos em sete cidades

Disponível em sete cidades e diversas opções de cursos a nível superior, garanta sua inscrição para o programa da USP, universidade aberta à terceira idade.

USP abre vagas para maiores de 60 anos em sete cidades
As inscrições para 2016 estarão abertas ainda no mês de Julho, válidas por ordem de chegada

O programa universidade aberta à terceira idade, oferecido pela Universidade de São Paulo (USP), tem como objetivo incluir e disponibilizar opções de ensino para uma faixa etária da população que, não há muito tempo, era completamente excluída de diversas modalidades de ensino, principalmente o ensino superior.

Como funciona o programa Universidade Aberta à Terceira Idade

O universidade aberta à terceira idade é um programa da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária que tem como base oferecer disciplinas regulares dos cursos de graduação da USP e atividades esportivas e físicas a pessoas com mais de 60 anos de idade. Desse modo, o programa possibilita às pessoas com idades mais avançadas a possibilidade de, segundo sua própria descrição, “aprofundar conhecimentos em alguma área de seu interesse e ao mesmo tempo trocar informações e experiências com os jovens”.

O programa está presente e em atividade por toda a extensão dos campus da universidade, em cidades como São Paulo, Bauru, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto e São Carlos.

Como se inscrever

O programa universidade aberta à terceira idade é aprovado pelo Conselho de Cultura e Extensão Universitária, possuindo ainda alguns pré-requisitos para o ingresso, como por exemplo:

  • Ter idade mínima de 60 (sessenta) anos, como estabelece a ONU e a UNESCO;
  • Para algumas disciplinas específicas serão necessários exames prévios de currículo ou ou entrevista com o docente responsável; para a maioria delas, porém, nada é exigido, desde que haja, pelo menos, condições suficientes de aproveitamento por parte do candidato.
APRENDA 
inglês e vá longe

comece agora

Desde que esteja de acordo com todas as condições do programa, é preciso então escolher as disciplinas desejadas, assim como atividade complementares que incluem (palestras, cursos, excursões, semanas culturais, caminhadas etc). Os alunos do programa são vinculados à ele de modo que não recebem um número USP; neste caso será oferecido apenas o atestado de participação, o qual deve ser emitido pela Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária.

Concluída a escolha é preciso seguir as informações de data, horário e local de inscrição de cada unidade, já que cada unidade define seu próprio calendário de inscrições. Lembrando que cada campus da USP tem também total autonomia sobre a gestão do programa para que ele esteja de acordo com suas políticas e necessidades internas. Informações detalhadas sobre as atividades e regulamentos podem ser consultadas diretamente no site do programa.

As inscrições estão previstas para acontecer entre os dias 25 a 29 de Julho de 2016, sendo que as disciplinas regulares têm início em 1º de agosto e término em 10 de dezembro de 2016, seguindo a ordem de chegada. Já as atividades da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (USP Leste), tem o período de inscrições aberto de 4 a 6 de Julho de 2016; e para as atividades da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos o período de inscrição será de 3 a 5 de Agosto de 2016, também por ordem de chegada.

Programas

Existem diversos cursos e atividades disponíveis nas mais diferentes áreas, sendo que em São Paulo é possível encontrar opções como a Escola de Artes, Ciências e Humanidades; a Escola de Comunicação e Artes; e a Escola de Educação Física e Esporte, dentro das quais estão disponíveis disciplinas de diversas ramificações de tais áreas de conhecimento.

Aqueles que desejarem consultar a lista completa das disciplinas e atividades disponíveis em cada campus, podem obter as informações necessárias a partir do catálogo detalhado do programa para o segundo semestre de 2016.

Saiba como fazer uma faculdade de qualidade com baixas mensalidades!

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Heloísa von Ah Heloísa von Ah

Formada em Comunicação em Computação Gráfica e Design de Games, é apaixonada pela profissão que exerce. Uma aficionada por tecnologia, gatos e cinema underground.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar