Universidade sem professores é inaugurada nos Estados Unidos

Com a proposta de formar profissionais mais independentes, a Universidade 42 se consolida como um lugar para alunos que desejam algo além do ensino tradicional.

Universidade sem professores é inaugurada nos Estados Unidos
Conheça a Universidade 42, um novo e revolucionário conceito em ensino.

O ensino a distância (EAD) vem ganhando força entre os estudantes por ser uma maneira rápida, prática e barata de garantir formação profissional. Na maior parte dos cursos, o aluno assiste aulas remotamente, por vídeos, textos e lições online, para ser submetido a testes presenciais. Tal crescimento se evidencia pelo número de instituições que oferecem ensino a distância no Brasil, que pulou de 231 em 2012 para 339 em 2015, de acordo com números da ABED, Associação Brasileira de Ensino a Distância.

Na Europa e agora nos Estados Unidos, além do ensino a distância, uma outra modalidade vem ganhando adeptos. Trata-se da universidade sem professores, na qual os alunos se auto avaliam e se preparam para exercer uma profissão sem o apoio de qualquer tipo de profissional docente.

Universidade 42 ensina computação para jovens gratuitamente

Black Week English Live Ganhe um vale de R$250 nas Americanas

Fundada em 2013, em Paris, por Xavier Niel, empresário do setor de tecnologia, a Universidade 42 tem esse nome por causa do livro “Guia do Mochileiro das Galáxias”. O número 42, portanto, alude à resposta sobre qual seria o sentido da vida num dos trechos do livro. A meta da instituição é ambiciosa, já que pretende ser um novo conceito em ensino, tal como vem fazendo o Facebook nas redes sociais e o Airbnb, que literalmente “chacoalhou” o ramo da hotelaria.

Para ingressar na 42, os alunos não precisam cumprir nenhuma das exigências comuns nas universidades tradicionais, nem escolaridade formal precisam comprovar. Tudo para garantir que o processo de ensino seja prazeroso e guiado pelo interesse do aluno. Segundo o diretor do campus de Paris, com professores o ensino é focado em apenas um único tema, o que limitaria as possibilidades de aprendizado.

Nova unidade nos Estados Unidos fica no Vale do Silício

Recém inaugurado, o campus norte americano da Universidade 42 não poderia estar melhor localizado. Construído no Vale do Silício, o prédio da instituição abriga alunos que se sentam em mesas com computadores da Apple, numa grande e única sala. Assim, o ensino colaborativo é facilitado, já que depende do contato direto dos alunos. Nos testes, um colega é escolhido para ser o avaliador e dar uma nota para o projeto submetido à avaliação. Os projetos escolhidos são conduzidos tal como se estivessem sendo desenvolvidos para empresas. Não surpreende que da 42 tenham saído diversos profissionais que hoje compõem os quadros de empresas como IBM, Tesla e Amazon.

A ideia principal, segundo os diretores da Universidade 42, é fomentar a iniciativa e a autogestão nos futuros profissionais. De acordo com eles, no sistema tradicional, o aluno não passa de um receptor passivo de conhecimento, que acaba não sendo útil, pois eles não aprenderiam a usá-lo livremente.

Foto: Divulgação 42

Mês da Educação à Distância. Turbine a sua carreira com um curso online!

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar