Uber é seguro? Saiba mais sobre o golpe do momento e como se proteger

Uber é seguro? Saiba como se proteger contra golpes e aprenda a usar o aplicativo sem medo.

Uber é seguro? Saiba mais sobre o golpe do momento e como se proteger
Confira nossas dicas para usar o aplicativo sem medo

Nos últimos tempos, o Uber conquistou usuários no mundo inteiro e se tornou, em muitas ocasiões, primeira opção para quem mora nos grandes centros. E a popularidade do aplicativo trouxe também um novo golpe que merece total cuidado e que deixa a pergunta: “O Uber é seguro?”.

O que vem acontecendo é que falsos motoristas usam o fato de que os carros do Uber não possuem identificação e abordam pessoas que estão nas calçadas, com telefone na mão, justamente esperando o carro que pediram pelo app. Nem precisa dizer quantos riscos o passageiro pode correr em um caso desses.

Como se proteger

Para evitar cair nesses golpes, é fundamental tomar alguns cuidados na hora de pegar o carro. Vale ressaltar que o Uber é seguro e uma das melhores opções de transporte atualmente, desde que não deixem a atenção de lado e sigam esses passos:

Evite esperar na rua

Quando for possível, fique dentro do local em que você se encontra até o carro sinalizar que chegou. Esse golpe atrai justamente pessoas que se encontram na rua, então essa é uma forma de evitar abordagens. O Uber orienta seus motoristas a esperarem por até dois minutos pelos usuários, antes de cancelar a corrida. Fique a postos e esse tempo será mais do que suficiente.

Veja como compartilhar os gastos da viagem com o UberPOOL

Acompanhe o trajeto

O aplicativo permite que o usuário acompanhe o trajeto que o motorista está fazendo para buscá-lo. Acompanhar isso pode ajudar se, por exemplo, ele chegar pelo lado oposto ao que está mostrando no celular. Se no app disser que o carro que espera sequer chegou na rua em que você se encontra, confie nele e não entre no carro que te abordar.

QUER
INTERNET NO CELULAR RÁPIDA
E BARATA?
mude já!

Confira a identificação do carro

O Uber é seguro justamente por fornecer informações sobre o carro e o motorista cadastrado. Portanto, não deixe de conferir sempre a placa, o modelo do veículo e a foto do motorista. A avaliação deixada por outros usuários é outro bom recurso para saber mais sobre quem irá te levar ao destino desejado. O Uber proíbe que seu motorista use um carro diferente do cadastrado para prestar o serviço. Fique atento a esse detalhe!

Nunca diga seu nome

O motorista do Uber terá acesso ao seu nome, por isso espere sempre que ele diga, antes de você, e então você confirma. Essa é uma prática segura para ambos.

Verifique se o motorista está usando o aplicativo

Assim que o carro parar, confirme se o aplicativo está aberto no painel. Ali terá todas as informações sobre a corrida, o usuário que solicitou o carro e o motorista. Se o app estiver fechado, nem entre!

Compartilhe sua localização

Se mesmo sabendo que o Uber é seguro, você se sentir hesitante, o aplicativo permite que você compartilhe a sua localização enquanto está em um carro do Uber. Para isso, você precisa ir até o menu e clicar em “Compartilhar rota”. Boa opção para quem embarca sozinho.

Encontre a solução mais barata para navegar na internet pelo celular.

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Tati Barros Tati Barros

Tati Barros é jornalista por formação e por vocação. Mineira apaixonada pelas palavras, gosta de escrever sobre viagens, assuntos que envolvem o universos feminino e tudo o mais que a inspira.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar