Truques para saber se as frutas estão maduras

Quer saber a melhor forma de escolher frutas? Veja alguns truques de como saber a hora de certa de consumir algumas delas.

Truques para saber se as frutas estão maduras
Conheça algumas dicas de como saber se a fruta está realmente madura

Na hora de fazer feira, muita gente se atrapalha por não saber identificar se uma fruta está madura ou não. Algumas frutas têm até um ponto exato para serem consumidas e a aparência às vezes engana. Qume nunca tirou a casca de uma fruta e só depois da primeira mordida percebeu que ainda estava verde? Pois é, as frutas devem estar coloridas, com a casca hidratada, a consistência maleável e o seu suco deve estar doce. 

Truques para saber se uma fruta está madura

Cada fruta tem seu próprio momento e estágio ideal de amadurecimento. Algumas delas continuam a amadurecer rapidamente mesmo depois de serem colhidas.

Há também os frutos não-climatéricos, que mesmo depois de colhidas perdem a força para seu amadurecimento natural. As frutas deste tipo devem ter um cuidado especial, pois se forem compradas enquanto verdes, o momento de amadurecimento será outro.

Abacate

O melhor abacate é o mais pesado, firme e de polpa macia. Aperte-o suavemente para verificar se está firme e também dê uma leve sacudida. Se a semente estiver solta, ele está maduro. Outra forma de saber se o abacate está maudra é tirando aquele "botão" do talo. Se ao tirar o botão, vê-se o abacate muito verde ainda não está bom, se o botão sai com facilidade e a cor é um verde menos intenso, está bom para consumo. Se a casca estiver áspera, ou com partes moles, pode ser que esteja passado. Caso compre um abacate verde, enrole em um jornal e deixe-o em um local sem luz para ele amadurecer. Se cortar o abacate e não consumi-lo todo de uma vez, guarde na geladeira presevando o caroço, ajuda a mantê-lo bem por mais tempo.
abacate maduro

Banana

Compre as de casca amarela com pequenas manchas marrons. Elas deve ter aspecto saudável e firme e o talo deve ser notado (entre as bananas e o centro da penca), se estiver muito rígido e verde, a fruta não está madura. Se estiver amarronzado e seco, está passando do ponto.
banana madura

Laranja

Dê preferência para as mais firmes e pesadas, pois têm mais suco. As laranjas que têm casca lisa e fina são mais suculentas. A cor da casca (verde ou laranja) não indica se ela está madura ou não, mas se estiver muito alaranjada, pode ser que esteja um pouco velha.

Abacaxi

Para escolher bem essa fruta, verificar sempre a casca: quanto mais abertos estiverem “os olhos” (as formações circulares da casca), mais maduro está a fruta. Quando estão maduros, os abacaxis emitem cheiro doce e possuem aspecto firme, mas devem estar levemente macios quando forem apertados.
abacaxi maduto

Maçã

Prefira as frutas de cor viva, firmes e pesadas. Sua casca deve ser lisa, sem depressões e furos. Segure a maçã e sinta se existem pontos moles por debaixo da casca, o que pode que ela está podre. Para quem gosta de maçãs mais doces, a preferência são sempre as mais vermelhas e as que têm forma mais arredondada tendem a ser mais doces do que as mais altas.
maçã madura

Mamão

Não escolha a fruta quando ela estiver com muitas manchas escuras. Dê preferência aos mamãos do tipo Papaya ou Formosa, que tem tons amarelados e alaranjados. Para escolher, aperte o mamão suavemente, se estiver muito maduro, ele vai ceder um pouco. Uma outra forma é cheirar a fruta na base onde a haste, tem que haver um aroma forte do mamão.

Veja 9 truques para economizar no almoço por quilo

Manga

A manga deve apresentar um cheiro doce e cor amarela e avermelhada. Quando estão muito maduras elas terão pontos ou pintas marrons, o que é normal. Escolha as mais cheias, roliças e arredondadas, principalmente na região do caule. As mais finas ou achatadas, tendem a ser mais fibrosas.

Maracujá

Uma boa forma de identificar se o maracujá está bom para consumo é pelo seu aroma, os que não têm cheiro não estão em boas condições. O ideal é chacoalhar o maracujá, se ouvir o barulho da polpa se movendo dentro da fruta, são maiores as chances de encontrar mais suco dentro dele.

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Elisabete Machado Elisabete Machado

Brasileira, natural de São Paulo, formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo e Pós-graduada em Fundamentos da Cultura e das Artes pela Universidade Estadual Paulista. Possui trabalhos na área de Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar