Os principais truques dos supermercados para te fazer gastar mais

Adotadas pelo comércio em geral, diversas são as estratégias para fazer o consumidor gastar mais. Veja como identificar e evitar tais truques no supermercado.

Os principais truques dos supermercados para te fazer gastar mais
Disposições estratégicas e apelos tentadores são algumas das armadilhas

Supermercados, lojas de departamento e até mesmo os pequenos estabelecimentos de bairro estão atentos aos truques e estratégias para condicionar seus clientes a gastarem mais do que realmente deveriam. Porém, poucos são os consumidores capazes de identificar e se esquivarem dessas perigosas armadilhas para o orçamento ao final do mês.

Os maiores truques e estratégias de venda dos supermercados

Os supermercados, acima de quaisquer outros segmentos, representam um dos maiores exemplos de lojas que seguem religiosamente todas as táticas e regras desenvolvidas para estimular as compras. Quando se nota a aplicação destas estratégias, rapidamente percebe-se o padrão em unidades mesmo entre diferentes redes. Veja, a seguir, alguns dos truques utilizados pelos supermercados para encher o carrinho do consumidor sem que ele perceba.

Alimentos mais frescos ficam logo na entrada

Aqueles alimentos que acabaram de sair do forno e ainda exalam um aroma fresco e apetitoso são postos propositalmente próximos às entradas dos supermercados. A técnica serve para aguçar os sentidos e despertar o apetite nos clientes, de modo que abam gastando mais do que se planejava. Para se esquivar esse truque, procure fazer suas compras de estômago cheio.

Produtos de primeira necessidade mais ao fundo

Repare como os produtos básicos, como leite e pão, estão normalmente posicionados em locais de mais difícil acesso. Essa tática adotada obriga o consumidor a percorrer muitos produtos até que se chegue aos itens de primeiro necessidade. Essa estratégia serve para que o cliente visualize diversos produtos que não estavam nos planos, podendo assim ter contato com ofertas “imperdíveis” e então despertar seu interesse momentâneo, levando à compra. Para prevenir-se contra as tentações, vá ao supermercado sempre munido de uma lista de compras.

Prateleira Patrocinada

É comum que os fabricantes paguem certas taxas aos supermercados para que seus produtos sejam posicionados nos melhores lugares. É por esse motivo que em geral as posições mais nobres - aquelas que ficam na altura dos olhos - são ocupadas por marcas que detém maior poder aquisitivo e não necessariamente pelas melhores ofertas.

Corredores extensos

Os corredores de supermercados são normalmente longos e não possuem ou possuem poucas entradas laterais, levando o cliente a percorrer toda a sua extensão. Para a loja, quanto mais vezes o cliente passar pelos corredores, maiores as chances de adquirir algum produto.

Como economizar no mercado na compra do mês

Música Ambiente

Exceto em certas ocasiões pontuais, o som ambiente presente nos supermercados são de ritmo lento, em volume baixo. Isso acontece pois segundo alguns estudos a música lenta estimula o consumo de produtos de maior valor.

Carrinhos Enormes

É muito difícil encontrar lojas que ofereçam opções de carrinhos de tamanhos reduzidos, e quando oferecem, em geral não são em quantidades suficientes para a demanda dos clientes. A experiência do mercado diz que quanto maior o espaço disponível no carrinho de compras, mais obrigado o consumidor se sentirá a preencher ele todo. Nossa tendência em preencher o espaço vazio faz com que o consumo seja cerca de 40% maior que o planejado.

Corredor do caixa

Os corredores dos caixas também não escapam destas estratégias de vendas, sendo estes normalmente estreitos e repletos de pequenos supérfluos. Caso o cliente tenha se esquivado diante do contato com alguma “tentação” pelos corredores da loja, ele será estimulado a estas compras enquanto espera pela sua vez de pagar as compras. O impulso para adquirir brinquedos e guloseimas pode ser ainda maior quando se vai ao mercado na companhia dos pequenos.

​Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Heloísa von Ah Heloísa von Ah

Formada em Comunicação em Computação Gráfica e Design de Games, é apaixonada pela profissão que exerce. Uma aficionada por tecnologia, gatos e cinema underground.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar