Quando devo trocar o óleo do carro?

Evite trocar o óleo do carro em postos de combustível com procedimentos duvidosos ou fora das indicações que constam no manual do proprietário.

Quando devo trocar o óleo do carro?
Trocar o óleo do carro na quilometragem certa é fundamental

Trocar o óleo do carro dentro dos prazos ou quilometragens estipuladas pelo fabricante deveria ser uma prática sem margem para dúvidas para 100% dos motoristas. Tal como calibrar os pneus regularmente e na pressão correta, abastecer com combustível adequado e fazer revisões periódicas, trocar o óleo no momento certo é garantia do perfeito funcionamento do motor.

Um motor automotivo não poderia funcionar “a seco”, já que simplesmente emperrariam tantas engrenagens e componentes metálicos em constante atrito. Por isso, todo motor precisa contar com o óleo lubrificante apropriado, de maneira a garantir o movimento de todas as partes móveis do motor de um carro.

Seguro Auto Caixa SeguradoraCote, personalize e contrate online

Cuidados ao trocar o óleo do carro

Uma dúvida comum entre motoristas é saber se o óleo deve ser trocado completamente ou se precisa ser apenas completado. Não custa relembrar que o manual do proprietário é sempre a referência, mas, no geral, trocar o óleo do carro é um serviço a ser realizado de uma só vez, de preferência junto com a bomba de óleo, para evitar mistura de óleo velho e novo.

A exceção se aplica a carros antigos e acima da faixa dos 100 mil quilômetros rodados. Nesses casos, pode ser que uma completada com um litro de óleo a cada 1000 quilômetros possa ser necessária, uma vez que motores mais velhos podem queimar óleo. De qualquer forma, essa é uma medida que vai depender da correta avaliação do nível de óleo.

Como identificar barulhos no carro

Como saber com precisão se o nível de óleo está abaixo ou acima do normal

Ao contrário do que sugerem muitos frentistas, completar o óleo não deve ser feito apenas com uma rápida avaliação na vareta. Em primeiro lugar, para que o nível do óleo seja aferido corretamente, deve-se aguardar com o carro parado por pelo menos cinco minutos, para que a leitura seja feita de forma precisa. Desconfie de profissionais que atestam insuficiência de óleo assim que você para seu carro.

A quilometragem indicada para trocar o óleo do carro, normalmente, fica entre 10 e 15 mil quilômetros, embora em alguns casos possa ser até menos, dependendo das condições de rodagem a que o carro seja submetido.

Outro cuidado importante é com o tipo de óleo a ser utilizado. Trocar o óleo do carro com especificações diferentes em base (mineral, semi sintético ou sintético) ou viscosidade pode causar danos irreversíveis ao motor. Na dúvida, deve ser sempre consultado o manual do proprietário ou, na falta dele, um profissional qualificado em oficina mecânica de credibilidade.

Youse é o Seguro Auto Online da Caixa Seguradora. Barato, rápido, sem burocracia.

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar