Veja como trocar carro financiado usado por novo

Deseja trocar carro financiado? O E-Konomista preparou ótimas dicas para lhe ajudar a a não sair no prejuízo, confira.

Veja como trocar carro financiado usado por novo
Conheça os procedimentos que permitem trocar carro financiado por um carro novo

Trocar carro financiado ainda não quitado é uma possibilidade que as financeiras oferecem para quem está nesta situação. Mas é preciso ficar atento para não ficar no prejuízo. Se para trocar o carro financiado você deciciu vendê-lo e transferir o financiamento em vez de negociar na concessionária, veja alguns cuidados a tomar.
 

Cuidados ao trocar carro financiado usado por novo

Confirme o valor que resta a pagar
Antes de trocar carro financiado, faça as contas. Quanto já pagou, qual o valor referente aos juros e quanto ainda falta pagar. Entre em contato com o banco e descubra o valor que tem para pagar, essa informação é importante para anunciar a venda do veículo. O valor que você tem para pagar não é o valor da parcela x o número de parcelas restantes, por que quando se paga adiantado retira-se o juros e o valor final diminui.

  Determine o valor de venda
Verifique a tabela FIPE, é ótimo para ter uma noção de quanto vale o seu veículo. E veja se os documentos estão em dia e que não tenha nada em aberto para pagar, isso influência na venda. Facilita muito ter a documentação do ano toda paga.
 

Vender o veículo à vista para liquidar a dívida

Ótima oportunidade é ter um comprador disposto a pagar o valor do carro a vista, e com uma parte do que recebeu consegue quitar o financiamento. Nesse caso pode conversar com o banco e negociar um desconto pela liquidação antecipada do financiamento. Vantagem para quem deseja vender e para quem compra.
 

Transferência do financiamento

Nesse caso, é cobrado apenas um valor proporcional ao que já foi pago do carro, e o financiamento é transferido ao comprador. Junto ao banco será realizado uma análise de crédito do comprador, para que seja possível realizar a transferência de dívida. É importante que o comprador acompanhe você em todo o processo da venda, e realize o pagamento negociado antes das transferências dos documentos.

Veja como fazer a transferência de veículo.

Evite os “contratos de gaveta”, vender o veículo e manter a dívida em seu nome pode gerar grandes problemas, qualquer atraso de pagamento o seu nome pode ir para SPC, dificultando que realize qualquer procedimento financeiro futuro.
 

Substituição do veículo na concessionária

Para substituir seu veículo financiado é necessário adquirir um veículo de maior valor. Neste caso a dívida antiga será transferida para o novo, incluindo o valor da diferença entre os veículos.
 

Vender na concessionária

Mesmo que a sua intenção seja de não comprar um novo carro, é possível ver com as concessionárias o interesse em comprar o seu veículo. No geral eles ficam responsáveis pelas documentações necessárias.

Caso o valor que a concessionária esteja disposto a pagar seja inferior o valor da dívida, é preciso que pague a diferença.
 

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Fabiane Fernandes Fabiane Fernandes

Brasileira, graduada em Publicidade e Propaganda com extensão em Marketing de Relacionamento, com intercâmbio em Limerick na Irlanda, blogueira, morando no Porto (Portugal).

Na Web:

Quer comprar um carro?

Faça uma cotação e receba uma oferta exclusiva por email.

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Seguinte