Qual a hora certa para a troca de pneus

Fazer a troca de pneus regularmente e nos períodos recomendados pelo fabricante representa segurança, tranquilidade e economia.

Qual a hora certa para a troca de pneus
Troque os pneus na hora certa e economize

Um dos itens que mais exigem atenção por parte dos motoristas e proprietários de veículos é a troca de pneus. Componentes sem os quais trona-se impossível a rodagem de veículo. Tê-los sempre em boas condições é fator que garante a integridade do carro, conforto ao dirigir e, claro, a segurança do motorista, passageiros e pedestres.

Como identificar a hora de fazer a troca de pneus?

Expressão bastante conhecida entre os donos de carros, os “pneus carecas” representam um estado que deve ser evitado a todo custo. Quando estão nesse estágio, os pneus perdem aderência, tornando-se lisos, sem os sulcos e ranhuras imprescindíveis para que rodem em perfeitas condições. Embora seja uma condição facilmente identificável, o momento para a troca de pneus não deve ser quando estiverem carecas.

dirija o
carro dos 
seus sonhos

agende um test drive

Tread Wear Indicator (TWI): o indicador mais seguro

A maioria dos pneus para carros de passeio recebe um relevo situado dentro de um dos seus sulcos. Chamado de Tread Wear Indicator, que mede 1,6 mm e, ficam expostos conforme o sulco vai se desagastando. Nesse momento, é hora de realizar a troca dos pneus, já que seu desgaste chegou a um nível que pode comprometer a segurança e até ocasionar multa para o motorista flagrado com pneus em tais condições.

Os quatro pneus devem ser trocados simultaneamente

Outra dúvida comum é sobre quantos pneus devem ser trocados por vez, já que nem sempre o desgaste entre eles é uniforme. Todos os fabricantes de pneus recomendam que os quatro sejam trocados ao mesmo tempo, para garantir igualdade de condições e mais segurança na rodagem. Caso pneus de um mesmo eixo realmente não necessitem ser trocados, recomenda-se que os mais bem conservados sejam colocados no eixo de trás.

Como fazer pretinho para pneus passo a passo

A economia que representa a troca de pneus na hora certa

Motoristas que trafegam com pneus muito gastos ou carecas, além de aumentarem os riscos de acidentes, certamente vão gerar custos extras, principalmente pelo excesso no consumo de combustível. Pneus em mau estado também comprometem outras peças e componentes do carro, principalmente os freios, que serão mais exigidos, já que a aderência ao solo é reduzida. Não menos importante, ao ser flagrado rodando com pneus carecas, o motorista é multado no valor de R$ 127, já que tal circunstância é considerada infração grave e causa também perda de pontos na CNH, a Carteira Nacional de Habilitação. Portanto, todo cuidado é pouco.

Faça um test drive sem custos e sem compromisso. Agende já!

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar