10 trilogias de sucesso da história do cinema

Qual são as melhores trilogias de sucesso do cinema de todos os tempos? Veja nossa lista e descubra a preferência de público e crítica. Concorda com o ranking?

10 trilogias de sucesso da história do cinema
Veja nosso ranking das melhores trilogias de sucesso de todos os tempos

Todo aficcionado por cinema tem alguma trilogia de filmes favorita, certo? Mesmo que seja difícil entrar em concenso de quais são as melhores – porque os verdadeiros cinéfilos amam suas trilogias assim como os torcedores de futebol amam seus times – há algumas trilogias de sucesso do cinema que são verdadeiras obras primas e são inquestionáveis.

As trilogias de sucesso que marcaram época

Utilizando como base a pesquisa sobre as melhores trilogias do cinema da revista inglesa especializada em cinematografia Empire e também nas avaliações de críticos e do público através do site IMDb (Internet Movie Database), fizemos uma lista imbatível das melhores trilogias do sucesso até então. Confira a lista e veja se você concorda conosco. 

10. Trilogia Matrix

A trilogia de sucesso Matrix, dos Irmãos Wachowski, não poderia deixar de estar nessa lista. Uma série de filmes inovadora, um thriller dramático com ideias filosóficas que muito telespectador não apanhou durante o filme.  E o mais interessante: é um filme que melhora com o tempo. Assistir Matrix agora é perceber quanto essa trilogia estava a frente do seu tempo com a convergência de mídias (3 filmes, 9 desenhos animados (Animatrix), histórias em quadrinhos e o jogo para videogame Enter the Matrix).

A trilogia só não está mais bem colocada porque, segundo os críticos de cinema, a reação do público ao filme Reloaded (o segundo da trilogia) – que o considerou complexo demais – fez com que o terceiro, Revolutions, ficasse mais fraco na tentativa de ganhar a satisfação dos telespectadores. Mas mesmo assim não deixa de ser uma conclusão satisfatória para a trilogia.


Matrix (1999) – nota no IMDb: 8.7
Matrix Reloaded (2003) – nota no IMDb: 7.2
Matrix Revolutions (2003) – nota no IMDb: 6.7

9. Trilogia Millennium

A trilogia de tema forte e cenas mais fortes ainda tem lugar nessa lista pela força do seu roteiro. Baseado numa série de livros escritos pelo jornalista sueco Stieg Larsson, os filmes são  polêmicos pois abordam o tema de violência sexual contra as mulheres. O jornalista ficou marcado porque durante a sua adolescência testemunhou o estupro coletivo de uma jovem, ele tinha apenas 15 anos. O autor nunca se perdoou por não ter ajudado a garota, cujo nome era Lisbeth - como a jovem heroína de seus livros, e resolveu dedicá-los a ela. O escritor sueco David Lagercrantz foi convidado pela editora Norstedts a assumir a continuação da série de livros (já que Sieg Larsson já faleceu) e ele deve ser lançado ainda em 2015.


Os Homens que Não Amavam as Mulheres (2009) – nota no IMDb: 7.8
A Menina que Brincava com Fogo (2009) – nota no IMDb: 7.1
A Rainha do Castelo de Ar (2009) – nota no IMDb: 7.3

8. Trilogia Bourne

A Trilogia Bourne foi construída por dois diferentes diretores: o primeiro  (A Identidade Bourne) foi dirigido por Doug Liman e os dois seguintes por Peter Greengrass. Com Greegrass, a trilogia ganhou mais sentido de unidade e caráter de um filme de ação, o que agradou o público. O Identidade não tem a mesma linha dos demais, mas é considerado um filme excelente e bem sucedido. O sucesso da trilogia se deu porque, nessa época, o herói dos filmes de ação e espionagem James Bond esteve em declínio e os dois diretores trouxeram ao público uma nova versão desse estilo de filme muito bem estrelado por Matt Damon.


A Identidade Bourne (2002) – nota no IMDb: 7.9
A Supremacia Bourne (2004) – nota no IMDb: 7.8
O Ultimato Bourne (2007) – nota no IMDb: 8.1

7. Trilogia Before

Nem só de filmes de ação, fantasia  ficção científica vivem as trilogias de sucesso do cinema. Uma exceção na nossa lista, é verdade, é a série de filmes românticos que ganhou a preferência até daqueles que não gostam de filmes água com açúcar.  É daquelas trilogias que faz com que você se apaixone pela história, pelos personagens e pelo tapa de realidade do seu fim, tão fulgaz quanto os próprios relacionamentos da vida real.  Muito bem cotado, especialmente pelo estilo do filme, é um filme romântico que investe no drama e na simplicidade de uma viagem romântica, que começa com um belo encontro e termina com as realidades dolorosas do casamento,  da fantasia, da carreira e da família.


Before Sunrise (Antes do Amanhecer) (1995) – nota no IMDb: 8.1
Before the Sunset (Antes do Pôr do Sol) (2004) – nota no IMDb: 8.1
Before Midnight (Antes da Meia Noite) (2013) – nota no IMDb: 7.9

6. Trilogia Indiana Jones

Uma trilogia clássica dirigida por Steven Spielberg que mora no coração dos cinéfilos (que devem estar nesse momento achando uma blasfêmia ela estar “apenas” em 6º lugar!).  A saga escrita por George Lucas e interpretada por Harrison Ford de imenso sucesso foi inspirada em um seriado de ficção científica dos anos 30 sobre um arqueólogo aventureiro. A trilha sonora também foi um enorme sucesso e é só tocar os primeiros acordes que todo mundo já reconhece.


Os Caçadores da Arca Perdida (1981) – nota no IMDb: 8.5
O Templo da Perdição (1984) – nota no IMDb: 7.6
A Última Cruzada (1989) – nota no IMDb: 8.3

comece já a pagar menos pela tv a cabo

5. Trilogia De Volta para o Futuro

A trilogia de sucesso De Volta para o Futuro é icônica, emocionante, divertida e marcou a infância e a adolescência da década de 80 e 90. Um símbolo da cultura pop do século XX, o filme arrecadou quase um bilhão de dólares em bilheteria no mundo todo, um marco para a época. O filme é tão querido, que este ano, em 2015, todo mundo lembrou que esse seria o ano destino dos personagens do filme e fizeram comparações sobre como o filme “previu” que seria, e como estamos hoje. Uma verdadeira relíquia cinematográfica.


De Volta para o Futuro (1985) – nota no IMDb: 8.5
De Volta para o Futuro II (1989) – nota no IMDb: 7.8
De Volta para o Futuro III (1990) – nota no IMDb: 7.4

4. Trilogia O Senhor dos Anéis

Apesar da revista Empire ter citado o Senhor dos Anéis como a trilogia de sucesso digna do primeiro lugar da lista, ela aparece aqui em quarto lugar. Isso não desmerece em nada essa série de filmes de imenso sucesso, e com toda a razão de tê-lo. Revolucionário em cenário, em efeitos especiais, em trilha sonora e com atuações muito elogiadas, é uma série de filmes épica, mas que não agrada a todos pelo seu tema: fantasia. O roteiro é incrível, mas as comparações com a saga do bruxinho Harry Potter, contemporânea à do Senhor dos Anéis, foi inevitável. Peter Jackson fez um trabalho impecável nessa trilogia, é uma pena que nem todo mundo curta filmes de fantasia e muita gente achou o último filme, Retorno do Rei, longo demais (apesar de ter a maior cotação entre todos, veja abaixo).


A Sociedade do Anel (2001) – nota no IMDb: 8.8
As Duas Torres (2002) – nota no IMDb: 8.7
O Retorno do Rei (2003) – nota no IMDb: 8.9

3. Trilogia do Batman

O diretor Christopher Nolan, ao assumir a trilogia de Batman, provou que o universo dos super heróis poderia atingir níveis de qualidade,satisfação do público e crítica altíssimos ao investir numa superprodução sombria e espetacular do Homem Morcego.  O primeiro da série, Batman Begins começou bem apesar de deixar umas pontas soltas pela necessidade de formar uma história de origem, mas o segundo, O Cavaleiro das Trevas é uma verdadeira obra prima, considerado um dos melhores filmes produzidos da década de 2000. O último da série também é sensacional, e combina todos os temas de heroísmo e vingança introduzidos ao longo da trilogia, mas fica difícil não comparar com o seu antecessor, que é brilhante.


Batman Begins (2005)   nota no IMDb: 8.3
Batman O Cavaleiro das Trevas (2008) – nota IMDb: 9.0
Batman O Cavaleiro das Trevas Ressurge (2012) – nota IMDb: 8.5

2. Trilogia do Star Wars Original

Aqui está, se você estava ansioso por achar o tão amado Guerra nas Estrelas na nossa lista, ele está aqui na vice-liderança. O universo incrível e fantasioso criado por George Lucas, diretor do primeiro filme Star Wars, arrebatou público de todas as idades e a crítica também teve que se render a elogios. Agora com o lançamento do próximo filme a se aproximar, muita gente está reassistindo os clássicos originais e também as prequels de Star Wars (A Ameaça Fantasma, O Ataque dos Clones, A Vingança dos Sith). O maior símbolo da história do cinema pop tem, além da fantasia, uma das grandes tragédias entre pai e filho do cinema. Só não está em primeiro lugar porque o primeiro lugar já tem dono e não dá para tirá-lo de lá.


Guerra nas Estrelas (1977) – nota no IMDb: 8.7
O Império Contra Ataca (1989) – nota no IMDb: 8.8
O Retorno de Jedi (1993) – nota no IMDb: 8.4

1. Trilogia do Poderoso Chefão (The Godfather)

Essa é uma boa maneira de começar uma briga: Qual trilogia é melhor? Star Wars ou The Godfather? Os fãs com certeza conseguem se armar até os dentes com argumentos para defender ambos os filmes. Praticamente empatados em notas médias no IMDb essas duas trilogias de sucesso mereceriam o primeiro lugar. O Poderoso Chefão ficou com o primeiro porque o primeiro filme, de 1972, é uma obra prima que não merece em qualquer momento uma medalha de prata, mesmo que o filho mais novo, o terceiro de 1990, tenha decepcionado um pouco os loucos pela trilogia. Vamos aos motivos: são os melhores filmes de gangster de todos os tempos (isso ninguém há de discordar), segundo filme é uma evocação fascinante e comovente da experiência de imigração do século XX e do sonho americano em decomposição, e por último as atuações magníficas de Pacino, Brando, Duvall, DeNiro, Cazale, Garcia e muitos outros tornam essa trilogia de sucesso a melhor de todos os tempos.


O Poderoso Chefão (1972) – nota no IMDb: 9.2
O Poderoso Chefão II (1975) – nota no IMDb: 9.0
O Poderoso Chefão III (1990) – nota no IMDb:7.6

Encontre a melhor solução de TV a Cabo para o seu bolso. Confira aqui.
 

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Ana Luiza Fernandes Ana Luiza Fernandes

Ana Luiza Fernandes é brasileira, natural de Minas Gerais, formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo e hoje cursa Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Porto, Portugal. Possui trabalhos na área de Jornalismo Cultural, Fotografia, Documentário e Assessoria de Imprensa e é apaixonada pela profissão desde criança.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar