Vale a pena investir em treinamento para habilitados? Veja como funciona

treinamento para habilitados é a melhor maneira de reabilitar o motorista que já possui carteira de habilitação, mas que está sem dirigir. 

Vale a pena investir em treinamento para habilitados? Veja como funciona
Medo ao volante, direção agressiva e alta exigência por perfeição: motivos para fazer treinamento

Se você já possui a carteira de habilitação, mas tem medo de dirirgir, está na hora de pensar em fazer o treinamento para habilitados. Uma pesquisa acadêmica de 2003 do INPA, Instituto Nacional de Psicologia Aplicada apurou que, num universo de 4.000 pessoas que revelaram ter medo de dirigir, 85% eram mulheres, na faixa etária entre 30 a 48 anos de idade, e proprietárias de pelo menos um automóvel.

De acordo com o estudo, o perfil desse público é de pessoas exigentes ao extremo, muito organizadas, com senso de responsabilidade elevado, além de serem dotadas de grande inteligência e sensibilidade.

Pode parecer que não, mas trata-se de um dado relevante e que permanece atual. A Associação Brasileira de Trânsito calcula que hoje cerca de 2 milhões de brasileiros não dirijam por medo. Uma parcela significativa da população, privada do direito de dirigir por não encontrar apoio especializado no sentido de vencer temores algumas das vezes injustificados. Para esses condutores, o treinamento para habilitados é a garantia de apoio profissional especializado e a solução mais indicada.

Os 20 carros mais econômicos do Brasil em 2016

Quem pode e precisa de treinamento para habilitados

A formação de um motorista, ao contrário do que se possa imaginar, não termina no exame prático para emissão da primeira habilitação. Um condutor deve estar sempre atento às boas práticas de direção, e isso demanda aperfeiçoamento constante.

Além do medo ao volante, uma outra indicação em treinamento para habilitados é para motoristas com vícios de direção, como descansar o pé na embreagem, hábito que pode reduzir a vida útil do platô, peça que pode custar em média R$ 200,00. A agressividade ao volante, conhecida como “road rage”, também pode ser superada com o apoio de serviços de especialistas em direção.

dirija o
carro dos 
seus sonhos

agende um test drive

Autoescolas voltadas ao aperfeiçoamento

Atualmente, existem algumas autoescolas que dedicam parte da sua grade de horários ao treinamento para habilitados. Na verdade, algumas delas até abrem mão do termo autoescola, definindo-se como Centro de Formação de Condutores ou, numa definição mais ampla, Centro Especializado de Formação e Aperfeiçoamento de Condutores.

Em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, existem instituições especializadas, tais como a autoescola Karol Habilitados, na capital paulista, a Autoescola Padrão, no Rio de Janeiro e a Nova Direção, em Belo Horizonte.

Custo médio e duração

No geral, um curso para condutores habilitados é precedido de uma aula de avaliação, para que um professor de trânsito avalie as reais necessidades do motorista em aperfeiçoamento. Realizada essa aula experimental, o condutor poderá, se necessário, ser encaminhado para o setor de psicologia da autoescola, para dar início a tratamento terapêutico. A partir dessa avaliação multidisciplinar, o instituição indicará quantas aulas serão necessárias para que as falhas detectadas sejam corrigidas. Normalmente são indicadas pelo menos cinco aulas iniciais de cinquenta minutos, que variam em quantidade, dependendo da evolução no treinamento.

Em média, um curso básico para habilitados pode ser feito a partir de R$ 500,00, investimento que pode ser um pouco maior ou menor, dependendo do tipo de treinamento a se realizar - por exemplo, existem autoescolas que oferecem treinamento para quem quer dirigir em rodovias, ou para condutores de idade mais avançada.

O medo de dirigir e os vícios de direção têm solução, contanto que se procure a ajuda de profissionais e instituições credenciadas com abordagem multidisciplinar, uma vez que em muitos dos casos a deficiência ao volante é causada por fatores que vão além da técnica na direção e da observância às leis de trânsito.

Faça um test drive sem custos e sem compromisso. Agende já!

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar