Usar um transformador 110 para 220 consome mais energia?

Comprou um eletrodoméstico com a voltagem diferente da tomada de sua casa? Veja se vale a pena usar um transformador 110 para 220 e se ele consome mais energia.

Usar um transformador 110 para 220 consome mais energia?
Saiba se o transformador consome ou não mais energia elétrica

Dentro do Brasil, temos dois tipos de voltagens diferentes para o consumo de energia elétrica: 110V ou 220V. Em alguns estados do país é mais comum ter a voltagem mais baixa (110 ou 127V), em outros é mais comum a mais alta (220 ou 240V), e há outros em que pode-se encontrar as duas voltagens, dependendo da cidade. Isso pode gerar problemas com aparelhos eletrônicos que não são bivolt e muitas vezes precisamos recorrer a transformadores de voltagem. Mas a pergunta é: usar um transformador 110 para 220 com frequência/permanentemente irá aumentar o consumo de energia? Veja abaixo.

Transformador 110 para 220 – minha conta de luz vai aumentar?

Todo transformador, seja ele de 110v para 220v ou de 220v para 110v, consome energia elétrica. A quantidade de energia que ele vai consumir depende da qualidade do transformador que você vai escolher. Os mais eficientes custam consumir cerca de 5% a mais de energia elétrica do que ter o aparelho ligado na voltagem nativa, já outros podem consumir 10% ou mais de energia para fazer o mesmo processo. Os menos eficientes, além de gastar mais energia, ficam muito quentes e fazem barulho. Portanto, se você fizer a opção de utilizar um transformador 110 para 220 ou vice-versa em sua casa, escolha um de boa qualidade para evitar maiores gastos de energia e ainda o risco de curto-circuito em sua aparelhagem.

Conheça os tipos e marcas das lâmpadas mais econômicas do mercado

Uso de transformador para ar-condicionado

PAGUE
MENOS NA SUA
CONTA DE
CELULAR
mude já o seu plano!

A maioria dos ares-condicionados no Brasil vem de fábrica com apenas 1 voltagem, porque é mais caro produzir aparelhos bivolt. Portanto, se o seu ar-condicionado veio com uma voltagem diferente da praticada nas tomadas da sua casa o uso do transformador se faz necessário. Entretanto, alguns fabricantes não recomendam o uso constante/permanente do transformador 110 para 220 v ou vice-versa devido à sua vida útil. A vida útil de um transformador é menor do que a de um ar-condicionado. Como a transformação da voltagem é essencial para o funcionamento do aparelho, quando o transformador parar de funcionar, o seu aparelho de ar-condicionado pode ficar danificado pela diferença de voltagem.

Outra solução para a diferença de voltagem

Uma solução muito prática e que elimina os problemas gerados pelo transformador é trocar a voltagem da tomada que vai receber o aparelho. Este é um processo simples que pode ser feito por um eletricista e que não custa caro. Assim, você troca a voltagem da tomada que vai receber o aparelho e ela passa a funcionar na voltagem certa, sem maior gasto de energia com o transformador nem risco de queimar o aparelho quando a vida útil deste acabar.

Mas é preciso cuidado: ao trocar a voltagem de uma tomada é preciso sinalizá-la com a nova voltagem, pois se por acaso alguém resolver usá-la para outro eletrodoméstico pode ocorrer um curto-circuito.

Encontre a solução mais barata de telefonia móvel.

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Ana Luiza Fernandes Ana Luiza Fernandes

Ana Luiza Fernandes é brasileira, natural de Minas Gerais, formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo e hoje cursa Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Porto, Portugal. Possui trabalhos na área de Jornalismo Cultural, Fotografia, Documentário e Assessoria de Imprensa e é apaixonada pela profissão desde criança.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar