Como transferir o financiamento do seu carro

Desde mudar de banco até transferir para outra pessoa: conheça formas de transferir financiamento do seu veículo.

Como transferir o financiamento do seu carro
Saiba como fazer a transferência do financiamento de um veículo

Na hora de comprar um carro, buscar a melhor forma de pagar é importante para manter as contas da família equilibradas e em dia. Como dificilmente comprar um carro à vista é uma opção para a grande maioria dos brasileiros, recorrer a um financiamento de veículo pode ser uma alternativa mais viável. Mas, se algo der errado no planejamento, você pode optar por transferir financiamento para outra pessoa ou banco.
 
Mas, infelizmente, nem sempre sai tudo como o planejado, e algumas situações fazem com que pagar o carro não seja mais possível. Se no meio do caminho você percebeu que não vai mais conseguir pagar as prestações, saiba que pode transferir o financiamento para outra pessoa ou até mesmo para outro banco ou financeira.
Não caia em desespero, tente solucionar este problema da melhor forma possível. Conheça duas formas de transferir o financiamento do seu veículo e saia do aperto.


Transferir o financiamento para outra pessoa

  • Como em qualquer situação, o primeiro a ser avisado precisa ser o banco ou financeira para terem conhecimento do interesse de repassar as parcelas a outra pessoa. Assim, a empresa fica sabendo que não terá prejuízo.
  • Após isso, e para que o processo seja rápido, é importante que veículo esteja sem débitos como multas, IPVA, DPVAT, licenciamento e inspeções.
  • De forma geral, essa transferência não é muito difícil para ser aceita. O que as financeiras exigem são provas de que a pessoa que vai assumir o financiamento tenha condições de honrar o contrato. Exigir a comprovação de renda, por exemplo, por ser uma forma de atestar as condições do novo devedor.
  • Mas como a análise de troca de financiamento varia de acordo com o banco, é importante ver as condições da empresa escolhida e analisar bem para fazer o melhor negócio para todos.


Transferir o financiamento para outro banco ou financeira

  • Desde maio de 2014 foi regulamentada uma regra que permite a portabilidade de dívidas, dando o direito a um devedor de transferir um empréstimo ou financiamento para outro banco a fim de obter taxas de juros menores.
  • Esta portabilidade aplica-se à migração de linhas de crédito como financiamentos de imóveis, crédito consignado, financiamentos de carros, entre outras.
  • Embora já existisse, a portabilidade de crédito era pouco realizada e não regulamentada. Para fazer a transferência, é preciso solicitar junto à instituição financeira para onde o devedor quer migrar sua dívida, e a própria instituição entra em contato com o banco ou financeira onde o crédito foi originalmente concedido.
  • É importante salientar que esta mudança visa alterar as taxas de juros. O valor do empréstimo ou financiamento e o prazo devem permanecer os mesmos na nova instituição financeira.


Cuidados ao transferir o financiamento

Esteja ciente de que o credor não tem a obrigação de aceitar a troca de devedor, ou seja, de transferência de financiamento de veículo. Nessa situação, a saída mais adequada pode ser tentar um refinanciamento no mesmo banco ou buscar mudar a dívida para outro banco.

Tenha cuidado com o contrato de gaveta, que é aquele elaborado sem o conhecimento do credor e é um risco para as duas partes envolvidas. Afinal, o novo devedor não tem o seu nome ligado ao bem e a pessoa que vendeu continua ligada ao veículo. Por isso, faça tudo de forma regularizada.


A importância do planejamento financeiro para financiar um carro

Para evitar ter que transferir o financiamento de veículo para outra pessoa e deixar de usufruir do carro que você tanto sonhou, o mais importante de fechar negócio e financiar é fazer um planejamento financeiro. Procure adquirir um carro que caiba no seu bolso, tanto para pagar as parcelas quanto para fazer a manutenção. Os gastos com o automóvel não deve ultrapassar 25% do seu orçamento doméstico.

Gostou? Compartilhe!
Carolina Benevides Carolina Benevides

Jornalista brasileira, Carolina Santarosa é formada pela Universidade de Fortaleza desde 2011. Atualmente cursa o 2º ano do Mestrado em Ciências da Comunicação na Universidade do Porto. A profissional já trabalhou no marketing da Red Bull, foi Assessora de Comunicação da Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza e do North Shopping Fortaleza. Fez intercâmbio acadêmico nos Estados Unidos e atualmente mora no Porto (Portugal).

Na Web:

Quer comprar um carro?

Faça uma cotação e receba uma oferta exclusiva por email.

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Seguinte