Como transferir multa de trânsito para outro motorista

Recebeu uma multa que não foi você que cometeu? Veja nosso guia para saber como transferir multa para outro motorista. Clique aqui e veja mais:

Como transferir multa de trânsito para outro motorista
Saiba como se livrar e de pontos cometidos por outra pessoa

Recebeu uma multa que não foi você que cometeu ou cometeu uma infração e precisa tirar da CNH do dono do carro? Então esse é o artigo certo para você, veja como transferir multa de trânsito para outra pessoa.

Conheça os carros da Mercedes-Benz que são destaque em 2016

Transferir multa: veja o passo a passo

Se você divide o carro com alguém da família ou com alguém na empresa e recentemente recebeu uma multa, saiba que é possível transferir multa entre motoristas. Veja como é o procedimento e quando fazer.

1º Passo

Assim que você receber a primeira notificação da infração, verifique qual órgão emitiu ela. Pode ter sido Polícia Rodoviária Federal, Policia Militar, CET ou qualquer outra. É importante saber quem expediu a multa para poder saber como proceder, pois alguns órgãos têm processos diferentes.

dirija o
carro dos 
seus sonhos

agende um test drive

2º Passo

Leia atentamente toda a descrição da notificação, verifique seus dados, local, hora etc. Na própria notificação você encontrará o formulário para transferir multa. O preenchimento muda um pouco dependendo do órgão expedidor, mas em geral é necessário colocar:

  • Assinatura do proprietário do carro no campo correto
  • Assinatura do motorista infrator no campo correto
  • Copia da CNH e documento com assinatura do motorista infrator

3º Passo

Reconheça firma em cartório da assinatura do proprietário e do motorista infrator. Essa medida não era obrigatória, mas devido ao grande número de fraudes onde proprietários indicavam motoristas que não tinha realmente infligido a lei, o Denatran mudou isso para dificultar fraudes.

4º Passo

Envie a notificação pelo correio para o endereço marcado na própria notificação. Transferir multa é gratuito, mas as cópias e a autenticação em cartório são por conta do proprietário.

O prazo para para transferir multa, segundo o Denatran, é de 15 dias após o recebimento da primeira notificação, alguns órgãos podem chegar a 30 dias, fique atento para não perder o prazo. Um pensamento comum e errado é que ao transferir multa, o proprietário do carro fica livre de pagar a multa. O valor recebido ainda precisa ser pago e no prazo indicado na primeira notificação do mesmo jeito. Somente os pontos passam para o nome e CNH do motorista infrator. Caso você perca sua primeira notificação, ou rasure o formulário dela, você deve procurar o órgão que expediu a multa e solicitar a segunda da via da mesma. Daí a importância em saber quem deu a multa.

Tem alguma dúvida, dica ou sugestão sobre como transferir multa? Deixe seu comentário aqui.

Faça um test drive sem custos e sem compromisso. Agende já!

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar