Por que não usar o tradutor online para o currículo

Para formular um currículo em inglês não é aconselhável o uso do tradutor online e para fazer uma boa apresentação sem cometer gafes basta seguir algumas regras básicas.

 

Por que não usar o tradutor online para o currículo
Pequenos erros podem levar os candidatos a ficarem de fora de uma seleção

O currículo é sem dúvida o cartão de visita de qualquer profissional em uma seleção de empregos e ter uma versão do documento em inglês pode aumentar as chances na corrida por uma nova oportunidade, já que demonstra flexibilidade do candidato para a realização de diversos trabalhos. Além disso, o profissional sairá à frente na disputa por cargos mais altos como de gerência ou diretoria que normalmente valorizam quem possui um bom conhecimento no idioma. Mas usar um tradutor online para passar o documento para inglês é uma ideia ruim.

Assim como no português os currículos traduzidos em outra língua precisam ser elaborados com cuidado, evitando erros gramaticais e de concordância, pois isso poderá manchar sua imagem perante os recrutadores. Sendo assim, caso você não possua um bom nível no idioma é importante procurar ajuda de um profissional ou de alguém que conheça bem a língua e nunca use o tradutor online, uma vez que não é confiável e costuma ter muitos erros.

Mas com algumas dicas praticas você poderá elaborar um bom currículo em inglês sem constrangimentos.

MELHORE
O SEU
CV COM 
UM CURSO
SUPERIOR
Comece já!

Erros mais comuns do tradutor online

Com a variedade e inúmeros programas de tradução disponíveis na internet, os erros se tornam cada vez mais comuns, o que pode excluir de vez um candidato da disputa por uma vaga.

Entre os mais corriqueiros estão:

Os deslizes no uso do Simple Past e do Present Perfect, o primeiro deve ser usado na descrição de uma atividade concluída, enquanto o Present Perfect, normalmente é utilizado para citar os cargos ocupados;

A má formulação das orações, o mais indicado é sempre manter a ordem direta das frases, ou seja, ‘sujeito’, ‘verbo’ e ‘objetivo’. Por exemplo, na frase: I worked for Hearns & Hearns International from 2004 to 2007, aqui o sujeito é I (eu), o verbo worked (trabalhei) e o restante da frase é o complemento;

E os textos muito longos, de acordo com a sócia diretora Outliers Language School, escola especializada em inglês profissional, o aconselhável é formular o currículo em blocos, destacando os dados pessoais sem muitos detalhes como números de documentos (RG, CPF, Carteira de motorista), já que não são necessários. Na seqüência coloque o objetivo e algumas características próprias sem se prolongar, por fim, incluía a formação e as experiências de maneira clara e concisa.

Gramática e pontuação

Outro motivo para não usar o tradutor online é porque o programa não considera as diferenças na pontuação de uma língua para a outra, o que torna o texto confuso e sem sentido, considerando que o que é vírgula em português se transforma em ponto final na língua inglesa.

As primeiras coisas que um recrutador vai olhar no seu currículo

Além disso, pequenos erros de digitação podem causar um estrago no currículo quando são traduzidos automaticamente, já que existem palavras muito parecidas no inglês, mas com significados completamente diferentes.

E para terminar, uma dica valiosa é nunca mentir o seu nível de inglês, isso irá deixá-lo constrangido caso seja pedido um teste ou realização de uma entrevista para avaliação de sua fluência. Porém, se está no nível básico ou intermediário, mas continua aperfeiçoando seja franco e mostre que é capaz de atender a demanda da empresa com suas habilidades e outras qualidades.

E lembre-se que mais importante do que um bom currículo em inglês e se manter sempre atualizado e afiado no idioma.

Fale inglês e tenha mais sucesso na sua carreira. Faça um teste e melhore o seu nível.

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar