Os melhores tipos de trabalho autônomo para investir

Com o aumento do desemprego, muitos abrem mão da CLT para dar início a uma carreira entre um dos melhores tipos de trabalho autônomo. Veja quais são eles.

Os melhores tipos de trabalho autônomo para investir
Responsabilidade e obrigações fiscais devem também ser avaliadas para tal independência

Diante dos índices crescentes de desemprego e uma dificuldade em retornar ao mercado de trabalho com a segurança e benefícios da CLT, muitos são os brasileiros que buscaram por reviravoltas nos planos de carreira, ingressando na modalidade de trabalho autônomo ou como profissionais liberais.

Com o benefício da liberdade e a flexibilidade total de horários, trabalhar de forma independente pede algumas ações em troca, com o senso de responsabilidade, iniciativa e dedicação dobrada – pelo menos até que se atinja um nível estável nestes novos moldes. Diante destas características, veja quais são os melhores tipos de trabalho autônomo para quem quer mudar de vida.

Tipos de trabalho autônomo para investir na carreira

Além de escolher o melhor tipo de trabalho autônomo para começar a investir nesse setor, é de extrema importância que o profissional atue dentro da legislação necessária para poder oferecer seus serviços e trabalhar dentro de seus próprios moldes.

Para isso, o profissional deverá inscrever-se no Cadastro de Contribuintes Mobiliários de seu município e também efetuar cadastro na Previdência Social para poder contribuir para o INSS e garantir a aposentadoria. Sobre seus rendimentos, atente-se para a necessidade de recolher o Imposto de Renda mensalmente e, se for o caso, cogite a possibilidade de abrir uma empresa; ser pessoa jurídica concede o benefício do CNPJ e emissão de Notas Fiscais.

No caso de faturamentos de até R$ 60 mil por ano, há a possibilidade de abrir uma empresa como MEI, isentando o trabalhador de uma série de impostos, aplicando uma taxa fixa de R$ 50 para manutenção mensal.

Ciente das obrigações, planeje seus custos iniciais e veja quais são os melhores tipos de trabalho autônomo para começar a faturar.

Construção Civil

Nesta modalidade estão inseridos carpinteiros, encanadores, eletricistas, pedreiros e demais prestadores de serviços indispensáveis para o setor da construção civil. Isento de oscilações do mercado, como é o caso de serviços que envolvem atividades secundárias, a moradia é bem essencial e, mesmo que seus serviços não sejam requisitados para novos empreendimentos, reparos e reformas são sempre frequentes.

Consultoria

Geralmente baseado em profissionais que deixaram seus empregos para atuar de forma independente, a consultoria pode ser dada de acordo com sua área de conhecimento, seja ela ligada à culinária, arquitetura, cuidados pessoais, gestão financeira, entre outras. Os serviços podem ser ofertados também através de um portal na internet, abrangendo consultoria empresarial, individual ou mesmo horários via teleconferência por um preço pré-estabelecido.

Esteticistas

Geralmente permitindo aos profissionais atuarem em suas casas ou pequenos salões, os esteticistas também são um tipo de trabalho autônomo que está sempre em alta – mesmo em tempos de crise. Portanto, manicures, cabeleireiros, depiladores, entre outros, podem atuar em meio período ou em tempo integral onde o contato pode começar através de clientes no próprio bairro e se expandir com o passar do tempo.

Escritores Freelancer

Entre os tipos de trabalho autônomo que exigem pouco ou nenhum investimento inicial, a carreira de escritor freelancer requer apenas o conhecimento e o gosto por passar horas sozinho. Seja em produção de conteúdo para internet, ghostwriters, revisores, tradutores ou diagramadores, esses profissionais estão sempre em busca de novas oportunidades e desafios.

Nesta modalidade, poucos são os que conseguem fazer fortuna ou estabelecer alguma fama com seus trabalhos, mas ainda com o básico é possível sustentar-se independentemente.

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Heloísa von Ah Heloísa von Ah

Formada em Comunicação em Computação Gráfica e Design de Games, é apaixonada pela profissão que exerce. Uma aficionada por tecnologia, gatos e cinema underground.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar