Trabalhar no Chile vale a pena? Conheça melhor o mercado do país

Trabalhar no Chile é uma das opções para quem deseja morar fora do país, principalmente, em um momento, no qual o desemprego está assustando.

 Trabalhar no Chile vale a pena? Conheça melhor o mercado do país
Entenda como fazer para trabalhar no Chile!

Trabalhar no Chile é uma das opções para quem deseja morar fora do país, principalmente, em um momento, no qual o desemprego está assustando os brasileiros. Na busca pela recolocação profissional, alguns brasileiros optam por países vizinhos aqui mesmo na América Latina. Entenda melhor como conseguir um emprego no Chile.

Como trabalhar no Chile

Como na maioria dos países, o caminho mais curto para se estabelecer no Chile é ir transferido do Brasil para lá. Se este não é o seu caso há um caminho a ser percorrido. Primeiro é preciso procurar um emprego, para tanto, ter o espanhol fluente, falado e escrito, é fundamental. Tendo este pré-requisito, o inglês também é um forte diferencial.

O próximo passo é buscar uma vaga. Você pode começar procurando na internet, aqui mesmo do Brasil. Para te ajudar existem alguns sites: Opcion Empleo, Zona Jobs, Compu Trabajo, entre outros. É importante lembrar que estamos falando de um país bem menor que o Brasil e consequentemente com um número reduzido de oportunidades.

De acordo com site Mundo das Tribos, são mais de três mil vagas disponíveis no país nas áreas de informática e telecomunicações. Ainda segundo o mesmo site, o governo chileno está investindo em tecnologia e até 2020 as oportunidades devem crescer ainda mais. Mas, além de TI, as áreas ligadas à engenharia e turismo também merecem destaque.

APRENDA
INGLÊS
E GANHE O MUNDO
comece já a estudar

Outro aspecto importante neste processo é o visto de trabalho. Para conseguir o visto, os brasileiros devem enviar toda a documentação por correio ao departamento de imigração e seguir as indicações do consulado. Veja todo o processo no site do Departamento de Extranjería y Migración de Chile

Vale a pena?

O Chile é conhecido pelas belas paisagens e suas encantadoras e deliciosas vinícolas, mas será que vale a pena mudar para lá?

Economia e Emprego

Primeiro é preciso entender que ao  decidir trabalhar no Chile, você passará a viver de acordo com as leis trabalhistas locais: No Chile não há registro em carteira, eles costumam trabalhar com contrato de emprego; não há também os 30 dias de férias aos quais estamos acostumados, são apenas 15 dias úteis; outra diferença é a ausência de décimo terceiro. Então, esteja preparado!
A economia chilena também passa por um período de crise e, consequentemente, houve aumento no desemprego, que chega a 7% em 2016, como demonstrado no site do Santander Trade.

Custo de vida

Santiago do Chile, a capital do país, é considerada uma das capitais mais econômicas do mundo, no entanto, é a sexta mais cara da América Latina. Possui excelente infraestrutura interna e para moradia é possível encontrar opções para todos os bolsos. O salário mínimo no país é de 241 mil pesos, o equivalente a 1.248 reais. Enquanto no Brasil, o salário mínimo federal gira em torno de 880 reais (podendo variar entre estados).

Clima

O Chile possui 4.300 quilômetros de comprimento, tendo assim, um clima bastante variado, indo desde o deserto do Atacama, o mais seco do mundo, passando por regiões com clima mediterrâneo, indo até a presença de geleiras, fiordes e lagos, como na Patagônia, por exemplo. De modo geral, o país possui um clima bem mais ameno que o Brasil, exigindo certa adaptação.

Aumente as suas oportunidades profissionais com o curso certo. Confira essa oportunidade!

Veja também

Gostou? Compartilhe!
Mariana Haas Mariana Haas

Formada em Jornalismo pelo Mackenzie e pós-graduada pela Faculdade Cásper Líbero, tenho dez anos de experiência em redação e assessoria de imprensa.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar