Trabalhar na Noruega é opção para quem quer qualidade de vida

Tem vontade de morar no exterior? Confira no artigo quais são as melhores áreas para trabalhar na Noruega e se é fácil conseguir trabalho no país.

Trabalhar na Noruega é opção para quem quer qualidade de vida
Saiba quais são as melhores áreas para conseguir emprego na Noruega

A Noruega é um dos países com melhor qualidade de vida no mundo. Segundo o índice da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) de 2016, o país é o 4º melhor para se viver, atrás somente da Austrália, Suécia e Canadá. Mas e em relação à empregabilidade, há muitas vagas disponíveis para trabalhar na Noruega? Veja as melhores áreas para se conseguir um emprego no país.

Como tirar passaporte - Passo a Passo

É fácil trabalhar na Noruega?

Não, não é fácil. O país possui taxa de desemprego muito baixa quando comparada com o restante dos países europeus, apenas 4,1% da população se encontra desempregada. A capital Oslo possui uma das taxas de desemprego mais baixas do país, sendo, por isso, um dos locais mais fáceis para encontrar trabalho na Noruega, mas isso não quer dizer que é só fazer as malas e conquistar um emprego.

A mão de obra que é mais requisitada na Noruega é altamente qualificada e especializada, e é preciso ter fluência em línguas. O inglês é imprescindível, e não é um inglês intermediário, é avançado/fluente e muitas empresas – especialmente na área de TI, a que mais demanda profissionais – exigem ou dão preferência a quem fala norueguês.

Faça um empréstimo online em 3 minutos!

No que é possível trabalhar na Noruega em 2016?

As vagas de trabalho disponíveis na Noruega são para diversas áreas diferentes. O mercado está aquecido principalmente para as áreas de Tecnologia da Informação,  Logística, Transportes, Engenharias ligadas à Indústria, Construção e Mecânica,  Administração e Finanças. A área de saúde também tem tido crescimento na demanda de profissionais, há vagas para médicos de áreas específicas e enfermeiros. Cultura, esportes, lazer e educação também são áreas em expansão e demandam profissionais qualificados e experientes.

Em 2014, o site oficial do governo norueguês publicou sobre a escassez de mão de obra no país, com déficit estimado de 14 mil profissionais. Hoje a situação está mais controlada, mas ainda faltam profissionais na Noruega, principalmente nas áreas de perfuração, automação, mecânica, mecatrônica e hidráulica.

Passo a passo para sair do Brasil legalmente

Visto e aceitação dos estrangeiros

Ser um imigrante na Noruega não é tarefa fácil. Muitos brasileiros que vivem por lá relatam dificuldades de se integrar à comunidade norueguesa, sendo mais comum fazerem amizades e estabeleceram laços sociais com outros estrangeiros. Existem até um Centro Contra o Racismo no país, para evitar a xenofobia. A vitória da premier Erna Solberg, parte do Partido Conservador norueguês, de centro-direita, favoreceu as políticas anti-imigração. Por exemplo: o novo regime para a imigração definiu a idade mínima de 24 anos para que um imigrante que viva no país possa formar família com um cidadão norueguês. Está prevista igualmente uma maior diferenciação entre os pedidos de asilo, o que acaba por ser, segundo o jornal The Guardian, uma forma de facilitar a deportação.

Com essa nova política de imigração, os vistos de residência e trabalho que antes não demoravam muito, têm sido mais lentos e também aumentou o número de deportados no país. Não queremos desencorajar quem tem vontade de morar e trabalhar na Noruega, há muitos estrangeiros que vivem no país e adoram a vida que têm, só queremos alertar que nem tudo é tão simples como parece.

10 trabalhos para quem quer viajar pelo mundo

O orgão responsável por analisar os pedidos de visto é o UDI (Utlendingsdirektoratet). Verifique no site as condições para adquirir um visto para trabalhar na Noruega. Quem possui cidadania noruguesa ou europeia tem facilidades para morar no país.

Sites de emprego

Quem quer buscar vagas de emprego para trabalhar na Noruega pode conferir aqui os mais indicados:

Ganhe um tablet para aprender inglês onde quiser.


Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Ana Luiza Fernandes Ana Luiza Fernandes

Ana Luiza Fernandes é brasileira, natural de Minas Gerais, formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo e hoje cursa Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Porto, Portugal. Possui trabalhos na área de Jornalismo Cultural, Fotografia, Documentário e Assessoria de Imprensa e é apaixonada pela profissão desde criança.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar