O que é preciso para trabalhar na Alemanha

Com preferência para profissionais altamente qualificados, veja quais são os requisitos e oportunidades para trabalhar na Alemanha legalmente:

O que é preciso para trabalhar na Alemanha
Profissionais altamente qualificados têm a preferência do governo alemão

Sendo o país com umas das mais fortes economias do continente europeu e um alto nível de qualidade de vida, isso faz com que muitos considerem a possibilidade de trabalhar na Alemanha como umas das primeiras opções quando se pensa em imigrar.

De fato, a Alemanha é considerado um país muito atrativo para trabalhadores imigrantes por sua política de atração de mão de obra qualificada, mesmo que não seja totalmente aberta e tenha uma série de rígidos requisitos para a entrada e permanência no país, a Alemanha vem realizando diversas reformas a fim de facilitar a entrada de profissionais com alto grau de qualificação profissional, sendo essa a maior exigência da potência europeia.

Passo a passo para sair do Brasil legalmente

Trabalhar na Alemanha sem falar alemão

A língua pode ser uma grande barreira para quem pensa em trabalhar na Alemanha, uma vez que as modalidades de vistos e autorizações de trabalho exigem um nível mínimo aceitável em fluência do idioma Alemão. Há quem pense que tendo um bom domínio do inglês já será o suficiente e realmente a língua inglesa é bem difundida nas capitais alemãs, porém, ele costuma ser considerado como uma segunda língua que tem muito a acrescentar no currículo, mas não é bem visto como único meio de comunicação na ausência do Alemão.

Investir no aprendizado e fluência do Alemão é fundamental na busca por uma colocação profissional; algumas vagas que lhe permitem conquistar o visto de permanência no país são de grande concorrência, exigindo um excelente nível de proficiência no idioma para obter o destaque desejado.

APRENDA
INGLÊS
E GANHE O MUNDO
comece já a estudar

Visto de trabalho

A Alemanha tem uma das melhores políticas para a entrada de profissionais altamente qualificados, sendo cerca de 8% da população alemã composta por estrangeiros (sendo estes cerca de 8 milhões). Quanto aos cargos disponíveis, existe uma certa carência de profissionais qualificados ema algumas áreas como Engenharia, Matemática, TI, Ciências Naturais e Medicina, mas quando falamos nessa carência estamos nos referindo a profissionais altamente qualificados de modo que, normalmente, para se concorrer a essas vagas e a um visto de trabalho é preciso ao menos um bacharelado.

Para os profissionais que atendam esse requisito acadêmico é possível fazer o reconhecimento do diploma - como fator obrigatório - e obter do governo alemão um visto provisório com validade de 6 meses, prazo referido ao período disponível para que encontre um trabalho. É importante saber que, para obter o visto é preciso comprovar meios de subsistência durante esse período.

Assim que o candidato consiga um emprego, este poderá dar entrada no cartão azul da União Europeia, dando-lhe o direito de trabalhar e viver no país. Entretanto, existe uma regra de ganho mínimo para que a aplicação ao visto seja concretizada, sendo os rendimentos anuais de €47.600 (para profissionais considerados em falta no mercado esse valor pode descer a € 37.128).

É possível conseguir um visto para trabalhar na Alemanha também através de uma proposta proveniente de empresas alemãs. Nesse caso, a própria empresa dará entrada no visto do trabalhador, devendo ela também comprovar ao governo que não foi possível encontrar tal profissional em meio a nenhum cidadão alemão com as mesmas qualificações para a vaga, o que pode ser complicado em um país com alto índice de escolaridade e de qualificação profissional.

Sites de emprego

Uma boa maneira de avaliar as possibilidades em se conquistar uma vaga para trabalhar na Alemanha é pesquisar por vagas disponíveis no país e, caso alguma se encaixe em seu perfil profissional, o próximo passo é entrar em contato com a empresa. Aqui vamos dar alguns exemplos de sites para consultar vagas abertas no mercado Alemão.

Stepstone – O Stepstone disponibiliza vagas por vários países incluindo a Alemanha, contando em território alemão com um acervo de quase 60 mil vagas de trabalhos disponíveis em diversos setores econômicos.

Bundesagentur fur Arbeit – O Bundesagentur é um site alemão que conta com outras milhares de vagas, bem como o perfil de diversas empresas e empregadores.

Make it in German – O site Make it German é focado para vagas de profissionais bem qualificados, porém é possível executar buscas por vagas como trainee e até mesmo vagas de estudo.

Aumente as suas oportunidades profissionais com o curso certo. Confira essa oportunidade!

Veja também: 

Gostou? Compartilhe!
Heloísa von Ah Heloísa von Ah

Formada em Comunicação em Computação Gráfica e Design de Games, é apaixonada pela profissão que exerce. Uma aficionada por tecnologia, gatos e cinema underground.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar