Por que você deve trabalhar e estudar ao mesmo tempo

Trabalhar e estudar ao mesmo tempo trás diversas vantagens ao estudante, veja quais são elas.

Por que você deve trabalhar e estudar ao mesmo tempo
Independência financeira, carreira sólida e networking são apenas algumas das vantagens.

Para alguns uma escolha; para outros, uma obrigação. Tanto pela necessidade de arcar com os custos dos próprios estudos quanto para agregar uma experiência profissional concomitante ao curso, trabalhar e estudar apresenta muitos benefícios. Com disciplina, rotina e foco nos seus objetivos, conciliar as duas tarefas pode ser muito positivo e render bons frutos durante e após a formação.

Quais as vantagens de trabalhar e estudar ao mesmo tempo?

Ainda que este seja um período desgastante, onde o trabalhar e estudar represente abrir mão de regalias pessoais e horas de sono, as vantagens vão muito além de linhas acrescidas no currículo. Veja o que é possível extrair dessa oportunidade de aprendizado e crescimento.

5 modelos de currículo para baixar e preencher

Carreira Sólida

Entre as principais vantagens que trabalhar e estudar trazem aos que precisam lidar com as duas atividades é possibilidade de chegar à formação com experiência profissional relevante. Com isso, caso não opte por continuar na mesma empresa, muitas portas podem se abrir no âmbito profissional, pois diversos contratantes veem grandes potenciais nestes perfis. Características como senso de responsabilidade, maturidade e comprometimento também são atribuídos a esses estudantes que já carregam no currículo alguma bagagem profissional.

Independência Financeira

Seja em tempo inteiro, um part-time ou apenas um estágio, a possibilidade de ser remunerado neste período de tantas despesas aparece como a situação ideal para passar essa fase da vida sem dívidas e com toda a propriedade em assumir a responsabilidade sobre suas decisões e aquisições. Muitas vezes, pode-se até aliviar o fardo dos pais com relação ao pagamento das mensalidades do curso.

MELHORE
O SEU
CV COM 
UM CURSO
SUPERIOR
Comece já!

Responsabilidade

Organizar seus horários, obter bom proveito em ambas atividades, manter seu foco em prioridades e conciliar todos os seus afazeres pessoais mesmo com a vida acadêmica e profissional tomando 90% de seu tempo livre; passar por esse período agrega imenso senso de responsabilidade, autoconhecimento e aflora virtudes que muitos nem pensavam existir.

Networking

Outra grande vantagem de trabalhar e estudar ao mesmo tempo é a quantidade – e variedade – de contatos que o estudante estará convivendo. Na universidade, indivíduos de todas as áreas, localidades e interesses estão disponíveis para troca de experiências, informações e oportunidades. Já no campo profissional, as portas para um funcionário empenhado, responsável e comprometido estarão sempre abertas e uma indicação será sempre bem vinda quando solicitada.

As competências e habilidades mais procuradas nos currículos

Maturidade

Em conjunto com todos os tópicos anteriores, o estudante que constrói uma vida profissional concomitante a acadêmica conclui o processo muito mais maduro e preparado para o mercado de trabalho. Além da responsabilidade com seus próprios rendimentos, horários, prioridades e abdicação de prazeres, o formando reuniu contatos, ganhou confianças, incrementou seu currículo (tanto pela nova formação quanto pela experiência profissional) e tornou-se mais preparado para enfrentar a realidade do mercado de trabalho; uma vez que já está habituado a ele.

Fale inglês e tenha mais sucesso na sua carreira. Faça um teste e melhore o seu nível.

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Heloísa von Ah Heloísa von Ah

Formada em Comunicação em Computação Gráfica e Design de Games, é apaixonada pela profissão que exerce. Uma aficionada por tecnologia, gatos e cinema underground.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar