Conheça o Torrent e saiba como funciona

Torrent é uma das formas mais novas e eficientes de download, e hoje vamos explicar o que é e como funciona.

Conheça o Torrent e saiba como funciona
Qual programa de Torrent é o seu favorito?

O compartilhamento de arquivos via download começou na década de 90 através dos protocolos HTTP e FTP, disponibilizados em sites como o Baixaki. Depois surgiram os downloads via P2P, popularizados através de sites como Kazaa e Emule, e o Torrent é o mais recente que surgiu. Hoje vamos explicar o que é Torrent e como ele funciona.

O que é Torrent

O Torrent surgiu para suprir a necessidade de compartilhar músicas, vídeos, imagens e outros tipos de arquivos de forma mais rápida e com maior integridade pela internet. Nele há um tipo de servidor, conhecido como Tracker, que garante maior velocidade de transferiria de arquivos. Para um arquivo de Torrent continuar ativo ele tem que estar sendo compartilhado, mas isso varia muito do interesse das pessoas que possuem o arquivo em mantê-los disponíveis para download ou não.

No Torrent há também um sistema de reputação que garante maiores velocidades de transferência, quanto mais arquivos você compartilhar mais você pode baixar. É quase impossível de se imaginar que em 20 de dezembro de 2003 foi criado um arquivo Torrent para a versão em arte ASCII do filme Matrix e ele ainda continua ativo! Esse é o Torrent mais velho do mundo, com 12 anos de idade.

Entretanto, a maioria dos Torrents acabam morrendo por falta de seeds depois que as pessoas perdem o interesse neles. Já vamos explicar o que é seed e como funciona o torrent funciona.

garanta já a sua internet rápida e barata

Como funciona

Primeiro você baixa um arquivo de Torrent em algum site da internet. Esse item terá informações sobre o Tracker e os arquivos que serão baixados. Depois você terá que abrir o arquivo no programa Torrent, nesse momento iniciará a comunicação entre o servidor e os arquivos serão criados no seu HD. O programa do Torrent se comunica com Tracker para verificar quais os computadores que possuem os arquivos completos e estão disponíveis, e só a partir daí que o download começa, só após o seu computador tiver se comunicado com os outros computadores.

O Tracker sempre permanece atuando na conexão para melhorar a velocidade do download e indicar de quais maquinas você pode baixar o arquivo. Vários segmentos de um arquivo são baixados ao mesmo tempo. Quando o seu computador já tem parte do arquivo disponível ela começa a compartilha-lo também para que outras pessoas possam baixar o arquivo o quanto, e quando o seu download estiver completo seu computador se torna parte do seed, que são as pessoas que possuem os arquivos completos.

E lembre-se, quanto mais você compartilhar mais você pode baixar. Geralmente, arquivos mais populares são baixados mais rápidos, por possuem mais seeds, já arquivos mais raros demoram mais para baixar.

E você costuma baixar arquivos via Torrent? Ainda tem alguma dúvida sobre como o Torrent funciona? Deixe seu comentário aqui embaixo.

Encontre a solução de banda larga com melhor custo-benefício. Confira!


Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar