Saiba o que é mais difícil no teste TOEFL e como se preparar

Requisito básico para o ingresso em diversas instituições de ensino e empresas no exterior, conheça as características e rigidez do exame de proficiência TOEFL.

Saiba o que é mais difícil no teste TOEFL e como se preparar
Veja o que é necessário para se obter um bom resultado neste exame de proficiência

Aqueles que procuram iniciar alguma atividade acadêmicas ou mesmo suas carreiras no exterior já estão acostumados em ouvir sobre o teste TOEFL como requisito básico para o ingresso. Parte integrante de um dos mais importantes testes de proficiência em língua inglesa do mundo, o TOEFL é reconhecido e usado como um rigoroso parâmetro de avaliação em mais de 130 países, tanto por agências quanto pelas mais de 9 mil instituições de ensino superior que o aceitam para o ingresso do candidato.

TOEFL: como funciona

Realizado de maneira completamente online em um centro aplicador autorizado, o TOEFL mede o desempenho final do candidato em uma escala de notas que vai de 0 a 120, onde 61 é a pontuação mínima exigida pela instituição aplicadora para que este seja validado. É importante lembrar que a maioria das instituições de ensino superior costumam pedir notas acima de 90 pontos; quando se tratam de escolas mundialmente renomadas como Harvard, Columbia e Yale, por exemplo, a exigência de desempenho na prova pode ser superior a 100 pontos.

Em seu método de avaliação, o TOEFL é composto por quatro partes, sendo elas o reading, listening, writing e speaking, as quais visam avaliar as habilidades dos candidatos como um todo em interpretação e estruturação da língua. Para realizar o exame é necessário pagar uma taxa, a qual pode variar de acordo com o país onde este será feito e também podendo oscilar entre cidades. No Brasil, o custo médio é de $215 para diversas regiões, as quais podem ser consultadas juntamente com outras informações neste link.

Listening

Considerada a etapa mais difícil na opinião dos candidatos, o inglês é de influência americana, e a maior dificuldade relatada é pelo fato exigir muita atenção aos ouvidos e familiaridade com sotaques e conversas. O Listening é tocado apenas uma vez, requerendo assim extrema concentração para que a questão seja compreendida por completo. O teste é apresentado em questões de múltipla escolha.

Reading

A parte textual de leitura é formulada em trechos de formatos bem acadêmicos, aliados ao vocabulário bem colocado dentro dos contextos. Segundo os candidatos que já passaram pelo TOEFL, esta é uma das etapas mais simples de serem resolvidas, mas o controle do tempo para responder às questões ainda é um ponto importante para se focar.

Black Week English Live Neste Natal, ganhe um tablet para aprender inglês

Writing

A parte de estruturação escrita é composta de duas redações, com o objetivo de analisar o conhecimento gramatical e sua habilidade em organizar ideias com clareza.
A primeira redação envolve reading e listening, onde o candidato tem de ler um curto texto e ouvir um pequeno áudio; com isso ele deve elaborar um texto onde responda o que as duas partes adicionam entre si. Todo o conteúdo necessário para a produção do texto estará disponível nos materiais fornecidos.

A segunda redação é um pouco mais complexa e nela o candidato deve expressar sua opinião. A opinião em si não é avaliada, mas serve como meio de averiguar a capacidade em organização de ideias e coerência.

Speaking

Esta etapa é realizada através de uma entrevista feita com gravações, onde a dificuldade relatada pelos candidatos está justamente no fato desta ser impessoal, o que exige mais treino.

O candidato é apresentado a algumas questões e suas respostas são gravadas para, posteriormente, serem ouvidas por avaliadores. Nelas, algumas capacidades como comparativos e discourse markers serão levadas em consideração; quanto melhor forem apresentadas estas habilidades, melhor será a nota atribuída. Usar linguagem mais formal e estruturas gramaticais avançadas também são fatores que podem contribuir para uma melhor pontuação.

O IELTS é mais fácil que o TOEFL? Veja a diferença

Treino para o exame

Quem pretende realizar o TOEFL pode se preparar para o teste com diversos manuais preparatórios disponibilizados online (sendo estes oficiais e pagos), neles é possível encontrar perguntas de exemplo e técnicas para lhe auxiliar em um bom resultado. Alguns portais gratuitos como o Exame English também permitem ao candidato ter uma breve experiência sobre as questões que costumam ser aplicadas no exame, bem como ter ciência sobre seu desempenho em cada um dos níveis abordados.

Ganhe um tablet para aprender inglês onde quiser.

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Heloísa von Ah Heloísa von Ah

Formada em Comunicação em Computação Gráfica e Design de Games, é apaixonada pela profissão que exerce. Uma aficionada por tecnologia, gatos e cinema underground.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar