Como tirar carteira de trabalho e quais os documentos necessários

É importante tirar a Carteira de Trabalho, pois os registros garantem ao trabalhador os direitos como a aposentadoria, o seguro-desemprego e o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).

Como tirar carteira de trabalho e quais os documentos necessários
Saiba o passo a passo para emissão do documento

A Carteira de Trabalho é o documento que registra as atividades do trabalhador brasileiro contratado por meio da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). Os registros feitos são, por exemplo, data de admissão, tempo do vínculo empregatício, salário, pagamento do seguro-desemprego etc.

Poderão tirar a carteira de trabalho brasileiros natos ou naturalizados, a partir dos 14 anos, já que a legislação trabalhista prevê a possibilidade de contrato de aprendizes a partir dessa idade. Há também a possibilidade de se solicitar uma Carteira de Trabalho para Estrangeiros.

MELHORE
O SEU
CV COM 
UM CURSO
SUPERIOR
Comece já!

Documentos para tirar carteira de trabalho

A Carteira de Trabalho poderá ser emitida gratuitamente nas sedes da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego e nos postos de atendimento ao trabalhador (PAT) dos municípios. Há também em cada estado do país, os locais conveniados com o MTE (Ministério do Trabalho e Emprego).

Para quem pretende tirar o documento, o ideal é fazer um agendamento prévio devido à alta procura pela prestação do serviço. Para isso, basta entrar em contato com o posto com antecedência e verificar as datas disponíveis.

Emissão da 1ª via e prazos

Para a emissão da 1ª via da Carteira de Trabalho são necessários os seguintes documentos:

  • Comprovante de residência;
  • Documento de identificação original;
  • CPF;
  • Comprovação de estado civil ou Certidão de Casamento;
  • 1 foto 3×4 .

O prazo para entrega da Carteira de Trabalho varia de acordo com a cidade e local. No Poupatempo, por exemplo, a entrega é imediata. Já em outros locais, o cidadão deverá voltar alguns dias após a solicitação e retirar a CTPS, com apresentação do protocolo e documento de identidade.

Como fazer a recuperação de registros antigos e emitir 2ª via

Em caso de perda, furto ou roubo da sua Carteira de Trabalho você deverá fazer o Boletim de ocorrência em qualquer delegacia. Nesses casos poderá solicitar a 2ª via de sua Carteira de Trabalho nos mesmos locais onde se solicita a 1ª via, ou ainda se a carteira estiver em mau estado de conservação.

Entenda como funciona o pagamento do décimo terceiro

É preciso levar os mesmos documentos apresentados na solicitação da primeira via, além de um documento que comprove o número da Carteira de Trabalho anterior (Ex. cópia da ficha de registro de empregado com carimbo do CGC/CNPJ da empresa, termo de rescisão, extrato de PIS ou FGTS).

O trabalhador que teve seu documento extraviado, o qual continha dados de registros de contratos de trabalho anteriores, deve dirigir-se a um posto de atendimento das Superintendências regionais do Trabalho para recuperar os registros, que são obtidos através do CAGED – Cadastro Geral de Empregados e Empregadores e da RAIS – Relação Anual de Informações Sociais.

Fale inglês e tenha mais sucesso na sua carreira. Faça um teste e melhore o seu nível.

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar