Os tipos de sociedades empresariais do Brasil

Aprenda a diferenciar alguns tipos de sociedades empresariais disponíveis na legislação brasileira e identificar o modelo do seu negócio.

Os tipos de sociedades empresariais do Brasil
Saiba em qual categoria se encaixa o seu negócio

Todo empreendedor que deseja abrir um negócio deve pesquisar sobre os tipos de sociedades empresariais que existem e são aceitas legalmente no Brasil. É preciso saber as diferenças entre esses tipos de sociedades ara evitar cadastrar o seu negócio na categoria errada, o que pode gerar grandes problemas judiciais.

Tipos de sociedades empresariais no país

Segundo os sites do Governo Federal e do SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), há duas categorias principais de sociedades empresariais, a Sociedade Simples e a Sociedade Empresária. Cada uma delas tem especifidades diferentes. Veja quais são elas e encontre a que mais se encaixa ao seu negócio.

Sociedade Simples

Profissionais liberais e prestadores de serviço que são consideradas atividades intelectuais (científicas, literárias e artísticas), se enquadram nesse tipo de sociedade chamada simples. Um advogado, por exemplo, entra nessa categoria, assim como médicos, artistas, escritores, entre outros profissionais.

DESCUBRA A CONTA BANCÁRIA SOB MEDIDA PARA O SEU NEGÓCIOsaiba mais

Sociedade Empresária

Nessa categoria há a sociedade entre pessoas (sócios), que exercem atividades diferentes dentro de uma mesma empresa. A Sociedade Empresária tem algumas subdivisões dentro da sua categoria. O empreendedor deve estar atento para escolher a correta. São elas:

  • Sociedade em Nome Coletivo

Apenas pessoas físicas fazem parte dessa titularidade. Os sócios respondem pelas dívidas da empresa e podem limitar algumas funções entre si. O administrador do negócio deve ser, obrigatoriamente, um dos sócios, e não é permitido usar quotas da sociedade no pagamento de qualquer dívida particular. O contrato é de firma comercial, por isso o nome do empreendimento sempre leva o nome de um ou mais sócios + a expressão “& Companhia” ou “& Cia”.

  • Sociedade Limitada

Na Sociedade Limitada, cada função dos sócios é diferente uma da outra e que varia conforme as quotas de cada um. Basicamente, a responsabilidade de cada sócio depende apenas do valor do capital social e é mais indicado para negócios pequenos. A administração também é feita pelos próprios empresários.

Como abrir uma microempresa: passo a passo

  • Sociedade Anônima

Uma empresa que faz parte desse tipo de sociedade (S/A), de fato, uma companhia capital é dividido em ações. Ela precisa ter pelo menos 7 sócios – acionistas – tanto em capital aberto (podem ser negociadas na Bolsa de Valores), quanto em capital fechado (não podem ser negociadas). Essas ações delimitam o papel de cada sócio dentro do negócio e o quanto eles têm voz ativa.

  • Sociedade em Comandita Simples

Os sócios podem ser comanditados (atividades solidárias e pessoas físicas) ou comanditários (separados pelo valor de cada quota). Ela é mais abrangente quanto a participação dos sócios, que podem ter responsabilidades ilimitadas ou não. Nesse tipo de sociedade, a gerência só pode ser realizadas pelos sócios que possuírem essa permissão.

 Encontre a melhor solução de conta bancária para o seu negócio. Veja aqui! 

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar