Os tipos de negócios que mais têm sucesso no Brasil

Saiba quais foram os tipos de negócios com maiores índices de sobrevivência nos últimos anos e que continuam sendo promessa de rentabilidade para os próximos.

Os tipos de negócios que mais têm sucesso no Brasil
Quais tipos de negócios são mais rentáveis e sobrevivem mais tempo?

ECONOMIZE NOS SERVIÇOS DA SUA CONTA BANCÁRIA saiba como

Durante muitos anos, a taxa de sobrevivência das pequenas empresas brasileiras era assustadoramente baixa pois, independente de quais tipos de negócios fossem criados, nem 30% deles sobreviviam aos primeiros 2 anos. Porém, segundo estudo realizado pelo Sebrae sobre o tema, a média nacional de sobrevivência chegou a 75,6% em 2010. 

O relatório de sobrevivência mediu empresas abertas em 2007 e que tinham informações atualizadas em 2010 na Receita Federal, apresentando taxas superiores às de 2005 e 2006. Como conclusão, apenas duas em cada dez empresas criadas em 2007 não completaram dois anos.

Apesar de o índice de sobrevivência ser apenas um dos indicadores de sucesso para pequenas empresas, o fato é que os empresários brasileiros estão a cada ano com melhores planos de negócio e estratégias para superar o período crítico dos dois primeiros anos.

Mais preparados, com melhores níveis de escolaridade e com as facilidades apresentadas com a reforma tributária – com o Supersimples, por exemplo – os empreendedores estão a cada vez mais próximos do sucesso, atentos às necessidades básicas do consumidor e aos segmentos em alta.

Os tipos de negócio que mais dão certo no Brasil

Saiba quais foram os tipos de negócios com maiores índices de sobrevivência nos últimos anos e que continuam sendo promessa de rentabilidade para os próximos.

Os 6 melhores investimentos a curto prazo para fazer em 2016

1. Instrumentos musicais

tiposdenegocioqedaocerto


Supreendentemente com a melhor taxa de sobrevivência, o comércio de instrumentos musicais chegou aos 89% de sucesso após dois anos desde sua inauguração, sendo o número de lojas criadas neste segmento ao início da pesquisa – em 2007 – o de 314.

2. Equipamentos de informática

Com o aumento exponencial no uso de computadores no Brasil, as fábricas de circuitos integrados, microchips e aplicação de tecnologias especializadas possuem uma média de 86% de chances de sucesso, permanecendo rentáveis após os dois primeiros anos “decisivos” ao abrir um negócio.

3. Materiais elétricos

Com cerca de 1892 empresas abertas em 2007, o comércio de material elétrico teve a espantosa taxa de sobrevivência de 86%, ou seja, desta quantia, apenas 265 empresas fecharam em um prazo de dois anos. Esta atividade cresce principalmente com o aumento de obras e reformas no país. 

4. Produtos farmacêuticos (uso humano e veterinário)

Como consequência do aumento nas vendas de produtos cosméticos e com a evolução do mercado pet, a ascensão dos produtos farmacêuticos para humanos e animais fez com que este fosse um investimento rentável e garantisse a competição com 86% de sucesso.

As características que você precisa ter para abrir um negócio

5. Reciclagem

tiposdenegocioqedaocerto


Existem empresas especializadas que lidam com resíduos, seja papel ou metal, e lucram com isso. Em 2007, foram constituídas 1.233 empresas e a taxa de sobrevivência foi de 76% de acordo com o estudo. A reciclagem de resíduos, como plástico, vidro e alumínio, é um dos setores destacados como tendências de negócios para 2015. Com a maior preocupação dos consumidores com o meio ambiente, negócios atuantes nesse ramo tendem a ganhar visibilidade.

6. Manutenção de Motocicletas e Automóveis

Neste segmento, estão as empresas que oferecem atividades de manutenção e reparação de veículos automotores e motocicletas. Em 2007, foram abertas 8.824 empresas e 79% sobreviveram. Empresas de vendas no atacado e no varejo de itens como pneus e baterias também se mostraram promissoras, com taxa de sobrevivência de 82%, trabalhando, geralmente, com peças e acessórios.

Após anos de alta demanda, o ritmo de compra desses meios de transporte caiu e, em tempos de baixo crescimento econômico, as pessoas costumam preferir consertos à troca do bem por um novo, tornando o reparo de veículos automotores e motocicletas um dos tipos de negócios mais rentáveis pelos próximos anos. 

7. Produtos têxteis e Confecções de roupas

Entre os melhores colocados no estudo, a taxa de sobrevivência da indústria têxtil foi de 84% em 2010. Estão nesta categoria fabricantes que preparam as fibras têxteis, a fiação e a tecelagem.

Além dos têxteis, a confecção e o comércio de roupas é uma atividade com grande participação de micro e pequenos negócios, permanecendo rentável pelos próximos anos. Ligado a uma necessidade básica da população, tende a se manter em alta, mesmo com baixo crescimento da economia.

As franquias para ganhar dinheiro mesmo com a crise

8. Artigos de óptica

Com faturamento proveniente tanto por lentes de grau ou sol, o setor deve se manter em crescimento nos próximos anos. Faturando mais de 24 bilhões de reais ao ano, a indústria sobrevive com 84% de sucesso.

9. Construção Civil e Incorporação Imobiliária

tiposdenegocioqedaocerto


Com a demanda cada vez mais crescente pelos imóveis próprios, as empresas de construção de edifícios, de compra e venda de imóveis e de serviços de arquitetura apresentaram taxa de 84% de sucesso em 2010. 

Negócios ligados à construção civil devem continuar em alta em 2015, assim como as vendas de tintas e materiais para pinturas e os serviços de instalações elétricas, sanitárias, hidráulicas e de gás. Os segmentos em questão são alavancadas pelo aumento de obras e reformas no país nos últimos anos. 

10. Ferragens e ferramentas

QUER INICIAR O SEU PRÓPRIO NEGÓCIO?
Cadastre-se e receba as melhores dicas, informações e oportunidades para investir no negócio próprio.

Aliada aos negócios relacionados à construção civil, a venda de ferragens para construção e ferramentas, como martelos e chaves de fenda, apresentou taxa de sobrevivência de 83%. 

11. Máquinas para uso agropecuário

Nesta modalidade estão incluídos itens no atacado como arados, tratores, cortadores de grama e maquinário para avicultura e apicultura, sendo um dos tipos de negócios neste ramo o aluguel destes equipamentos em áreas rurais. A taxa de sobrevivência em 2010 foi de 83%, se mantendo em alta.

12. Produtos de borracha e plástico

Com exceção de roupas e sapatos, estes tipos de negócios tiveram um índice de sucesso de 82%. Incluem nos segmentos mais rentáveis os de embalagens plásticas diversas.

13. Cosméticos, perfumaria, higiene pessoal e serviços estéticos

Como o terceiro maior mercado global de produtos do gênero, o Brasil gasta cerca de 42 bilhões de dólares no setor. Com taxa de sobrevivência de 79% - alto índice de sucesso, se considerados os 5.906 comércios abertos em 2007 – salões de cabeleireiro, serviços de estética e lojas de cosméticos são negócios que devem se manter em alta em 2015.

14. Artigos recreativos

Com uma taxa de sobrevivência no mercado de 82%, se encaixam na categoria as vendas de brinquedos, bicicletas e aparelhos de ginástica. Como exemplo de sucesso, o mercado de brinquedos fatura, sozinho, o equivalente a 4 bilhões de reais ao ano no Brasil.

15. Instalações hidráulicas (ventilação e refrigeração)

Ainda relacionados ao setor de construção civil, esta foi a atividade com uma das melhores taxas de sucesso em um prazo de dois anos, com 82%. Nesta categoria estão inseridos, por exemplo, os sistemas de aquecimento, ligação de gás e tubulações de vapor.

Ainda dá tempo de começar um negócio em 2016

16. Joias, relógios, bijuterias e semijoias

Contabilizando de mais de 4 bilhões de dólares e cerca de 14 mil empresas estabelecidas, o mercado brasileiro de joias e relógios inclui peças em ouro e metais preciosos e apresentou 83% de taxa de sobrevivência. As bijuterias ficaram de fora desta categoria, porém, elas e as semijoias estão apontadas como um dos negócios promissores paraos próximos anos, em crescimento conjunto com o setor de beleza e estética

17. Mercados

Abrangendo tanto os grandes supermercados quanto os pequenos comércios de bairro, as vendas do setor supermercadista crescem a cada ano. Em 2007, 24.140 empresas foram abertas, dais quais 81% continuaram abertas após dois anos.

18. Reparo de equipamentos de informática e comunicação

tiposdenegocioqedaocerto


A procura por conserto de computadores e equipamentos de informática e comunicação deve manter-se como uma tendência. Com consumidores mais receosos, é provável que a preferência seja pela manutenção de seus equipamentos ao invés da compra de novos bens.

Os consertos de desktops, monitores, laptops, impressoras, celulares entre outros produtos são especialidades de alguns negócios existindo, inclusive, franquias no mercado que oferecem esse tipo de serviço a domicílio. Das 7.152 empresas abertas em 2007, 81% continuaram no mercado.

Guia para se tornar um microempreendedor individual

19. Produtos alimentícios

Um dos tipos de negócios mais abrangentes e rentáveis, possui diversos segmentos de sucesso. As empresas que produzem alimentos para uso humano e animal, por exemplo, obtiveram sucesso de 80% em 2010, com base nos 3.969 comércios abertos em 2007.

Outro segmento, o que envolve bolos caseiros, brigaderias, iogurtes naturais e das padarias artesanais, por exemplo, apresentam a inovação e a criatividade do ramo. Com 9.585 empresas abertas, nas mais diferenciadas vertentes, 79% permaneceram no mercado.

Como tendência para os próximos anos, o preparo e o comércio de alimentos para consumo domiciliar são negócios tipicamente de pequeno porte e uma necessidade básica da população. Por este motivo, o segmento independe da conjuntura econômica do país e deve crescer ainda mais nos próximos anos.

Encontre a conta bancária ideal para você. Saiba mais.


Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Heloísa von Ah Heloísa von Ah

Formada em Comunicação em Computação Gráfica e Design de Games, é apaixonada pela profissão que exerce. Uma aficionada por tecnologia, gatos e cinema underground.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar