Conheça os tipos de manutenção do carro: preventiva, preditiva e corretiva

Motoristas precisam aprender a manter seus veículos em perfeito estado, conhecendo os tipos de manutenção do carro para evitar visitas desnecessárias à oficina.

Conheça os tipos de manutenção do carro: preventiva, preditiva e corretiva
A manutenção do carro vai muito além da troca de óleo.

Desde a autoescola, os cuidados com cada um dos tipos de manutenção do carro são temas recorrentes nas aulas teóricas. Depois de iniciado como motorista, vai-se percebendo com o tempo e a experiência que manter um veículo em bom estado será mais ou menos complicado, dependendo da atenção dispensada às rotinas básicas de manutenção.

Tipos de manutenção do carro: aprenda a diferencia-los

Para ajudar na organização das rotinas de cuidaodoos com os tipos manutenção do carro, e como forma de tornar mais didática a compreensão por parte dos motoristas, especialistas as dividem em três categorias básicas, embora possam existir situações em que duas ou mesmo as três formas de reparo sejam realizadas simultaneamente. Acredite, conhecer os tipos de manutenção do carro pode evitar longas e indesejadas permanências do seu veículo numa oficina. Começamos pelo tipo mais recomendável de se manter um veículo em ordem:

Manutenção preventiva

Como o próprio termo sugere, trata-se da manutenção que visa antecipar possíveis danos ao veículo através de rotinas pré-definidas. Consiste fundamentalmente nas revisões programadas, em que são trocados componentes como velas e pneus e os fluidos do carro, como óleo do motor e outros previstos no manual. Realizando a manutenção preventiva nos prazos estipulados pelo fabricante, problemas mais graves podem ser evitados, por isso essa é a forma mais recomendada de cuidar de um carro.

Sinais que indicam a hora de fazer manutenção do carro

Manutenção preditiva

Embora possa gerar alguma confusão até pela semelhança fonética dos termos, a manutenção preditiva diferencia-se da preventiva pelo uso de aparelhos que visam detectar falhas em componentes do carro específicos. É tipo de manutenção do carro que tem como objetivo detectar falhas que virão a ocorrer, caso não sejam tomadas as medidas adequadas. Ou seja, diferentemente da preventiva, na manutenção preditiva já se pode apontar e prever com segurança problemas mecânicos com total convicção.

Manutenção corretiva

O último estágio desejável para a manutenção do carro é aquele em que o veículo vai parar numa oficina mecânica por força de uma avaria causada pelo uso continuado ou por algum acidente. A manutenção corretiva deve ser feita quando o problema já é um fato consumado, como por exemplo, um motor fundido ou a queima de algum fusível. A principal e mais dolorosa diferença em relação aos outros tipos de manutenção é que seu custo não pode ser previsto, escapando dos 3% do valor do carro que devem ser reservados para prevenção ou predição de eventuais falhas e ajustes. Ou seja, se precisar de correção, é porque faltou manutenção.

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Julio Benck Julio Benck

Jornalista em permanente formação, entende que toda profissão tem sua arte e uma beleza característica, é só saber encontrar.

Na Web: