Tipos de lâmpada para cada ambiente

Quer economizar com o consumo elétrico das lâmpadas? Veja quais são os tipos de lâmpadas mais adequadas para determinado espaço dentro da sua casa.

Tipos de lâmpada para cada ambiente
Saiba qual o melhor tipo de lâmpada para cada ambiente da sua casa

Antes de adquirir uma lâmpada é importante pensar em qual ambiente ela será colocada. Salas e quartos pedem uma iluminação mais aconchegante com uma luz suave. Já as áreas de trabalho, cozinha, garagem e banheiros precisam de uma iluminação mais intensa. Saiba quais tipos de lâmpadas são recomendadas para cada local.

Tipos de lâmpadas: potência e iluminação do ambiente

Os quartos e sala pedem lâmpadas incandescentes ou led com luz branca quente. A cozinha requer lâmpadas fluorescentes compactas ou tubulares e led tubular. Para o banheiro as melhores lâmpadas são as incandescentes ou fluorescentes. Já o escritório pede as fluorescentes tubulares ou led tubular. E par a área externa, as halógenas e led são as mais pedidas.

 Conheça os tipos de lâmpadas

Veja quais são as lâmpadas adequadas para cada ambiente e quanto elas consomem:

Lâmpada incandescente

Esse tipo de lâmpada utiliza um filamento pelo qual circula a corrente elétrica para emitir luz. Assim, uma parte do consumo de energia é dissipada em calor, e isso a torna menos eficiente. Ela tem uma vida útil baixa, cerca de mil horas.

Lâmpada fluorescente tubular

São indicadas para escritórios e salas de estudo que precisam de iluminação potente. Têm baixo consumo de energia e com boa duração. Funciona com uma descarga elétrica que é convertida em luz pelo revestimento da lâmpada com pó fluorescente. Também apresenta vida útil entre 3 mil e 8 mil horas.

Lâmpada fluorescente compacta

São muito usadas em banheiros e cozinhas. As lâmpadas com baixa potência podem ser utilizadas em lugares de passagem, como corredores e halls. Apresentam longa vida útil, o que proporciona economia em longo prazo. O reator está embutido na base e o modelo proporciona até 80% de economia de energia em relação às lâmpadas incandescentes.

Lâmpada de Led ou halogena

Conheça as lâmpadas de Led e halogena e quanto tempo elas têm de duração:

Lâmpada LED

A lâmpada de tecnologia LED é composta por semicondutores que emitem luz com a circulação de corrente elétrica. Proporciona até 80% de economia de energia e tem maior vida útil se comparadas com os sistemas de iluminação tradicionais.

Não geram raios infravermelho e ultravioleta e é fonte de luz 100% reciclável e não possui material nocivo ao meio ambiente na sua composição. A vida útil desse tipo de lâmpada é longa, chegando a durar até 40 mil horas (40 vezes mais que lâmpadas incandescentes).

Lâmpada halogena

Essas lâmpadas presença gás halógeno em sua composição e isso faz com que tenha um tipo de luz mais brilhante em relação às lâmpadas incandescentes. Sua vida útil é de 2mil a 4mil horas e a eficiência energética é de 25 a 30 Lm/W.

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Elisabete Machado Elisabete Machado

Brasileira, natural de São Paulo, formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo e Pós-graduada em Fundamentos da Cultura e das Artes pela Universidade Estadual Paulista. Possui trabalhos na área de Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar