Tipos de celular: veja qual o ideal para o seu perfil

Os aparelhos estão cada dia mais multifuncionais e direcionam sua melhor característica ao uso específico do consumidor. Veja os tipos de celular para o seu uso.

Tipos de celular: veja qual o ideal para o seu perfil
Joga muito? Quer boas fotos? Saiba os tipos de celular para você

Existe hoje uma variedade enorme de tipos de celular, o que pode deixar o consumidor confuso sobre qual é a melhor opção a comprar. Muita gente compra pela marca que prefere, ou por indicação de um amigo. Mas a verdade é que existem características específicas em cada celular desenvolvidas para atender bem certos perfis de usuários.

 

E-KONOMIZAR NA CONTA? LEIA ISTO! 
O E-Konomista pode te ajudar a escolher a operadora mais adequada ao seu perfil e necessidades. As vezes a economia pode estar na escolha certa. Faça uma simulação e cadastro gratuito

 

 

Para cada pessoa um gadget diferente

Confira qual é o seu perfil de utilização do aparelho e entenda qual o tipo de celular ideal para você!

 

Usuário comum

Se você utiliza o seu celular para falar, mandar mensagens, utilizar aplicativos e visitar as redes sociais, você é um usuário comum, que faz uso das funções básicas do seu smartphone.  Veja características importantes para avaliar no aparelho antes de comprá-lo para adquirir o tipo de celular ideal para o seu uso:

 

  • Possuir acesso à rede Wi-fi: item básico e imprescindível.

  • Possuir um processador básico, single ou dual-core basta para o seu uso.

  • Pelo menos 1 GB de RAM.

  • Câmera de 5 MB ou mais.

  • O tamanho da tela fica a seu critério, mas se você quer economizar, comprar celulares com telas menores e qualidade de imagem mais baixa diminui e muito o preço do aparelho e não irá afetar significativamente no uso que você faz dele.


Sugestão de aparelho: aparelhos que têm ótima funcionalidade, durabilidade e não vão te deixar na mão, situados entre os melhores do ano: o LG G3, Samsung Galaxy S5 e o Sony Xperia Z3. Se quiser opções mais econômicas, procure as versões anteriores das mesmas indicações acima.

 

Para quem gosta de jogar no celular

Se você é um gamer, adora ficar horas jogando no celular e vê isso como uma função importante do seu aparelho, deve procurar um tipo de celular que tenha especificações para isso.  Para garantir uma boa experiência com games, observe características importantes:

  • Escolha um celular com com tela grande e de boa resolução.

  • Uma GPU avançada também é importante para garantir gráficos de qualidade.

  • Escolha um celular com um bom combo processador-RAM, para aguentar bem o tranco.

 

Sugestão de aparelho: O  Moto X – da Motorola apresenta processador de 2.5GHz quadCore, 2GB de RAM, 32MB de memória interna e e 1080 x 1920px de resolução é uma boa pedida. Outro indicado é o  LG Nexus 5 com mesmas características mas um processador um pouco mais lento de 2.3 GHz.  Os Iphones não costumam ser os ideais para jogos pois os mais avançados têm processador Dual-core 1.4 GHz – e apenas  1 GB RAM, no entanto, são eles que recebem os jogos antes dos outros sistemas.

 

Leia: As câmeras mais potentes para celular em 2015.

 

Filmes, música e TV

Quem gosta de ouvir música, ver filmes, ouvir rádio no celular deve procurar opções  diferenciadas com suporte a esse tipo de entretenimento. Veja as melhores características para esse tipo de uso:

 

  • Antes de comprar o aparelho verifique se ele tem s TV, rádio FM e um bom player nativo.

  • Verifique se tem sistema operacional que tenha opções pagas de filmes e de músicas, além de permitir a transferência de conteúdos facilmente do computador para o celular.

  • uma tela grande e boa memória RAM para que a reprodução do conteúdo não engasgue.

  • O suporte a apps de streaming/reprodução também fazem a diferença.

 

Sugestão de aparelho: Para esses casos, o Xperia Z1, da Sony, é uma excelente escolha, porque é um top de linha com TV digital, o que não é muito comum.

 

Leia mais: como remover vírus do Facebook.

 

Celular como multitarefa

Há quem use o celular substituindo todo e qualquer tipo de aparelho, bloquinho de notas, despertador, para ler emails, para colocar lembretes, acessar a internet, controlar a dieta, ou seja, para absolutamente tudo. É daquele tipo de pessoa que normalmente diz: “se eu perder o meu celular eu nem sei o que faço!”. Se você é assim, precisa encontrar um tipo de celular para aguentar esse tipo de uso. Vamos às características:

  • O ponto mais importante a ser considerado: a memória RAM. Deve ser de pelo menos 2 GB para um celular multitarefa eficiente.

  • Um processador que aguente tamanho uso, pelo menos um quad-core.

  • O espaço interno também precisa ser grande. Escolha aqueles com pelo menos 32GB ou ou compre um cartão microSD, e tenha os espaços necessários para tudo o que quiser.

  • Uma boa bateria também é imprescindível

 

Sugestão de aparelho: Os gadgets da linha Galaxy mais avançados, como  S6 e Note 4, são bons para isso porque possuem um bom hardware e função multitarefas, que permitem dividir a tela em duas para rodar dois apps.

 

Veja também: como desbloquear o celular de graça. 

 

Para os viajantes 

As câmeras fotográficas nos celulares estão evoluindo de maneira impressionante e caminham para a substituição das câmeras fotográficas, tamanha a qualidade das imagens que já podem ser produzidas em mobile. Para tanto, é preciso escolher um tipo de celular com câmera específica para esse uso, pois muitos deles fazem fotos comuns e possuem opções básicas. Para você que faz uso intenso da câmera e quer ter boa qualidade nas suas imagens, opte por aparelhos com:

 

  • Câmera com pelo menos 16 megapixels, e que fazem fotos com uma boa resolução, como por exemplo 1920 × 1080 pixels são ideiais.

  • Celulares com maiores sensores são os mais apropriados para tirar fotos em ambientes de baixa luminosidade, pois não “espremem” os megapixels.

  • Verifique os programas de fotografias nativos do aparelho. Veja se ele tem panorama, HDR, marcação de localização, detecção de rostos e sorrisos, foco automático, controle manual de abertura, velocidade, ISO e características do tipo. O tipo de flash também é importante, com os de LED e Xenon sendo os mais interessantes.

  • Uma boa bateria também é importante pois o uso da câmera consome muita energia do aparelho

 

Sugestão de aparelho: Nessa categoria os celulares da Nokia saem na frente. O Nokia Lumia 1020 com seu sensor de 1/1.5 polegadas, uma mega resolucão de 41Mp e lentes f/2.2 são ideias para quem quer ter a facilidade de uma excelente câmera em seu smartphone.  A novidade da marca vem com ainda mais benefícios, o Nokia PureView 808 apresenta dispositivo com sensor de 1/1.2, 41 MP e lentes f/2.4.  Para os amantes da maçã, a câmera do Iphone 6 e do Iphone 6 Plus deram um salto de qualidade nos últimos parelhos, com boa resolução e um autofocus impecável.

 

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Ana Luiza Fernandes Ana Luiza Fernandes

Ana Luiza Fernandes é brasileira, natural de Minas Gerais, formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo e hoje cursa Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Porto, Portugal. Possui trabalhos na área de Jornalismo Cultural, Fotografia, Documentário e Assessoria de Imprensa e é apaixonada pela profissão desde criança.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar