Entenda a diferença entre os tipos de carros SUV, Sedan e Hatch

Entre os tipos de carros mais conhecidos e admirados pelos brasileiros estão os sedans, hatches e os utilitários esportivos, ou SUVs - saiba a diferença.

 

Entenda a diferença entre os tipos de carros SUV, Sedan e Hatch
Saiba diferenciar os tipos de carros e suas segmentações.

Entre os tipos de carros mais populares entre os brasileiros por segmento, os do tipo sedan, hatch e mais recentemente os SUV são os que mais se destacam na preferência dos compradores. Embora muito diferentes entre si, você saberia conceituar cada um deles, apontando suas principais características e até suas subdivisões?

Quais são os tipos de carros disponíveis no mercado?

Para facilitar a tarefa, elaboramos um resumo, destacando o que cada um desses tipos de carros tem como maior atrativo (ou não) e públicos a que são destinados. A categoria sedan, por exemplo, pode parecer mais “careta”, mas é subdividida em três segmentos, que podem atender tanto a quem procurar um carro para família quanto os que buscam luxo e sofisticação.

Seguro Auto Caixa SeguradoraCote, personalize e contrate online

Sedan

Carro tipicamente destinado às famílias, os sedans se diferenciam por contarem com três divisões em sua carroceria. Na frente vai o cofre do motor, passando pela cabine de passageiros no meio, e na traseira a seção do porta malas. Suas três subcategorias são:

  • Sedan compacto - versões mais baratas da categoria, caracterizam-se por terem motores menos possantes. Exemplo: Toyota Etios, Chevrolet Prisma.
  • Sedan médio -.são a evolução dos sedans compactos, já que contam com mais espaço e motorização de maior potência. Exemplo: Toyota Corolla, Audi A3 Sedan.
  • Sedan grande -.última palavra em sedan, são os reis do segmento, com carros normalmente completos e com mais conforto e sofisticação. Exemplo: Volkswagen Passat, Ford Fusion.

Leia também: Como conseguir aprovação de financiamento de veículos

Hatch

Se entre os tipos de carros, os sedans contam com 3 partes em suas carrocerias, os hatchs contam com apenas duas. Neles, a cabine de passageiros é acoplada à traseira, em que entra o porta malas. Também são subdivididos em três categorias:

  • Hatch compacto - geralmente com motores 1.0, têm como vantagem serem fáceis de manobrar e muito econômicos, mas são contraindicados para famílias. Exemplo: Ford Ka, Citroen C3.
  • Hatch esportivo -.com motores um pouco mais potentes, são também mais espaçosos que os compactos. Exemplo: Ford Focus, Hyundai i30.
  • Hatch superior -.categoria em franca expansão no Brasil, aproximam-se da categoria sedan, embora tenham estrutura de hatch. Exemplo: Audi A3, Hyundai Veloster.

SUV

SUV é uma sigla em inglês para Veículo Utilitário Esportivo e, como o próprio nome já sugere, tratam-se de veículos com maiores dimensões, geralmente com tração nas quatro rodas e plataforma maior. São tipos de carros perfeitamente adaptáveis ao uso urbano, embora sua vocação seja rodar em terrenos mais acidentados. Exemplos: Range Rover, Ford Ecosport.

Youse é o Seguro Auto Online da Caixa Seguradora. Barato, rápido, sem burocracia.

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar