Que tipo de viajante você é?

Confira quais são os 20 tipos de viajantes mais comuns pelo mundo afora. Certeza que você se encaixa em um destes perfis.

Que tipo de viajante você é?
Do tranquilão ao conectado! Veja os tipos de viajantes

Você já parou para pensar que tipo de viajante você é? Cada pessoa possui uma maneira própria de ser e leva consigo uma bagagem cultural imensa para compartilhar com outros aventureiros. Por mais que acredite que cada viagem seja diferente, os seus costumes acabam por se repetirem, mesmo sem querer.

Tipo de viajante

Confira quais são os 20 tipos de viajantes mais comuns pelo mundo afora. Aposto que algumas dessas características se encaixam com você:

1- Politicamente Correto

Ainda raro pelo mundo, esse é o tipo de viajante que planeja toda o percurso levando em consideração os impactos ambientais que pode causar e respeitando sempre, as leis que vigora no país de destino. Pesquisam se o hostel que irão ficar se encaixa no seu padrão sustentável e ecológico e procuram estar sempre em harmonia com o meio ambiente.

2- Executivos

Sempre com viagens marcadas, mas não para curtir um final de semana em Paris, por exemplo. Estão a trabalho ou em algum compromisso familiar. Se precisam esperar algumas horas no aeroporto, logo abrem o seu notebook (tablet ou smartphone) e já começam a trabalhar. Procuram sempre as rotas mais rápidas, fogem do trânsito e, quando visitam algum lugar a passeio, escolhem aqueles que não vão perder tempo com uma fila. Para esse tipo de viajante, alguns serviços podem ser úteis como os da Packnada, que prepara a mala com roupa limpa e passada para o próximo destino.

Conheça as viagens de trens mais bonitas da Europa.

3- João sem braço

Esse é o tipo espertinho, que procura sempre uma maneira de se dar bem por onde passa, seja com um lanche ou uma economia em transporte. Normalmente ele espera que não tenha ninguém na cozinha do hostel e faz da sua mochila uma lancheira para todo o dia (sem ao menos deixar um bilhetinho de obrigadão!). Está sempre a procura de wi-fi gratuito e, muito provavelmente não irá pagar a passagem do metrô para turistar pela cidade.

Cidades com poucos brasileiros para fazer intercâmbio.

4- Conectado

tipos de viajantes

Fazem tudo através das redes sociais e aplicativos. Sequer tem um mapa turísticos nas mãos, pois já fez o download de todo o roteiro que precisará para conhecer a cidade. Não deixa de postar uma foto, fazer um check-in e confere a todo momento o quão badaladas estão as suas publicações. Fazem questão de postar no twitter alguma recomendação de última hora ou então reclamar daquele serviço ou local que não corresponderam com as suas expectativas. O seu principal amigo de viagem é o celular e os aplicativos de comando de voz, como Siri e Assistente, que respondem a todas as suas perguntas!​
 

5- Cômodos

Estressados com a rotina do dia a dia esse tipo de viajante não quer ter que se preocupar com o roteiro da viagem, os pontos turísticos a visitar ou mesmo em qual local se hospedar. Portanto, a escolha da vez são os pacotes de viagens com tudo incluso, para não ter que se estressar com absolutamente nada.

Veja também: cidades alternativas para fazer intercâmbio.

6- Estressados

tipos de viajantes

A viagem nunca está do agrado, o tempo está muito frio ou quente, a fila do museu está enorme, a comida típica do local é horrível, o hostel não se parece nada com a descrição e as fotos… Sempre há algo para reclamar durante o percurso! É difícil agradar esse tipo de pessoa e, com certeza de ser uma companhia!

7- Tranquilão

Este viajante é o oposto, tudo está ótimo e nada vai estragar a vibe da sua viagem! Se o voo atrasou, se faltou energia no hostel ou se aquele ponto turístico está difícil de encontrar, não tem problema. Vamos andar pelas ruas, curtir a paisagem e no final, tudo vai dar certo. Afinal de contas, esta é uma viagem e não uma reunião de negócios, com horário e local marcado.

8- Cult

As pessoas que gostam imergir na cultura local. Em vez de escolherem um hostel no centro da cidade, procuram por experiências em casas de famílias, couchsurfing ou mesmo um cantinho na vila mais afastada do centro urbano. Procura esquecer dos seus hábitos e aprende os novos, querem descobrir rotas que não são turísticas e estão sempre em contato com a diversidade local.
 

9- Aventureiro

tipos de viajantes

Só é possível escolher um país de destino se este tiver uma lista de atividades radicais para fazer. Trekking, rafting, escaladas, bungee jumping ou mesmo um passeio nas montanhas de bicicleta. Esses são alguns dos exemplos dos atrativos turísticos mais esperados por esse tipo de viajante. Preferem dormir ao ar livre, talvez em um camping que lhe proporcione o desafio incrível de fazer mais com menos. A monotonia com esse tipo de viajante é quase que impossível com tanta adrenalina.

10- Luxo

Impossível uma viagem se não for em um hotel cinco estrelas, um spa ou resort. Uma reserva sem ar condicionado e café da manhã completo, servido no quarto não existe para esse tipo de viajante. Visitar pontos turísticos só se for possível estar na lista VIP e não enfrentar filas ou ter que caminhar no sol. A rota sempre inclui passar pelas avenidas das grandes marcar e grifes, para uma comprinha básica.

11- Baladeiros

O filme “Se beber não case” pode resumir o perfil desses viajantes que conhecem bem um local através das baladas e bebidas que encontram em cada bar e discoteca que passam. Se possível, em cada cidade participar de um pub-craw ou mesmo uma lista com as bebidas típicas e as cervejas do local. O único problema é lembrar de tudo que aconteceu, no dia seguinte!

Como enfrentar uma viagem longa de avião.

12- Explorador

É o viajante que gosta de deixar a sua marca por onde passa. Seja no passeio no parque, no happy hour do fim de tarde ou na balada. O importante é explorar o território e conhecer outras culturas, com homens ou mulheres que encontram (e acham interessante) na cidade. O ponto turístico a procura é o companheiro daquela noite.

13- Chefes gastronônicos

tipos de viajantes

Amantes dos prazeres da mesa, adoram experimentar as iguarias locais, independentes de quais sejam. Desde uma massa italiana a um prato exótico de aranhas (Camboja) ou mesmo um lanche de espetinho de escorpião (China). Para eles, a comida é um dos melhores jeitos para conhecer novas culturas.

Síndrome do regresse - o drama de voltar do intercâmbio.

14- Fast-Food apressadinho

Em contra partida existe o viajante que adora um sanduíche do Mc Donalds, por exemplo, seja para economizar no lanche, seja para comer depressa e poder continuar a sua jornada. Geralmente esse tipo de viajante tem um roteiro extenso de dez dias e vinte cidades para visitar. Portanto, nada de perder tempo comendo. Se possível, lanchar sempre dentro de um ônibus ou trem, no percurso para o próximo destino.

15- “Uns bons drink”

Andar pela cidade e desperdiçar uma tarde na piscina do hotel ou na praia para retocar o bronzeado é essencial em qualquer viagem. Os pontos turísticos que fiquem para depois, afinal de contas eu vim para relaxar e tomar alguns drinks. O que mais importa para esse tipo de viajante é um local bonito e confortável no qual ele tenha que se deslocar o mínimo possível para curtir o seu dia de sol.

Lado negro do CouchSurfing - o que pode dar errado na experiência.

16- Observador

Em movimentos câmera lenta esse viajante pretende descobrir cada detalhe de uma pintura ou escultura dentro do museu. Programar para um mesmo dia a vista em quatro locais diferentes para turistar é impossível. Além do mais, entre uma atração turística e outra tem que haver a parada para cafezinho em um lugar aberto para contemplar a vista da rua.

17- Casal 20

tipos de viajantes

Românticos, o casal de viajantes que tirar lindas fotos em todos os pontos da cidade, sejam abraçados, entre olhares ou em uma clássica foto do beijo. A procura de histórias românticas, um exemplo de cidade perfeita para o programa a dois é a romântica cidade italiana Verona, terra de Romeu e Julieta.

18- Historiador CDF

Essa pessoa não ficou apenas na escola, ela agora explora o mundo para adquirir mais conhecimentos ou mesmo para confirmar aqueles que ela já sabe. Antes de qualquer roteiro de viagem ser executada já houve um trabalho de pesquisa para entender melhor sobre a cidade e as histórias que a envolvem. Não deixam escapar nenhum museu que possa aumentar os seus conhecimentos.

Os 10 castelos mais bonitos da Europa.

19- Mão de vaca

tipos de viajantes

Independente de qual seja o orçamento para aquela viagem, economizar em primeiro lugar. É preciso fazer sempre as contas se mais vale aquele sanduíche que custa dois dinheiros (na moeda local) e possui duzentos gramas ou então comprar o pão, o molho e o recheio para fazer em casa! É preciso avaliar, calmamente se realmente vale a pena pagar para entrar no Museu, ou apenas observar as fotos do folheto que ficam na entrada.

20- Independente

Tudo feito no estilo “by myself”. Ou seja, sem pesquisar a opinião de outros viajantes que já passaram no local, o viajante independente que ter a sua própria experiência, livre de influência das outras pessoas. Preparado para todo o tipo de ocasião e um bom mapa na mão é suficiente para que a tão planejada viagem ocorra perfeitamente. Normalmente, essas pessoas gostam de viajar sozinhas.
Qual tipo de viajante você mais se identifica?
 

 

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar