Veja as vantagens de usar uma tinta térmica na sua casa

Conheça a tinta térmica que ajuda a reduzir a temperatura de um ambiente e pode substituir o ar condicionado.

Veja as vantagens de usar uma tinta térmica na sua casa
Produto ajuda a diminuir a temperatura dos ambientes

Já imaginou trocar a instalação de um ar condicionado pela simples compra de uma lata de tinta? Pois com a tinta térmica isso é possível. Esse produto já é conhecido lá fora, mas só agora vem ganhando espaço no mercado nacional, se tornando a nova tendência entre arquitetos e decoradores do país.

O que é a tinta térmica?

A tinta térmica é feita à base de água e microesferas ocas de vidro, uma combinação que não agride o meio ambiente. Para entender o funcionamento da tinta é simples: ela absorve e reflete a luz solar e por isso age como um isolante térmico. Curiosamente, essa tecnologia foi desenvolvida pela NASA. Inicialmente, ela seria aplicada em aeronaves e outras estruturas para diminuir o calor dentro delas e contribuir para o bem-estar dos tripulantes. Em pouco tempo, as lojas de construção norte-americanas perceberam o potencial do material para a construção civil e começaram a comercializar o produto.

Vantagens e desvantagens

A tinta térmica tem mais vantagens que desvantagens. A primeira delas, é que ela é muito fácil de ser aplicada, afinal não há nenhuma técnica especial, é simplesmente pintar como com qualquer outra tinta. Outra vantagem é que ela pode ser usada tanto nas paredes quanto na cobertura (teto/telhado), onde o resultado acaba sendo melhor, pois é a parte da construção que recebe maior incidência dos raios solares durante o dia.

Os materiais em que ela pode ser aplicada também são variados: concreto, fibrocimento, coberturas metálicas, fibra, cerâmica, entre tantos outros. Além da facilidade, isso ajuda a não encarecer a mão de obra no momento da construção ou reforma.

Além de reduzir as temperaturas dos ambientes da casa, mais um benefício da tinta térmica está no fato de ela ajudar na economia de energia elétrica. As pesquisas apontam um consumo de energia entre 35% e 60% menor em imóveis que cobriram o telhado com o produto. Mais um pró da tinta térmica é a sua durabilidade. Ela pode chegar a 20 anos apenas fazendo a manutenção básica.

A única desvantagem do produto é na hora da compra. Por ser um produto relativamente novo no mercado brasileiro, o preço de uma lata de tinta térmica ainda não é tão barato. A média é de R$50,00 por m². Porém, com o aumento de fabricantes comercializando esse tipo de tinta, como vem acontecendo, a tendência é que os preços comecem a baixar.

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar