Teste vocacional para a faculdade ajuda a escolher a profissão certa

Está em dúvida de que profissão escolher? Entenda como funciona o teste vocacional para faculdade para não correr o risco de se arrepender da escolha do curso.

Teste vocacional para a faculdade ajuda a escolher a profissão certa
Saiba qual é o melhor momento para realizar um teste vocacional

A escolha da profissão não é uma tarefa fácil, sempre surgem dúvidas por parte dos alunos na hora de decidir qual carreira deve escolher. O teste vocacional para faculdade ajuda as pessoas que querem descobrir quais profissões mais combinam com as suas personalidades. Essa orientação vocacional é uma avaliação que deve ser realizada por psicólogos, que irão analisar vários pontos pessoais e profissionais do aluno.

Quando fazer o teste vocacional para faculdade

O melhor período para realizar o teste é depois do término do ensino médio, período das provas dos vestibulares e onde surgem mais dúvidas sobre que curso estudar na faculdade. Essa decisão não é fácil porque afetará diretamente a carreira profissional que o aluno pretende seguir no futuro.

O objetivo do teste vocacional para faculdade é analisar os níveis de interesse, personalidade, aptidões e inteligência da pessoa, além de serem avaliadas também as habilidades, o nível de percepção, a memória e o raciocínio.

Normalmente, esses testes são realizados por adolescentes que procuram orientações de qual curso deve fazer, para ajudar na futura escolha profissional, mas também há casos de profissionais que estão exercendo alguma atividade e realizam os testes para aperfeiçoar as habilidades no que já fazem ou querem a área de atuação.

Onde fazer o teste vocacional

Os testes vocacionais eram aplicados nas escolas públicas e particulares para os estudantes do ensino médio. Atualmente, esses testes são aplicados por algumas instituições credenciadas. Além disso, os estudantes podem fazer o teste vocacional para faculdade por meio da internet.

Esses testes são aplicados por psicológicos que fazem parte de uma comissão de especialistas dentro do conselho federal, o qual avalia se esses profissionais são recomendados ou não. Só o psicólogo está habilitado para interpretar os resultados de um teste e são poucos os aprovados para aconselhamento profissional.

Quanto custa fazer um teste vocacional

Hoje em dia, a maioria dos testes é feitos online e de forma gratuita. Existem algumas empresas que cobram pelo serviço, e a média de preço varia de R$ 100,00 até R$ 300,00. O custo de uma boa orientação profissional não pode ser comparado com o custo de toda uma faculdade. Vale a pena considerar pagar por um serviço de auxílio da escolha da profissão antes de se jogar de cabeça em uma área que você não tem certeza se quer estudar ou não.

Oferta Limitada! Ganhe um tablet para aprender inglês online

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Elisabete Machado Elisabete Machado

Brasileira, natural de São Paulo, formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo e Pós-graduada em Fundamentos da Cultura e das Artes pela Universidade Estadual Paulista. Possui trabalhos na área de Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar