85% das pessoas não consegue acertar este teste de reflexão cognitiva

Quer saber com que profundidade você consegue processar determinadas informações? Faça esse teste de reflexão cognitiva e veja quantas respostas você consegue acertar. 

85% das pessoas não consegue acertar este teste de reflexão cognitiva
Veja as perguntas que desafiaram os alunos do MIT

Os testes de reflexão cognitiva nos permitem perceber como o cérebor processa determinadas informações. Neste tipo de teste, quanto mais repostas certas, mais capacidade de profundidade de reflexão e raciocínio tem a pessoa. 
As perguntas a seguir fazem parte de um teste elaborado em 2005 pelo professor da Universidade de Yale, Shane Frederick. Depois de apresentadas três questões a quase 3500 pessoas, ele notou que 33% das pessoas erram todas elas e que cerca de 85% das pessoas erra ao menos uma das questões apresentadas.

O teste do professor Shane Frederick

Ganhe um tablet para aprender inglês oferta limitada

O teste cognitivo elaborado pelo professor Shane Frederick desafiou até os alunos do MIT: mais da metade respondeu pelo menos uma questão errada. Trouxemos as questões elaboradas neste teste cognitivo para você tentar responder e ver se é uma das exceções. Para tentar resolver, pegue uma caneta e um papel. As respostas estão no fim do artigo, mas é claro que você só vai conferir depois de responder, certo?

Perguntas
1.
Um taco e uma bola de baseball custam juntos 1,10 dólares. O taco custa um dólar a mais do que a bola. Quanto custa então a bola?
2. Se são necessários 5 minutos para 5 máquinas produzirem 5 produtos, quanto tempo gastaria para 100 máquinas a produzir 100 produtos?
3. Em um lago existe um campo de nenúfares. Todos os dias o campo duplica de tamanho. Se precisarmos de 48 dias para que o campo cubra o lago todo, quanto tempo demoraria para o campo cobrir metade do lago?

Pense e reflita sobre as questões. De acordo com o psicólogo que desenvolveu este teste, ele serve para descobrir o grau de profundidade em que cada pessoa processa a informação, quando necessita de um maior nível de precisão. Agora veja as repostas dos testes.

Confira ranking dos 24 melhores cursos de inglês do Brasil

Respostas
1.
Uma bola custa 0,05 dólares. A nossa incógnita (o que não sabemos) é o preço da bola, por isso vamos representá-lo por “x”. O preço do taco de baseball é um dólar mais caro que o preço da bola, por isso o preço do taco pode ser representado por “x + 1”. O texto do problema conta que o preço dos dois produtos em conjunto é igual a 1,10 euros, por isso podemos escrever que “x + (x + 1) = 1,10”. Agora é uma questão de simplificar esta expressão da seguinte forma:

x + (x + 1) = 1,10
2x + 1 = 1,10
2x = 1,10 – 1
2x = 0,10
x = 0,10/ 2
x = 0,05

2. São necessários os mesmos 5 minutos. Se 5 máquinas precisam de 5 minutos para construir 5 produtos, então uma máquina demora 5 minutos para construir um produto. Se são 100 máquinas operando em conjunto, então cada uma pode construir um produto em 5 minutos.
3. São precisos 47 dias. Cada dia em frente o campo duplica de tamanho, por isso ao 47º dia ele precisa estar no meio do lago para que possa, no dia seguinte, duplicar de tamanho e cobrir o lago todo.

Ganhe um tablet para estudar inglês online! Oferta limitada

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Elisabete Machado Elisabete Machado

Brasileira, natural de São Paulo, formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo e Pós-graduada em Fundamentos da Cultura e das Artes pela Universidade Estadual Paulista. Possui trabalhos na área de Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar