Teste de gravidez caseiro: conheça os diversos tipos

O artigo apresenta diferentes tipos de teste de gravidez que podem ser comprados na farmácia, além de ensinar como fazer o teste e qual o melhor período.

Teste de gravidez caseiro: conheça os diversos tipos
Saiba como e quando utilizar o teste

Menstruação atrasada e possibilidade de gravidez? Quando essa situação acontece, o mais comum é fazer um teste de gravidez caseiro para ter uma resposta rápida se vem ou não um bebê por aí.

O teste de gravidez caseiro pode ser comprado em farmácias e é bem simples de ser feito. Ele é seguro e bem confiável, mas existem alguns cuidados e dicas que ajudam a deixar o resultado mais garantido ainda.

Diferentes tipos de teste de gravidez caseiro

Por ser um produto de comercialização livre, há diferentes tipos de testes de gravidez caseiros disponíveis no mercado. Em geral, a média dos preços é de dez reais.Entre os mais conhecidos e considerados de maior segurança estão o Clear Blue e o Confirme.

Esse tipo de teste são famosos por utilizarem o xixi para identificar a gravidez como positiva ou não. Eles medem a quantidade de hormônio beta HCG presente na urina, poir ele só é produzido quando a mulher está grávida.

Alguns métodos realmente caseiros são repassados no estilo boca a boca pela cultura popular. Entre eles há o teste da pasta de dente, o da agulha, e o do cloro e água sanitária. Porém, nenhum deles tem qualquer tipo de comprovação científica de que dá certo, por isso não são recomendados por nenhum médico.

GANHE
UM INCENTIVO EXTRA PARA ficar mais bonita
veja mais

Apesar do alto índice de acertos, o teste de gravidez caseiro comprado na farmácia também pode dar um resultado errado dependendo do período de dias em que ele é feito ou até mesmo por outras causas como uma infecção de urina.

Por isso, para confirmar mesmo uma gravidez (ou não) o exame médico de sangue é indispensável.

Quando e como fazer

O teste de gravidez caseiro comprado na farmácia pode ser feito já a partir do 1º dia de atraso da menstruação. Porém, nesse caso as chances de o resultado ser negativo são maiores, por ainda ser “muito cedo”.

Se com o passar dos dias, a menstruação não ocorrer, o teste pode ser repetido entre 3 e 5 dias, quando os níveis do hormônio beta HCG estão maiores e por isso mais fáceis de serem detectados.

Teste de paternidade: veja o preço médio e onde fazer

Para fazer o teste de gravidez é simples, bastando urinar na fita que vem na caixinha. De preferência, a primeira urina da manhã, que é mais concentrada e, consequentemente, contém mais hormônios. O resultado aparece entre 1 e 5 minutos, dependendo do exame comprado. Se aparecer dois riscos no indicador, o resultado é positivo. Se for apenas um risquinho é negativo.

Preferencialmente deve-se utilizar a urina da manhã porque esta é a mais concentrada e contém uma maior quantidade de hormônios, mas normalmente o resultado também é confiável ao se usar qualquer urina do dia.

Lembre-se, mesmo com o resultado negativo, se a menstruação continuara atrasada, a mulher deve procurar o seu ginecologista.

Obs.: Este conteúdo tem caráter informativo e não substitui a ajuda médica. Para mais informações procure um profissional.

Fique em forma e com saúde como você sempre quis. Veja como é fácil.

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar