Você é corrupto? Faça o teste!

Abismada com a roubalheira na política, a sociedade repete pequenos atos que também levam a um perfil desonesto. Descubra através do teste de corrupção.

Você é corrupto? Faça o teste!
Compare suas atitudes diante de situações cotidianas para testar sua honestidade.

Todos os dias ao abrir o jornal, ligar a TV, entrar no primeiro site de notícias, vasculhar a vida alheia nas redes sociais ou conversar com o vizinho, o assunto corrupção é manchete. São desvios de milhões e bilhões de reais diariamente e que deixam todos os brasileiros boquiabertos com tamanha ousadia mas, e você? Tem o teto de vidro? Faça o teste de corrupção e descubra.

Teste de Corrupção: descubra sua tendência no cotidiano

Furar fila, comprar produtos falsificados, jogar lixo nas ruas, tudo isso e mais um pouco são os pequenos atos cotidianos que nos reprovam frequentemente em um teste de corrupção. Sim, somos todos corruptos, em níveis e gravidades diversas, e seria hipocrisia dizer o contrário. Entretanto, para os que pensam que esses comportamentos são banais e que a repetição da imoralidade vai continuar impune, a linha é tênue entre estes e os senhores do governo que aceitam desvios de verba para o seu bel-prazer; basta surgir a oportunidade para que todos se corrompam.

A seguir, listamos algumas situações relativamente comuns e reações que poderia ter diante delas. Ao final desse teste de corrupção, veja qual foi o seu resultado.

1. Suponha que logo após cotar valores de TV a cabo e retornar para casa decidido a não contratar um serviço tão caro, você encontra um técnico que “paralelamente” te oferece a liberação de todos os canais sob o custo de um pacote básico. O que você faz?

a) engole um desconforto e aceita a proposta

b) recusa a proposta

c) aceita sem sequer pestanejar

2. Você foi ao supermercado e saiu de lá com a compra do mês, carrinho cheio mas um valor que doeu no bolso. Já está tudo em sacolas, pronto para receber o seu troco e ir embora, entretanto, quando está quase chegando no estacionamento percebe que a moça do caixa lhe deu dinheiro a mais. Qual é a sua reação?

a) devolvo, mas só se o valor for muito alto

b) guardo minhas compras, volto e devolvo o dinheiro

c) não devolvo, a culpa não foi minha

3. O show da sua banda favorita vai tocar em uma terça-feira, ao final da tarde em uma cidade a uma hora do seu trabalho. Claramente, mesmo que você consiga sair no horário, jamais chegará a tempo no estádio onde o evento está para acontecer. Um amigo te sugere apresentar um atestado falso na empresa para que possa tirar esse dia de folga, você...

a) se sente mal pela atitude, reluta, mas acata a ideia

b) se recusa a forjar uma doença, mas tenta conversar e negociar o dia com seu chefe

c) diz ao seu amigo que era isso mesmo que estava pensando, e vai atrás do atestado

4. Você se formou e a sua carteirinha de estudante já não tem mais validade para pagar meia entrada no cinema. O que você faz?

a) se alguém lhe oferecer, aceita uma carteirinha falsa

b) paga o ingresso inteiro, mas busca outros meios lícitos de conseguir desconto no cinema

c) vai atrás de alguém que possa falsificar uma carteirinha para você

Confira o resultado do teste de corrupção:

Se marcou mais letra a): Corruptível, você costuma ceder a ofertas fáceis de pessoas mal intencionadas. Ainda que se sinta desconfortável diante determinadas atitudes ou procure ser o mais discreto possível, acredita não estar fazendo nada de tão errado assim. Cuidado, ainda está em tempo de repensar suas decisões e ouvir essa voz da consciência que ainda existe em você.

Se marcou mais letra b): Parabéns! Você prefere perder as “boas oportunidades” de se dar bem, mas manter a sua integridade moral perante a sociedade e a si mesmo, bem como ter propriedade em exigir seus direitos. Mesmo que possa sair dessas situações com algum prejuízo financeiro, pra você nada é mais importante do que colocar a cabeça sobre o travesseiro e dormir com a consciência em paz.

Se marcou mais letra c): Definitivamente, você precisa rever os seus conceitos. Aparentemente, pensa que coisas triviais jamais afetariam alguém e que só quer tirar vantagem para si mesmo, mas comportamentos onde corromper leis e valores morais no cotidiano podem comprometer a idoneidade de toda uma sociedade. Aliás, repense seus atos antes de reclamar de um governo corrupto.

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Heloísa von Ah Heloísa von Ah

Formada em Comunicação em Computação Gráfica e Design de Games, é apaixonada pela profissão que exerce. Uma aficionada por tecnologia, gatos e cinema underground.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar