Como testar banda larga

Conheça sites, pré-requisitos e fatores que interferem na hora de testar banda larga em sua casa.

Como testar banda larga
Confira como é fácil e rápido testar banda larga e saber a velocidade da sua internet.

Você acessa a internet pelo celular? Economize com um plano de internet móvel.

 

Muitas vezes a nossa internet banda larga apresenta oscilações na velocidade que nos fazem questionar se estamos recebendo a quantidade de megabits contratados no pacote de internet. Hoje em dia é fácil e rápido testar banda larga de casa, existem vários sites que fazem a medição na internet.

 

 

Sites para testar banda larga

Nós utilizamos os sites para testar banda larga disponíveis na rede e selecionamos aqueles que foram mais precisos e mais fáceis de utilizar. Confira:

  • Speedmeterferramenta muito simples. Basta clicar no botão iniciar no centro da tela que em poucos segundos o site te informa a sua velocidade de download em Mbit/seg, velocidade de upload em Kbit/seg e o seu PING. Além disso, ele mostra também o número do seu ip, o nome do fornecedor da sua internet e o browser usado por você.Na parte inferior da tela, o site fornece o Relatório Completo do seu teste e sugerimos que você o confira. Lá você encontrará informações como: a largura de banda máxima de download e upload (o máximo da capacidade que sua internet pode suportar), o tempo médio que leva para baixar uma foto, uma música e um vídeo, a latência, o tempo de duração do teste e muito mais.

QUER POUPAR COM A BANDA LARGA?
O E-konomista tem sempre uma solução sob medida para o seu bolso. Comece já a economizar!

  • Speedtest Copeltambém muito fácil de manusear, esse site para testar banda larga é o mais utilizado do Brasil, no entanto ele não é tão completo como o Speedmeter. As informações que ele dispõe são: a velocidade de download e upload em Mbps, o PING, seu ip e a latência. Básico, rápido e eficiente.


  • Teste sua velocidade - esse é um site mais específico que os demais. Ele te pede várias informações sobre sua rede com a proposta de ser mais exato que os demais. Aqui você deve informar qual é o seu provedor (velox, claro, net, etc), qual é a sua banda contratada, a cidade onde você reside e clicar em iniciar o teste. Em poucos segundos o site te fornece sua velocidade de upload e de download em KB/seg, o número de conexões por segundo que sua banda larga é capaz de fazer e o seu PING.O site fornece o seu resultado e permite que você faça o download dele em pdf e também que o compartilhe nas redes sociais. Ele guarda os resultados dos seus testes automaticamente para que você possa comparar os valores em dias e horários diferentes e te mostra os valores médios das bandas largas mais famosas do Brasil do lado esquerdo da tela.

 

 

Veja como deixar a sua internet mais rápida com truques simples.

 

 

Entenda melhor como testar banda larga

Testar banda larga através do site é bem simples, mas o que significa PING? E o que quer dizer a velocidade de upload e download? E a latência? Confira tudo explicadinho abaixo:

  • Velocidade de download: é a velocidade que a nossa banda larga disponibiliza para baixarmos algum arquivo (como fotos, vídeos, música) da internet ou de outro computador para o nosso. Quanto mais alto o valor apresentado (e mais próximo do valor contratado no pacote), melhor.

  • Velocidade de upload: é a velocidade que conseguimos enviar um arquivo (email, foto, pastas, etc) para um servidor ou para outro computador. A velocidade de upload é sempre muito menor do que a de download, isso porque as pessoas utilizam muito mais o download do que o upload de dados.

  • PING: é um comando capaz de medir quantos milisegundos um pacote de informações leva para ir até o destino e voltar ao computador de origem. De forma mais simples, quanto menor o ping fornecido no seu teste,mais rápida é a sua conexão.

  • Latência: é o tempo que o pacote de informação leva para sair do computador original e chegar até o destino. Da mesma forma que o PING, quanto menor o valor, melhor.

  • Jitter: fornecido nos relatórios completos nos sites de testar banda larga, o jitter representa a variação no tempo de chegada dos pacotes, causada por congestionamento na rede. Em outras palavras, o jitter representa a variação na latência.

 

Aprenda a descobrir se estão roubando a sua internet wi-fi.

 

 

Condições necessárias para testar banda larga

Para que você consiga testar banda larga no seu computador é preciso que sua máquina tenha os seguintes pré-requisitos:

  • Navegador de internet atualizado (Google Chrome, Safari, Firefox ou Internet Explorer 8 ou superior);

  • Java ativado em seu navegador;

  • Cookies ativado (ou não bloqueado) em seu computador

 

 

Fatores que interferem no teste

Para que o seu teste seja feito com precisão, alguns fatores devem ser levados em conta, como:

  • O computador que for realizar o teste não deve estar sendo utilizado para outros fins, especialmente a aplicações ligadas à internet pois essas podem conflitar com o teste gerando dados imprecisos. Portanto, feche todos os programas e todas as abas da internet no seu computador.

  • Outros aparelhos utilizando a banda larga da sua casa ao mesmo tempo também atrapalham o teste, desconecte outros computadores e celulares da banda larga para um resultado mais preciso.

  • Se possível, faça o teste utilizando um cabo de rede ligado diretamente ao modem. O teste funciona via wireless mas é mais impreciso.

  • Os dias e horários podem gerar diferentes valores no seu teste (devido a horários de sobrecarga da operadora da internet). Por isso sugerimos que você faça o teste em dias e horários diferentes e faça a média dos valores obtidos para ter o valor mais aproximado possível do pacote que você está recebendo.



Encontre as melhores oportunidades de passagens aéreas e agende já as suas próximas férias!



Leia também:

Banda larga mais barata: comparativo

Custo benefício da banda larga ilimitada

Internet móvel 3G ou 4G?

Contrato de fidelidade de TV a cabo é legal?

Gostou? Compartilhe!
Ana Luiza Fernandes Ana Luiza Fernandes

Ana Luiza Fernandes é brasileira, natural de Minas Gerais, formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo e hoje cursa Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Porto, Portugal. Possui trabalhos na área de Jornalismo Cultural, Fotografia, Documentário e Assessoria de Imprensa e é apaixonada pela profissão desde criança.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar