Test drive: confira 5 gafes a evitar

O test drive é importante para que o motorista conheça a fundo o carro que pretende comprar, mas a coisa pode descambar e virar uma confusão. Saiba como não estragar a avaliação e irritar o vendedor.

Test drive: confira 5 gafes a evitar
O test drive é um momento sério na hora de decidir que carro comprar. Veja o que não fazer!

Você acessa a internet pelo celular? Faça hoje o seu plano de internet móvel e comece a economizar.

 

O test drive é a verdadeira prova dos 9, é aquele momento em que você vai conseguir perceber se esse é “o” carro ou não. Partindo deste pressuposto, toda a concentração e atenção são necessárias para que nenhum detalhe escape do seu radar. Afinal, quem quer descobrir logo depois da compra que entrou numa roubada?

 

Quer comprar um carro?
Faça já uma simulação de financiamento ou de consórcio e veja qual é a melhor solução para você.

Mas muita gente não escara o test drive com a seriedade que deveria. Ou até pensa que está encarando, mas pisa feio na bola. Afinal, além de ser crucial para avaliar o possante, o vendedor também está tentando perceber o seu real interesse e pode até ser mais amigável na hora de encontrar soluções facilitadas para o pagamento.

 

Micos desnecessários durante o test drive

Se você está mesmo em processo decisivo para comprar um carro, certamente levará o test drive a sério, mas não custa alertar. Muita vezes, mesmo sem a menor intenção, cometemos aquela gafe que acaba por ser muito mal interpretada. Por isso, guarde esse texto com carinho ou mande a um amigo que gosta de fazer gracinhas nos momentos mais impróprios. Esses são para esquecer, ou melhor, para lembrar de não cometer.

 

1- Levando a galera

Ok, você precisa formar um conselho para ajudar a decidir qual será o carro. Mas levou a família inteira para o test drive? Não, não está ok. Mãe, pai, irmão, tio, avós, cachorro, papagaio e periquito não precisam te acompanhar nesse momento. Se você achar conveniente ouvir a voz da experiência, leve apenas uma outra pessoa que entenda do assunto e que possa ajuda a identificar possíveis problemas. Há quem diga que vale à pena estar acompanhado de um número suficiente de pessoas para ocupar todos os assentos do veículo e testar também o conforto. O nosso conselho para esse caso é: antes só do que extremamente acompanhado.

 

2- Em alto e bom som

Tudo bem que você quer fazer um “test drive” do rádio do carro. Tudo bem também que você está gostando tanto que achou que pegaria bem uma musiquinha. Mas atenção, concentração! Por mais que pareça, isto não é um passeio. Mesmo que a oportunidade mereça, música no último volume não faz parte do pacote.

 

Confira algumas dicas para fazer o seu test drive.

 

3- Fazer test drive não é dar voltinhas

Antes do test drive começar, condutor e vendedor acertam quanto tempo irá durar e qual o percurso a ser feito. Em se tratando de um acordo em que ambas as partes concordaram, o que você deve fazer é respeitar isso. Decidir ir por um caminho completamente diferente do planejado ou ficar dando voltas aleatórias para ir além do tempo é pedir para ficar com o filme queimado!

 

4- Ignorar a companhia

O vendedor, entre outras coisas, vai junto com você fazer o test drive para tirar possíveis dúvidas e ajudar a “esclarecer” o carro. Sempre é de bom tom que ele não fale muito para que você possa se concentrar na missão, mas fingir que não há outra pessoa ali também não rola, não é? Preste atenção nas informações dadas por ele, ouça-o. Se for necessário, peça algum tempo de silêncio para “ouvir o motor”. A sua forma de lidar com o vendedor também é importante para que ele perceba o seu real interesse na compra.

 

5- O carro ainda não é seu

A ideia do test drive é fazer com que você sinta o veículo. É preciso ajustar o banco, sentir-se confortável, mas...lembre-se: é uma simulação. O automóvel ainda não foi comprado, não está no seu nome. Resumindo: não, você não pode fazer o que quiser. Nada de tirar os sapatos, jogar a bolsa no banco traseiro ou trazer aquele lanche especialmente “cheiroso” para petiscar enquanto estiver a dirigir.

 

Encontre um carro sob medida para você e para o seu bolso.

 

Leia também:

Gostou? Compartilhe!
Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar