Vantagens e desvantagens da terceirização de serviços

O artigo explica como funciona a terceirização de serviços, e quais as vantagens e desvantagens ao optar por esse sistema de contratação no sue negócio.

Vantagens e desvantagens da terceirização de serviços
Veja como funciona esse sistema de contratação

Quando os negócios vão bem, é normal chegar um momento em que as tarefas serão muitas e precisarão de uma maior mão de obra para realizá-las. Nessa hora, considerar a terceirização de serviços pode ser a solução. A terceirização de serviços tem sido mais comum nos últimos anos por apresentar mais vantagens que desvantagens ao empregador, além de ajudar na criação de empregos e movimentar o mercado de trabalho.

A terceirização de serviços vale a pena?

A ideia da terceirização de serviços é simples: repassar tarefas que exigem mão de obra para outros profissionais, enquanto a empresa mantém o foco em suas atividades principais. É uma forma de garantir que o trabalho será realizado dentro do prazo necessário e por profissionais especializados. O E-konomista separou 3 das principais vantagens da terceirização de serviços. Confira:

Redução dos custos

Por não se tratar de uma contratação efetiva, no regime CLT, os custos de serviços terceirizados são menores. A redução, por sinal, é bem significativa, principalmente por eliminar os encargos sociais e sindicais obrigatórios na contratação efetiva. O trabalho é fechado em forma de contrato acordado pelas duas partes (empregador e empresa que prestará os serviços).

DESCUBRA A CONTA BANCÁRIA SOB MEDIDA PARA O SEU NEGÓCIOsaiba mais

Trabalho qualificado

Outra vantagem na terceirização de serviços é contar com trabalho altamente qualificados. Isso porque o contratante tem a liberdade de procurar por profissionais que apresentam grane qualificação no trabalho exigido. Caso o serviço realizado não tenha o resultado esperado, o empregador poderá procurar por outras empresas ou profissionais que possam entregar um produto final mais qualificado. Assim, a garantia de qualidade nos serviços é bem maior.

Otimização do tempo

Enquanto os profissionais terceirizados cuidam do trabalho em questão, a empresa pode focar em suas atividades principais, sem perder tempo. Além disso, no caso de contratação de uma empresa terceirizada, essa é quem terá a responsabilidade de controlar o trabalho realizado, cabendo ao empregar apenas cuidar do envio e recebimento do serviço.

Algumas áreas têm mais facilidade com a terceirização de serviços, como as áreas de limpeza, segurança e manutenção de ambientes. Áreas de Comunicação, TI, Design, Recursos Humanos e Finanças são algumas das mais comuns quando há terceirização.

Os valores costumam seguir o piso salarial do mercado de cada profissão, porém sem os descontos assistenciais. Porém, como a contratação é por regime de contrato, pode haver uma negociação dos valores entre as duas partes.

10 ideias de negócios para conciliar com o trabalho atual

Apesar das vantagens, é preciso ter alguns cuidados antes de contratar os serviços. O primeiro, claro, refere-se ao nível do profissional contratado e a qualidade do serviço entregue. Algumas vezes a apresentação do profissional é ótimas, mas o serviço entregue deixa a desejas. O ideal é conferir o portfólio da empresa e dos profissionais antes de fechar o contrato.

Outras desvantagens afetam o profissional que não conta com direitos assegurados pela CLT, como licença maternidade, férias remuneradas e décimo terceiro.

 Encontre a melhor solução de conta bancária para o seu negócio. Veja aqui! 

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar