Temperos caseiros: 8 receitas que você pode fazer em casa

Conheça os temperos caseiros mais fáceis de fazer, que são saudáveis e mais baratos que os industrializados.

Temperos caseiros: 8 receitas que você pode fazer em casa
Para economizar no mercado e dar um toque só seu às receitas

Por que a comida da vovó é tão saborosa? Quando a gente dá a primeira dentada, dá até vergonha de pensar em cozinhar depois. A matéria a seguir vai desvendar os segredos daquela comidinha que é capaz de te fazer quebrar a dieta e já adiantamos, um deles são os temperos caseiros.

Como fazer tempero caseiro

"Quando eu era menina, só tínhamos tempero caseiro". Esse é o depoimento da minha avó, quando perguntada sobre o segredo da sua comida. É claro que os muitos anos de estrada também ajudaram. Elas tiveram que aprender a cozinhar ainda novinhas, na raça. As grandes marcas só pegaram as receitas de temperos caseiros e adicionaram um tanto de conservantes e outros itens que não são os melhores amigos da nossa saúde.

Se você quer cozinhar “like a vó”, siga as receitinhas simples e tenha sempre esses coringas na sua geladeira para o que der e vier. Além de economizar no mercado, você ainda adiciona um sabor só seu às refeições. Dou a minha palavra de que não darei uma de Bela Gil: só coloquei receitas fáceis.

1. Caldo de legumes

Caldo de Legumes


Para fazer um caldo de legumes irá precisar de alho-poró, água, louro, salsinha, manjerona, tomilho, cenoura e cebola. Primeiro refogue a cebola com um pouco de azeite. Depois de refogada, adicione água e os demais ingredientes. Deixe cozinhar. Quando estiver pronto, utilize ou reserve em potinhos e guarde o tempero caseiro no freezer. Se preferir, adicione outros legumes a gosto. Indicado para adicionar aos refogados.  

2. Pasta de alho

Aquele potinho de pasta que você paga mais de R$ 3,00 no mercado pode sair por centavos, e ainda por cima é um tempero caseiro fácil de fazer: Descasque os dentes de alho e bata no liquidificador com sal e um pouquinho d’água para não empapar demais, coloque num potinho e conserve na geladeira. Para cada xícara de chá de alho inteiro, uma colher de café de sal. Indicado para tempero de carnes, pão de alho e refogados.

Receita de caldo de frango caseiro

3. Massa de pimentão

Pimentão, louro, alho, alecrim e um pouquinho de vinho branco. Bata todos os ingredientes no liquidificador e guarde a pasta num potinho. Mais um dos temperos caseiros para a coleção. Indicação de uso: Ideal para amaciar a carne antes de levar ao forno.

4. Maionese

Maionese


Óleo, ovo, água e sal. É simples d-e-m-a-i-s para você comprar um pote disso pronto no supermercado. E além disso, você pode inventar e adicionar alho ou ervas secas, se preferir. É uma mistura um pouco difícil de fazer e requer paciência. Isso porque misturar as proteínas do ovo com o óleo é tão complicado quanto misturar água e óleo. E não dá para fazer pouquinho: para cada ovo, são necessários 180ml de óleo de girassol e uma colher de água. Bata tudo no liquidificador até ficar consistente e com cor de maionese. Se a mistura ficar mais líquida que o esperado, o que ajuda é colocá-la em banho-maria. Indicação de uso: use o tempero caseiro para fazer uma salada de maionese ou como mistura nas mais variadas receitas.

5 motivos para nunca mais usar tempero pronto

5. Caldo de carne

Depois de fazer uma canja, para o caldo de carne retire 3 conchas do líquido e conserve. Mais tarde, numa panela, aproveitando o frango que sobrou da canja, podemos juntar este caldo com uma gema de ovo, limão e coentros e muita cebola picada.

6. Italiano

Com vinagre, salsa, azeite e sal você tem um molho de salada perfeito. O vinagre e o sal são conservantes naturais, que ajudam a sua mistura a durar mais tempo. Basta juntar todos os ingredientes e guardar num potinho para ter sempre à mão o tempero da sua saladinha. Indicado para saladas.

Como fazer tempero sem sal

7. Pesto

Pesto


Está mais para molho do que tempero, mas a receita é tão simples que não resisti: azeite, manjericão, sal, amêndoas picadas (se quiser) e limão. Basta bater tudo no liquidificador. O molho é indicado para massas: lasanha, macarrão e o que der na telha.

Tempero brasileiro

Quem precisa de tempero pronto se pode ter um com a cara do Brasil? Basta um pimentão verde, uma cebola, 4 dentes de alho e salsinha. Misture e adicione azeite para cobrir. Entre os temperos caseiros, o brasileiro é dos mais saborosos e mais simples. Nem precisa usar liquidificador. 

Dica: tenha uma hortinha

Além de todos os temperos caseiros, também é econômico, ecológico e charmoso cultivar as próprias plantinhas em casa. O sabor é mais autêntico, e ter a certeza de que estão sendo bem cuidadas por você mesmo é evidentemente mais saudável. Dá até uma emoçãozinha quando você vê que estão crescendo saudáveis. Mas não vale ter dó, tem que comer.

Gostou? Compartilhe!
Gabriela Ventura Gabriela Ventura

Natural de São Paulo, estudante de Publicidade e Propaganda na USP. Não tem hobbies fixos nem rotina, é apaixonada pelo imprevisto. Foi fazer intercâmbio em Lisboa e... estendeu a estadia por tempo indeterminado.

Na Web:

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar