Como fazer tempero verde

Confira o passo-a-passo para fazer uma receita caseira de tempero verde.

Como fazer tempero verde
Confira o passo-a-passo para fazer a receita caseira

Comprar temperos prontos em supermercados pode ser uma opção prática, diante da correria do dia-a-dia, mas já parou para pensar como o produto pode ser prejudicial à sua saúde, com seus conservantes e quantidades excessivas de sódio? Se você busca alternativa mais saudável para a alimentação e até mesmo mais em conta, selecionamos uma receita de tempero verde caseiro fácil de fazer. Anote:

Passo a passo para fazer tempero verde

Fazer o tempero verde é super prático e rápido:

  • Pra cada kg de alho, utilize a mesma quantidade de sal (para um tempero mais saudável, uma opção é usar o sal rosa do Himalaia, mas essa é uma opção bem mais cara, vale dizer.)
  • ¼ de Kg de cebola
  • Um punhado de cheiro verde (a sugestão é usar salsa, cebolinha, coentro, manjericão e alecrim)
  • Um punhado de açafrão
  • Um punhado de colorau
  • Pimenta do reino e pimenta calabresa a gosto
GANHE
UM INCENTIVO EXTRA PARA ficar mais bonita
veja mais

Modo de fazer

Coloque primeiro a cebola no liquidificador ou processador, pois como ela tem água, ajuda no processamento. Em seguida, acrescente os outros ingredientes aos poucos. A dica é deixar o sal por último, assim fica mais fácil de deixar o tempero verde da forma que você preferir. Vale lembrar que o tempero é seu, portanto, fica a seu critério acrescentar ou retirar os ingredientes que quiser. O mesmo vale para a consistência dele: pode ser mais ralo, mais grosso... Não tem uma receita certa e irretocável!

Como conservar

O seu tempero verde, se bem conservado, pode ter uma boa durabilidade. Para isso, a dica é colocar uma camada de azeite extra virgem por cima do seu tempero, formando uma fina película que irá cobrir a superfície. O azeite é capaz de conversar por mais tempo as características do seu tempero. Depois, feche bem o pote! Assim, ele pode durar cerca de seis meses. Muita gente prefere deixá-lo na geladeira, mas não é uma regra.

Temperos caseiros: 8 receitas que você pode fazer em casa

Para quem fizer o tempero verde no liquidificador

Se você não tem um processador para fazer o seu tempero verde, saiba como evitar que o liquidificador fique com o forte cheiro de alho:

Primeiro, tire com água todo o tempero restante que ficar no copo. Em seguida, esquente um pouco de água, sem deixar ferver e bata com um pouco de detergente no liquidificador. Deixe um pouco de molho, depois lave o copo e mantenha-o destampado de um dia para o outro.

Fique em forma e com saúde como você sempre quis. Veja como é fácil.

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Tati Barros Tati Barros

Tati Barros é jornalista por formação e por vocação. Mineira apaixonada pelas palavras, gosta de escrever sobre viagens, assuntos que envolvem o universos feminino e tudo o mais que a inspira.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar