10 formas de fazer um tempero sem sal

Confira algumas opções para preparar um tempero sem sal para suas refeições, mas repleto de sabor.

10 formas de fazer um tempero sem sal
Veja como substituir o produto e garantir refeições saudáveis

Para muitas pessoas, comida bem temperada é sinônimo de sal. No entanto, o sódio é considerado um dos grandes vilões para a saúde e seu uso deve ser o mais comedido possível. A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que o consumo de sal não ultrapasse 6 gramas diárias. No entanto, em média, o brasileiro costuma consumir o dobro dessa medida. No entanto, o que não falta é opção de tempero sem sal, para garantir uma refeição saborosa e saudável.

Por que usar tempero sem sal?

São diversos os fatores que colaboram para que o sal seja considerado tão prejudicial à saúde. Além de fazer reter líquido e deixar a pessoa mais inchada, ele é um dos principais causadores da hipertensão arterial. E mais: o sal eleva os riscos de doença nos rins, arritmia e até mesmo infarto.

Por tudo isso, é tão importante resistir à tentação de acrescentar sal, mesmo quando achar a comida sem gosto e assim acostumar o seu paladar. Além disso, substituir o produto por um tempero sem sal e natural pode ser ainda muito mais saboroso, sabia?

Como substituir

Confira algumas opções de produtos para produzir o seu tempero sem sal:

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Alho

O alho com seu sabor característico combina com os mais distintos alimentos e possui diversos benefícios para a saúde, como: estimula funções respiratórias, reduz a taxa de colesterol e triglicerídeo e elimina toxinas.

Cebola

Outro ingrediente muito presente na cozinha e nos mais diversos pratos, a cebola melhora a circulação sanguínea, previne o envelhecimento das artérias, ajuda no controle da pressão arterial e combate problemas respiratórios.

Gengibre

Ingrediente muito usado em sucos verdes, o gengibre também pode ser utilizado na preparação de caldos e sopas. O produto tem mil benefícios para o organismo: ação digestiva, diurética, antitrombótica, antidepressiva, antisséptica, é estimulante da circulação geral e cardiovascular.

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Orégano

Sempre bem vindo em molhos, o orégano também é boa alternativa em massas, saladas, tapiocas, ovos mexidos e omeletes. Ele é responsável por estimular o sistema imunológico, ser antioxidante, antibacteriano e anti-inflamatório.

Cebolinha

Ótima para se ter na horta da sua casa, a cebolinha é boa alternativa em praticamente todos os pratos. Use sem medo! Ela ajuda no combate a hipertensão arterial, ajuda a fortalecer os ossos e os dentes e é estimulante para o crescimento e fortalecimento dos cabelos.

Salsinha

Outra boa opção para se ter na hortinha, a salsinha pode ajudar no tempero de legumes, massas, sopas e assados. Entre os seus benefícios estão: ação digestiva, combate das cólicas menstruais e ajuda em casos de infecções urinárias e problemas renais.

Pimenta

Tempero típico da culinária baiana e ingrediente indispensável para muitos brasileiros, a pimenta possui vários benefícios, desde que usada com moderação, especialmente pelos hipertensos. Ela ajuda no controle do colesterol, melhora o sistema imunológico, auxilia na digestão, na eliminação de bactérias nocivas ao organismo e na circulação sanguínea.

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Limão

Tempero típico para saladas e peixes. Além de controlar a pressão arterial, aumenta as defesas do organismo, facilita a digestão e regula a absorção de açúcar.

Manjericão

Não é só em molhos que o manjericão cai bem! Também é ótimo no preparo de carnes, frangos e peixes. Ele melhora o fluxo sanguíneo, prevenindo a hipertensão arterial e possui ação antioxidante e anti-inflamatória.

Alecrim

O alecrim pode ser usado no tempero de carnes e ensopados, além de molhos. Ele é antioxidante, anti-inflamatório e antibacteriana, além de atuar no sistema digestório, aumentando a produção de enzimas digestivas.

Confira aqui, oito receitas de temperos sem sal e caseiros para se preparar e garantir refeições deliciosas e muito mais saudáveis: 

Fique em forma e com saúde como você sempre quis. Veja como é fácil.

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Tati Barros Tati Barros

Tati Barros é jornalista por formação e por vocação. Mineira apaixonada pelas palavras, gosta de escrever sobre viagens, assuntos que envolvem o universos feminino e tudo o mais que a inspira.

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