5 motivos para nunca mais usar tempero pronto

Ele é prático, barato e eficaz para tornar os alimentos mais saborosos, mas pode ser um vilão à sua saúde. Conheça os motivos para não usar o tempero pronto.

5 motivos para nunca mais usar tempero pronto
Práticos, baratos e saborosos, mas os grandes vilões da culinária moderna

Saboroso, prático, barato, mas nada saudável; conhecido e aderido pela culinária moderna brasileira, o tempero pronto pode representar uma série de riscos para a saúde a longo prazo. Presentes em peso, inclusive nos alimentos industrializados, conheça os motivos pelos quais os cubos e pós devem ser abolidos de sua cozinha para sempre.

Por que o tempero pronto faz mal?

Comercializado com a finalidade de otimizar o preparo dos alimentos de quem não tem tempo para dedicar-se à cozinha, o tempero pronto surge como uma alternativa muito prática, acessível e disponível em diversos sabores para tornar a culinária amadora com um gosto profissional. No entanto, o uso indiscriminado dos aditivos presentes nos temperos em pó ou cubos pode representar um sério risco à saúde, sendo os principais vilões o glutamato monossódico e o sódio (sal).

Em geral, marcas como Knorr, Sazón, Maggi, entre outros que comercializam tais temperos, oferecem embalagens que variam de 5 a 12 cubos (ou sachês) e custam entre R$ 1,50 e R$ 3,00. Porém, tal custo reduzido vem acompanhado com a média superior a 2000mg de sódio a cada cubo utilizado; mesmo em versões anunciadas com menor índice de sal, essa quantia continua superior à recomendação diária, passando para mais de 1400 mg. Com base nestes excessos e malefícios que o uso acarreta, conheça 5 grandes motivos para nunca mais utilizar um tempero pronto em suas refeições.

GANHE
UM INCENTIVO EXTRA PARA ficar mais bonita
veja mais

1. Doenças Silenciosas: utilizados em enormes quantidades com a finalidade de realçar o sabor os alimentos, o glutamato monossódico e o sódio podem causar diversas enfermidades e agravar as chamadas “doenças silenciosas”, como hipertensão e o colesterol alto.

2. Retenção de Líquido: já é sabido que o excesso do sal pode ocasionar uma série de problemas cardíacos, como a hipertensão ou o colesterol alto. Mas o que nem todos se atentam é que esse vilão em nossa cozinha também contribui totalmente para a retenção de líquido, nos deixando com aspecto inchado e propensão a deficiências renais.

3. Alergias: além de sintomas como náuseas, vômitos, enxaquecas, tonturas e até mesmo depressão, o uso do glutamato monossódico pode se manifestar em seus consumidores em forma de alergias cutâneas, principalmente entre os que possuem determinada intolerância aos componentes e desconhecem essa condição.

4. Obesidade: claramente entre os motivos para nunca mais usar tempero pronto, a obesidade está diretamente ligada estes produtos. Seja pela propensão a deficiências no organismo provocadas pelo glutamato em excesso, esta substância é um neurobloqueador do hipotálamo, seu controlador de apetite, fazendo com que ingira ainda mais alimento do que realmente necessita.

5. Problemas Cardíacos e Respiratórios: em conjunto, o glutamato monossódico e o sal excessivo podem também ocasionar sintomas como asma, taquicardia, irregularidades cardíacas, danos à pressão arterial, além das doenças silenciosas já citadas, como a hipertensão e o colesterol alto.

Temperos caseiros: 8 receitas que você pode fazer em casa

Como fazer tempero caseiro

Com uma maior procura do brasileiro pela alimentação saudável, prática de esportes e otimização dessa rotina alimentar e de exercícios, há uma grande porcentagem de indivíduos que optaram por abdicar do tempero pronto e migraram para os temperos caseiros.

Uma vez vendo-se livre do glutamato, reduzir ou abolir o uso do sal convencional vem logo em seguida, aliado à alimentos como cebola, alho, pimenta, limão, gengibre e ervas diversas como manjericão, hortelã, salsa, orégano, alecrim, coentro, entre tantas outras.

Veja as nossas dicas deliciosas para ter sucesso na cozinha e ganhar pontos na saúde com estas receitas de temperos caseiros com aquele gostinho incomparável que só as mães e avós sabem fazer.

Fique em forma e com saúde como você sempre quis. Veja como é fácil.

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Heloísa von Ah Heloísa von Ah

Formada em Comunicação em Computação Gráfica e Design de Games, é apaixonada pela profissão que exerce. Uma aficionada por tecnologia, gatos e cinema underground.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar