Como fazer tempero caseiro completo e guardar por 1 mês

Confira uma receita fácil e rápida para fazer um tempero caseiro completo com duração de até um mês, além de dicas de ingredientes frescos para ter na cozinha.

Como fazer tempero caseiro completo e guardar por 1 mês
Um tempero saudável e muito fácil de ser feito

Optar por um tempero caseiro completo é muito mais vantajoso que um tempero industrializado. Isso porque esses temperos comprados no mercado têm um grande teor de sódio, o que não faz bem para o organismo. Com o tempero caseiro, você controla a quantidade e a qualidade dos ingredientes que o compõem, o que o torna muito mais saudável.

Como fazer tempero caseiro completo

Abaixo você confere uma receita de tempero caseiro completo do blog Aqui na Cozinha. Ela rende um pote grande e que pode durar até um mês, o tempo máximo de “validade” desse tipo de tempero. É importante mantê-lo sempre na geladeira para garantir a boa conserva.

Você vai precisar de:

  • 3 cebolas médias
  • 2 cabeças de alho
  • 1 punhado (uma mão) de manjericão
  • 1 ramo de alecrim
  • 1 maço de cheiro verde
  • 2 colheres (de sopa) de sal
  • 1 xícara (de café) de azeite

O modo de preparo do tempero caseiro completo é bem simples:

Descasque e pique as cebolas e os dentes de alho. Coloque-os num processador de alimentos (ou liquidificador) junto com as ervas. Caso queira, acrescente pimenta do reino comum.

Acrescente sal a gosto e o azeite e bata todos os ingredientes até obter um creme bem homogêneo.

Coloque o tempero caseiro completo em um pote com tampa e acrescente um pouco mais de azeite por cima. A quantidade pode variar, mas aproximadamente 2 colheres de sopa de azeite são suficientes. Está pronto!

À medida que for retirando e usando o tempero ao longo dos dias, acrescente azeite por cima do que ficar no pote. Isso garante que o tempero se mantenha conservado por mais tempo.

Temperos caseiros: 8 receitas que você pode fazer em casa

Quais são os melhores temperos caseiros

Um tempero caseiro completo junta os principais ingredientes usados na cozinha no dia a dia. E é sempre bom manter versões desses ingredientes fresquinhos em casa.

Cebola e alho são os mais conhecidos e não faltam em cozinha alguma. Mas é interessante também investir em ervas como o manjericão, a salsinha e a cebolinha (cheiro verde), que acrescentam sabor de forma simples aos pratos.

Louro e alecrim dão, além de sabor, muito perfume às receitas e também podem ser usados em outros tipos de temperos caseiros além do típico tempero brasileiro (o da receita acima). Aqui você confere mais exemplos de temperos caseiros, como o pesto, a massa de pimentão, a pasta de alhos, entre outros.

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar