Vale a pena fazer um telhado verde na casa?

Com vantagens visuais, benefícios para sua saúde e também para o bem estar de sua vida financeira, conheça os custos e procedimentos para ter um telhado verde.

Vale a pena fazer um telhado verde na casa?
Conheça as vantagens e riscos que um telhado verde pode apresentar.

A ideia de se implantar um telhado verde vem a partir da necessidade de estarmos cada vez mais inseridos em grandes centros urbanos, o que acaba por nos afastar do verde e da convivência com um ambiente mais natural.

Ter um telhado verde em casa vale a pena?

A grande expansão urbana acaba por trazer problemas como o excesso de poluição e cidades cada vez mais quentes, o que nos obriga a investir em recursos de refrigeração. Outros problemas enfrentados pela degradação ambiental é a dificuldade em escoamento de águas das chuvas e o crescente isolamento das espécies animais que não podem conviver nessa selva de concreto. No entanto, muitas dessas questões podem ser resolvidas com um telhado verde em sua casa.

Benefícios

O telhado verde, apesar de sua conotação atual e moderna, não é uma ideia tão recente, já tendo sido empregado em edificações famosas como os antigos Jardins Suspensos da Babilônia e algumas um pouco mais recentes, como o Palácio Gustavo Capanema, no Rio de Janeiro.

Materiais para utilizar em uma construção sustentável

A implantação de um telhado verde traz uma série de benefícios, tanto ao moradores quando para a própria cidade onde está inserido, começando pelo visual mais charmoso e agradável a casa ou edifício, quebrando o aspecto cinzento da urbanização e ainda proporcionando um ar mais limpo, com mais oxigênio disponível para todos os moradores ao redor. Além dos benefícios a nós, seres humanos, ele ainda serve como ambientes mais habitáveis a certos animais como pássaros e borboletas, verdadeiras decorações naturais ao seu telhado.

Além de suas funções visuais, a infraestrutura e a umidade relativa do ar também podem ser beneficiadas por ele, funcionando como um auxiliar na retenção de água das chuvas. De forma mais direta para a residência em questão, o telhado verde proporciona melhores condições de temperatura ao ambiente, sendo capaz de absorver até 90% a mais de calor que um telhado convencional, reduzindo drasticamente o consumo de energia pelo uso do ar-condicionado. Ainda de forma direta, a estrutura verde funciona como um ótimo isolante acústico, absorvendo ruídos externos e evitando que os sons no interior da residência vão para áreas exteriores.

Dependendo do formato arquitetônico da residência, o telhado verde ainda pode proporcionar ótimos terraços para múltiplos usos.

Cuidados

A implantação de um telhado verde deve atender algum critérios e cuidados para que não surjam surpresas desagradáveis, como infiltrações. O primeiro passo é se certificar que a estrutura da edificação suporta o peso da cobertura verde sem comprometer a estabilidade da mesma. Para isso é recomendada a contratação de um engenheiro habilitado que irá executar toda a avaliação e ajustes necessários. Esse passo é de extrema importância, pois a cobertura verde pode ser implantada de muitas maneiras de modo a atender estruturas diferentes como metal, concreto e madeira.

A aplicação das camadas inferiores a cobertura verde devem ser feitas com muito cuidado, pois ela irá determinar a eficiência do isolamento na prevenção de eventuais infiltrações.
Deverão ser aplicadas uma camada de impermeabilização, seguida de outra destinada a drenagem da água, contando com aproximadamente 7 cm de espessura; sobre essa camada, ainda é aplicada uma manta permeável que irá permitir a passagem da água, mas impedir que as raízes das plantas causem danos a estrutura da edificação; somente então é aplicada uma camada de substrato orgânico, que deverá ser especifico para a vegetação desejada.

A escolha da vegetação é outro ponto importante, pois ela deve estar em conformidade com a luz e o uso que será destinado ao ambiente, além de apresentar segurança a estrutura da edificação. Lembre-se sempre que a estrutura da casa terá de suportar o peso do substrato orgânico, da água das chuvas que forem absorvidas e ainda será somado ao peso da vegetação.

Custos

Os custos de aplicação de um telhado verde não são altos, porém o processo deve atender os devidos cuidados para que problemas posteriores não causem um prejuízo maior que os benefícios oferecidos.

O custo médio de implantação de dessa cobertura é o ponto que coloca em dúvida para alguns clientes contratar o serviço ou arriscar faze-lo por conta própria. Se optar pela instalação do telhado verde através da contratação de uma empresa especializada costumam estar em aproximadamente R$ 150 o metro quadrado. Há a possibilidade de você mesmo implantar o sistema, mas esse método não é aconselhável a menos que possua competências técnicas para tal.

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Heloísa von Ah Heloísa von Ah

Formada em Comunicação em Computação Gráfica e Design de Games, é apaixonada pela profissão que exerce. Uma aficionada por tecnologia, gatos e cinema underground.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar